
UFG e Governo de GO estudam como recolocar Pedra Goiana no lugar
Gestores e pesquisadores realizaram visita técnica ao local da Pedra na manhã deste sábado (21)
Com informações da Secom Goiás
A Universidade Federal de Goiás (UFG) participou, na manhã deste sábado (21), de uma visita técnica ao local da Pedra Goiana, no Parque Estadual da Serra Dourada, nas proximidades da cidade de Cidade de Goiás. A atividade faz parte dos trabalhos de recuperação da Pedra, um símbolo goiano que foi destruído por vândalos em 1965. Desde 2010, uma equipe da UFG está desenvolvendo pesquisas com o objetivo de reestruturar o monumento natural.

A Pedra está localizada na Reserva Biológica Professor José Ângelo Rizzo, área da UFG integrante do Parque Estadual da Serra Dourada. O destaque da formação natural está no fato de ser uma pedra com peso estimado de 60 toneladas, sustentada por duas pedras bem menores. Trata-se de uma escultura natural formada ao longo de milhares de anos.
O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou que a Universidade está buscando parcerias para executar o projeto há uma década. “Já tem cerca de 10 anos que temos buscado parceiros para fazer o deslocamento da rocha. Nossa equipe está empenhada na operação, que depende de recurso, equipamento pesado, todo um maquinário”. Edward explicou que trata-se de uma operação multidisciplinar, com a participação de geólogos, engenheiros e biólogos.
Segundo a vice-reitora da UFG, Sandramara Chaves, recolocar a Pedra Goiana em seu local original é o primeiro dos vários planos que a universidade tem para a região. O objetivo é que a reserva biológica receba algumas estruturas de atendimento ao turista, como museu, observatório e até teleférico. “Tudo isso está em estudo para que a gente consiga valorizar a história da região e preservar o que faz parte da cultura do povo goiano”, salientou.
Participaram da visita técnica, os pesquisadores Manuel Eduardo Ferreira (Laboratório de Processamento de Imagens, e Geoprocessamento), Enio José Pazini Figueiredo (Escola de Engenharia Civil e Ambiental) e Pedro vieira (Universidade Estadual de Goiás). O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da Pedra como símbolo goiano. “Vamos devolvê-la ao povo goiano, para que as pessoas apreciem essa beleza natural”, afirmou.
A recolocação da Pedra Goiana envolve uma grande dificuldade operacional, tendo em vista que ela está localizada em uma parte alta da Reserva, dificultando o acesso de equipamentos que ajudem a reerguer o monumento. Os pesquisadores da UFG realizaram diversos estudos para avaliar o estado da rocha e verificar se ela poderia ser movida para a posição original sem sofrer danos.
Saiba mais:
UFG retoma debate sobre Pedra Goiana e a possibilidade de recolocá-la no lugar
Envolvidos na reestruturação da Pedra Goiana realizam segunda visita técnica
Fonte: Secom UFG
Categorias: Notícias Reitoria Digital