Gestão 2022-2025

Confira o organograma da Reitoria e pró-reitorias da UFG

A reitora, entre outras atribuições, administra e representa a universidade, nomeia os pró-reitores, convoca e preside as Assembleias Universitárias e o Conselho de Integração Universidade-Sociedade.

O mandato de reitor(a) é de quatro anos, sendo permitida uma única recondução ao mesmo cargo. Os candidatos à Reitoria integram a lista tríplice organizada pelo colegiado máximo da universidade, instituído especificamente para este fim, em votação uninominal. Da consulta prévia à comunidade universitária, também em votação uninominal e com peso de setenta por cento para a manifestação do pessoal docente em relação a das demais categorias, sai a indicação de uma chapa da lista tríplice, que é encaminhada ao Presidente da República para nomeação (Lei n. 9.192 de 21 de dezembro de 1995).

O vice-reitor, além de coordenador e superintendente das atividades da Vice-Reitoria, substitui a reitora em caso de falta ou impedimento e o representa quando designado.

Reitora da Universidade Federal de Goiás

Angelita Pereira de Lima

Telefone: (62) 3521-1063/ 3521-1146
Fax: (62) 3521-1200 gabinete.reitoria@ufg.br / secretaria.reitoria@ufg.br

 

Vice-Reitor da Universidade Federal de Goiás

Jesiel Freitas Carvalho

Telefone: (62) 3521-1063/ 3521-1146
Fax: (62) 3521-1200
gabinete.reitoria@ufg.br / secretaria.reitoria@ufg.br

 

Veja aqui o Plano de Gestão UFG 2022-2025

 

Galeria de ex-reitores

 

Pró-reitoria de Graduação 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é um órgão integrante da administração central da UFG e tem como atribuições supervisionar e coordenar as atividades de ensino da graduação, no âmbito das Unidades Acadêmicas e Unidades Acadêmicas Especiais, promovendo as condições necessárias à consecução dos objetivos da UFG nesta área.

Esta Pró-Reitoria é estruturada em seis Coordenações:

  • Coordenação de Estágio;
  • Coordenação de Currículo e Avaliação;
  • Coordenação de Licenciatura e Educação Básica;
  • Coordenação de Programas e Projetos;
  • Coordenação de Inclusão e Permanência;
  • Coordenação de Apoio Técnico à Graduação (CATG).

 

O Centro de Gestão Acadêmica (CGA) é órgão ligado à Prograd e o Centro de Seleção encontra-se vinculado ao Gabinete da Reitoria, sob supervisão da Prograd.

Pró-reitor: Israel Elias Trindade
Telefone: (62) 3521-1070
E-mail: prograd@ufg.br e trindade@ufg.br

 

Pró-reitoria de Pós-graduação

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) é responsável pela formulação e gestão da política de pós-graduação da UFG. Suas principais missões são:

  • Consolidar, implantar e avaliar uma política de Cursos de Pós-Graduação lato sensu;
  • Qualificar e expandir os Cursos de Mestrado e de Doutorado;
  • Buscar a ampliação e otimização das bolsas de estudos para alunos dos Cursos de Mestrado e de Doutorado;
  • Expandir o contingente de professores portadores de título de Mestre e/ou de Doutor;
  • Efetivar uma política de qualificação, em nível de pós-graduação, para funcionários técnico-administrativos;
  • Estreitar e fortalecer a relação entre a pós-graduação e a graduação;
  • Incentivar mecanismos de acompanhamento e avaliação da pós-graduação;
  • Buscar a ampliação de recursos financeiros materiais e humanos para os Programas de Pós-Graduação.

 

Pró-reitor: Felipe Terra Martins
Telefone: (62) 3521-1163
E-mail: prpg@ufg.br e felipe@ufg.br

 

Pró-reitoria de Pequisa e Inovação 

Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) é responsável pela política institucional de pesquisa e inovação da UFG executa ações que objetivam:

  •   Ampliar a produção científica qualificada, garantindo a estreita relação com a pós-graduação por meio de ações integradas e valorizando a produção científica e tecnológica qualificada dos docentes da UFG.
  •   Estimular o aumento da demanda bruta e qualificada em editais de fomento, visando à ampliação dos recursos financeiros para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  •   Divulgar e incentivar a participação no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, visando aumentar a demanda de docentes e discentes em resposta aos editais internos e externos e, consequentemente o número de bolsas da UFG.
  •   Ampliar parcerias internacionais e consolidar as já existentes, visando à expansão das atividades de cooperação e a maior inserção no cenário científico e tecnológico mundial.
  •   Promover a participação dos grupos de pesquisadores em editais institucionais voltados ao atendimento da infraestrutura necessária para pesquisa na UFG, visando manter e ampliar laboratórios multiusuários.
  •   Dar maior visibilidade e divulgação das atividades de pesquisa e inovação, induzindo a apropriação pela sociedade do conhecimento científico e tecnológico produzido na UFG.
  •   Consolidar as boas práticas de pesquisa, garantindo, assim, a conduta responsável e ética esperada dos envolvidos com a produção do conhecimento na UFG.
  •   Difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo, visando a ampliação das ações da comunidade acadêmica em prol do desenvolvimento, transferência e adoção de novas tecnologias pela sociedade.
  •   Auxiliar pesquisadores e inventores a protegerem e transferirem tecnologias.
  •   Estruturar os Parques Tecnológicos da UFG, visando a criação de um ambiente favorável para a disseminação da inovação e do empreendedorismo, bem como a interação entre os setores públicos, universidades e empresas com vistas ao desenvolvimento sustentável da região.
  •   Consolidar a área de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia na UFG, visando a aproximação da UFG com a sociedade e a ampliação de sua colaboração para a geração de emprego, renda, inclusão social, sustentabilidade e qualidade de vida.

 

Pró-reitora: Helena Carasek
Telefone: (62) 3521-1155
Email: prpi@ufg.br e hcarasek@ufg.br

 

Pró-reitoria de Extensão e Cultura

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) visa promover, coordenar, fortalecer e divulgar as ações de extensão e cultura desenvolvidas pela Universidade Federal de Goiás integradas à pesquisa, ensino e inovação de forma a aproximar instituição e sociedade em consonância aos seguintes pilares:

  • articular ensino e pesquisa, com o objetivo de buscar soluções para os problemas e anseios da população;
  • coordenar as atividades realizadas pela UFG junto à sociedade;
  • apoiar e consolidar as produções culturais e artísticas dos acadêmicos e também da comunidade externa à UFG.

As ações de extensão e cultura têm como princípio a interação com a sociedade, promovendo processos educativos, culturais e científicos, que articulada ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, viabilizam a relação transformadora e integradora entre a Universidade e a Sociedade, num caminho de mão-dupla. A extensão contribui para a qualidade da pesquisa e do ensino, uma vez que aproxima o pesquisador dos problemas a serem abordados e possibilita ao aluno uma melhor formação como cidadão e como sujeito ator de desenvolvimento.

Se de fato houver integração entre ensino, pesquisa e extensão, a divulgação e a apropriação do conhecimento científico pela sociedade acontecem como consequência do processo de integração entre a Universidade e a Sociedade.

As ações de extensão são realizadas na UFG por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, onde, as Unidades e Órgãos tem autonomia para aprovar suas ações.

As ações a serem desenvolvidas na área cultural devem valorizar e difundir as diversas manifestações culturais existentes na sociedade, além de fomentar novas demandas e espaços de cultura e inovação.

Portanto, a cultura é entendida, no seu sentido mais amplo, como o conjunto de práticas e valores que orientam a conduta e as ações dos sujeitos e deve representar uma alavanca de desenvolvimento individual e social.

 

Luana Cássia Miranda Ribeiro
Telefone: (62) 3521-1035
E-mail: proec@ufg.br e luaufg@ufg.br

 

Pró-reitoria de Administração e Finanças

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) tem como principais atribuições aquelas vinculadas ao planejamento e à execução orçamentária e financeira da instituição. Além dessa missão, a sua atuação abrange também outras áreas essenciais ao funcionamento da universidade tais como serviços de: transportes, documentação e arquivo, contratos e convênios, manutenção de equipamentos, aquisição de materiais e equipamentos, orientação sobre elaboração de projetos, dentre outros. Esses serviços fornecem o necessário suporte às atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão da UFG.

 

Robson Maia Geraldine
Telefone: (62) 3521-1054
E-mail: prograd@ufg.br e robsongeraldine@ufg.br

 

Pró-reitoria de Gestão de Pessoas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Propessoas) é responsável pelo planejamento, execução e avaliação das ações de administração e desenvolvimento dos colaboradores da Universidade Federal de Goiás - UFG, o que inclui os profissionais docentes, técnico-administrativos e terceirizados da UFG. São órgãos vinculados à Propessoas:

  • DAD - Diretoria de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas

Responsável pelo acompanhamento na carreira, desde o ingresso até a aposentadoria na UFG, bem como pelo desenvolvimento de pessoas, a partir da ampliação e melhoria de seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

  • DAP - Diretoria de Administração de Pessoas

Responsável pelos atos administrativos que operacionalizam ingresso, progressão funcional e vacância dos servidores.

  • DASS - Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor

Responsável pela atenção à saúde do servidor (perícia médica oficial, medicina do trabalho, promoção e prevenção de saúde e promoção da qualidade de vida no trabalho).

  • DFP - Diretoria Financeira de Pessoas

Responsável pela gestão financeira da folha de pagamento da Universidade Federal de Goiás - UFG.

  • DPM - Diretoria de Provimento e movimentação de Pessoas

Responsável pelo controle de vagas, execução e coordenação das demandas administrativas concernentes ao provimento e à movimentação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFG.

 

Everton Wirbitzki da Silveira
Telefone: (62) 3521-1030
E-mail: ewsilveira@ufg.br

 

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é o lugar de referência para o estudante universitário da UFG. No espaço encontrará apoio ao seu protagonismo no ambiente acadêmico, valorizando sua criatividade e capacidade organizativa e de representação. A PRAE tem compromisso com a permanência saudável e protegida, favorável ao sucesso acadêmico e desenvolvimento humano. 

O aluno encontrará suporte para grupos de estudos, ligas acadêmicas, participação em eventos, empresas juniores, desafios e concursos, interlocução com entidades de representação .

Possui os programas: Bolsa Permanência, Alimentação, Moradia Estudantil, Bolsa Moradia, Programa Saudavelmente e Esporte e Lazer. 

 

Maísa Miralva da Silva
Telefone: (62) 3209-6240
E-mail: prae@ufg.br e maisa@ufg.br

 

Secretaria de Comunicação

A Secretaria de Comunicação da UFG tem por objetivo desenvolver produtos e serviços comunicacionais no âmbito da UFG, articulando a área de comunicação da universidade. Deverá executar uma comunicação pública efetivamente dialógica, interativa, transparente e que zele pela imagem institucional da UFG.

 

Secretário: Salvio Farias
Telefone: (62) 3209-1010
E-mail: secom@ufg.br e salvio@ufg.br

 

Secretaria de Promoção da Segurança e Direitos Humanos

Foi proposta para implementar à Política de Segurança da UFG, que sugere uma estrutura para lidar com as questões do dia a dia da Universidade. Absorve o antigo Setor de Vigilância e vai traçar, junto com o Conselho de Segurança, as políticas de segurança e de direitos humanos, incluindo os protocolos com os órgãos de segurança.

 

Secretário: Ricardo Barbosa de Lima
Telefone: (62) 3521-1063
E-mail: sdh@ufg.br e ricardobl@ufg.br

 

Secretaria de Inclusão

A Secretaria de Inclusão (SIN), criada em 2022, é uma unidade administrativa superior da UFG que atua no desenvolvimento, fortalecimento e concretização de políticas e ações de reconhecimento da diferença e da diversidade, de inclusão de segmentos societários historicamente discriminados e de promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento.
A SIN tem o objetivo de assegurar a inclusão - que compreende dimensões de ingresso e permanência - na educação superior de pessoas com deficiência, surdas, negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, mães, LGBTs, migrantes, refugiadas, apátridas e pertencentes a outros grupos socialmente discriminados, no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional da comunidade UFG.
A Secretaria de Inclusão (SIN) busca cumprir sua missão de inclusão por meio das três diretorias que a constituem, quais sejam: 1. Diretoria de Ações Afirmativas, que abriga a Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAAF); 2. Diretoria de Acessibilidade, que abriga o Núcleo de Acessibilidade; e, 3. Diretoria de Mulheres e Diversidades.

 

Secretária: Luciana de Oliveira Dias
Telefone: (62) 3521-1063
E-mail: lucianadias@ufg.br

 

Secretaria de Planejamento e Avaliação

Tem o objetivo de consolidar a cultura de planejamento na Universidade, tanto com relação ao desenvolvimento das atividades administrativas, acadêmicas como a execução do orçamento e demais atividades. A intenção é fazer do planejamento uma fonte de informações que se materialize em um instrumento para a tomada de decisão na Instituição.

 

Secretário: Vicente Ferreira
Telefone: (62) 3521-1063
E-mail: secplan@ufg.br e vicenterocha@ufg.br


Secretaria de Tecnologia e Informação

Incorpora o Cercomp, a Divisão de Telecomunicações e o Cidarq. O objetivo, além de melhor planejar o desenvolvimento e a implantação de sistemas, é antecipar as tendências da tecnologia de informação, trabalhando menos na resolução de problemas já estabelecidos e mais na antecipação desse tipo de problema, sempre atento aos avanços tecnológicos.

 

Secretário: Leandro Luis Galdino de Oliveira
Telefone: (62) 3521-2351
E-mail: seti@ufg.br e leandroluis@ufg.br

 

Secretaria de Relações Internacionais

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) é um órgão vinculado à Reitoria e tem como principais atribuições fomentar a política de relações internacionais na UFG, assessorar a administração superior da universidade no tocante às relações internacionais, incentivar e apoiar o envolvimento da instituição em acordos de cooperação regulados por agências nacionais e internacionais, promover e estabelecer acordos de cooperação internacional, bem como promover e apoiar a mobilidade internacional de estudantes, docentes e técnico-administrativos.

A SRI é composta por três diretorias:
- Diretoria de Ações Estratégicas
- Diretoria de Acordos e Redes
- Diretoria de Mobilidade

Secretária: Lais Forti Thomaz
Secretária Adjunta: Rejane Faria Ribeiro-Rotta
Telefone: (62) 3521-1165
E-mail: sri@ufg.br 

 

Secretaria de Infraestrutura

Substitui o atual Cegef, que acabou absorvendo atribuições de setores diversos que geram acúmulo de atividades. Será responsável, basicamente, pelos projetos de infraestrutura, manutenção e conservação, dando mais agilidade à área.

 

Secretária: Poliana Paula Nascimento
Telefone: (62) 3209-6130
E-mail: seinfra@ufg.br e poliana@ufg.br


Gabinete

Chefe de Gabinete: Larissa Santos Pereira
Telefone: (62) 3521-1063
E-mail: larissasantos_bio@ufg.br

 

Coordenador de Agenda e Relacionamento do Gabinete da Reitoria: Leandro Pinho
Telefone: (62) 3521-1063
Email: leandroppr@ufg.br


Coordenador de Assuntos Administrativos da Reitoria: Leonardo Barra
Telefone: (62) 3521-1063
E-mail: leonardobarra@ufg.br