Notícias

Ver todas

Jornal UFG

Ver Todas

Eventos

  • documentario  “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory"

    Exibição do documentário “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory. A conversation with the refugees and their landscape”

    22 Mag a 21 Nov

    Os trabalhos estão disponíveis no seguinte link: http://www.scapethical.org/parlamento/ Para se inscrever: https://www.eventbrite.com/e/parlamento-tickets-168894982439

    documentario  “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory"

    Exibição do documentário “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory. A conversation with the refugees and their landscape”

    17ª Biennale di Venezia exibe vídeo de apresentação do projeto “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory. A conversation with the refugees and their landscape” de autoria do Projeto de Arquitetura Resiliente em parceria com o Observatório da Paisagem.

    O grupo interdisciplinar de ensino extensão e pesquisa Arquitetura Resiliente (sob coordenação da professora Suzete Bessa) em parceria com o Observatório da Paisagem (sob coordenação da professora Camila Sant’Anna) está participando da Bienal de Veneza com o vídeo que apresenta o projeto “Goiânia (Brazil) Landscape Observatory. A conversation with the refugees and their landscape”.

    O vídeo é o resultado dos projetos de pesquisa e extensão que buscam mostrar as relações de migrantes e refugiados com a paisagem da cidade de Goiânia, a descoberta do território de chegada e as memórias do território de origem na tentativa de auxiliar na construção de outras paisagens, inclusivas e de pertencimento à vizinhança local, reforçando o direito a cidade. Também é um reflexo do núcleo livre “Um olhar para as paisagens de margem” ministrado pelas professoras Suzete Bessa e Camila Sant’Anna.

    O vídeo conta com a participação de diversos agentes que têm sido importantes na luta por esses direitos, entre eles o coordenador-geral da Cátedra SÉrgio Vieira de Mello, da UFG, João Roriz, o professor mestre em educação, Romulo Souza, o coordenador da Masf, e a secretária de Direitos Humanos e políticas afirmativas, Cristina Lopes. Também compõe a equipe do vídeo Bárbara Gomes, Renata Novato e Wesley Menezes (Geógrafo Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUCGO / Letras da Universidade Federal de Goiás).

    Camila Gomes Sant'Anna (@santannacamilag) e Suzete Bessa (@suzybessa) são integrantes do Parlamento, um fórum on-line organizado por Alban Mannisi and Charles Anderson (@designdiplomacy) com o intuito de discutir questões ligadas à resiliência, saberes locais, filosofia ética praticada pela proposta de estudo do Design Diplomacy, assim como possíveis investigações realizadas em pesquisas e ações em determinadas locais. @designdiplomacy convida a participar da 17ª Biennale di Venezia na Sezion del Padiglione Italia. Com curadoria de Tom Kovac, Instituto Real de Tecnologia de Melbourne e Alessandro Melis, da Universidade de Portsmouth, intitulada #CITYXVenice, respondendo ao #Howwillwelivetogether com curadoria de Hashim Sarkis do MIT, organizado pela “La Biennale di Venezia”.

     

    Os trabalhos estão disponíveis no seguinte link: http://www.scapethical.org/parlamento/ Para se inscrever: https://www.eventbrite.com/e/parlamento-tickets-168894982439

  • 2º Diálogos em tempo de cólera

    2º Diálogos em tempos de cólera

    15 Set a 03 Nov

    Conheça o site do evento, clicando aqui

    O período de inscrições é de 9 a 14 de setembro de 2021. Para se inscrever no evento, clique aqui 

    2º Diálogos em tempo de cólera

     

    2º Diálogos em tempos de cólera

    O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura da Faculdade de Educação (Neppec/FE/UFG) , em comemoração aos seus 20 anos de formação e pesquisa, promoverá a segunda edição do curso livre "Diálogos em tempos de cólera", nesta ocasião intitulado "2º Diálogos em tempos de cólera", o que ocorrerá, inicialmente, a partir de seis encontros, no formato de mesas redondas.
     
    O objetivo geral do curso é promover discussões pelas linhas de pesquisa que constituem o Neppec, promovendo diálogos e reflexões entre a universidade e a comunidade externa.
     
    O curso livre é uma proposta de educação não-formal. Significa o mínimo de formalidade possível e não se exige critérios como conhecimentos prévios, relação com a instituição proponente ou idade. Os participantes serão avaliados pelo registro de presença nos encontros e por uma avaliação do curso que será solicitada ao final do mesmo. Em virtude da pandemia da covid-19,o curso será desenvolvido por meio da plataforma virtual de conferência - RNP.
  • Arte Ciclo de Seminário

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    16 Set a 09 Dic

    Para assistir ao evento, clique aqui ou aqui

    Para se inscrever na palestra 1 de 16/9/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 2 de 30/9/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 3 de 14/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 4 de 28/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 5 de 11/11/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 6 de 25/11/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 7 de 9/12/21, clique aqui 

    Arte Ciclo de Seminário

    CARTAZ PAISAGENS PTBR

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    O Paisagens de aquém e além-mar é um projeto que inclui um ciclo de Seminários que nasce da vontade de promover um diálogo sobre as paisagens culturais portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses, contribuindo para um entendimento sobre o carácter e a relação da Paisagem e Arquitetura Paisagista Portuguesa e Brasileira nos tempos de hoje, tendo como base abordagens precursoras. As paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles e Burle Marx e o Museu da Fundação Gulbenkian e a Embaixada de Portugal em Brasília são alguns dos pontos de partida na procura daquilo que nos aproxima. O objetivo é contribuir para o entendimento sobre qual o papel da evolução desta Paisagem e da Arquitetura Paisagista para as cidades de hoje e a sua contribuição para se pensar o ordenamento dos nossos territórios e para o desenho das cidades do futuro, nos seus desafios contemporâneos, e em questões como a biodiversidade, saúde, a adaptação às alterações climáticas, bem como a promoção do património urbano-ambiental e inclusão e coesão social.
    Através de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro e Estadual Paulista e a Universidade do Porto, através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências e o CIBIO-InBIO, a Universidade de Évora e de Lisboa. Organiza-se
    um Ciclo de Seminários e debates online, transmitidos ao público em geral pelos canais sociais da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Porto.
    Além do Ciclo de Seminários com 7 encontros que ocorrerão a cada 15 dias, a partir de 16 de setembro, contará com 2 exposições : Gonçalo Ribeiro Telles e Rosa Grena Kliass. Esta proposta e demais ações relacionadas se configuram como eventos paralelos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA.

    Objetivo: o ciclo de seminários pretende fomentar o debate sobre o diálogo entre Portugal e Brasil sobre a
    Arquitetura Paisagista.

    Estrutura: o Seminário está estruturado em sete temas. Cada tema reunirá especialistas das diferentes universidades, além de outros convidados, que se apresentarão em módulos.

    Formato do seminário: on-line, por módulos, através da plataforma Streamyard, disponibilizado no youtube Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Porto.

    Duração de cada módulo: 1h30 (em média 4 palestrantes e no final debate)

    Período: 16 de setembro a 9 de dezembro de 2021 (a cada 15 dias às 18h-hora de Portugal), com um total de 15 módulos.

    Forma de participação: evento gratuito com inscrição via Sympla.

    Contatos: https://www.fc.up.pt/paam/ | @paisagensdeaquemealemmar| ciclopaisagensptbr@gmail.com

  • Forcult

    5ª Edição do Forcult

    28 Set a 30 Set

    A Universidade Federal de Goiás sedia a 5ª edição do Forcult nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2021 com a colaboração da Rede de Cultura IPES-GO. O evento será transmitido pelo YouTube do Forcult e da UFG_Oficial. 

    O Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior – Forcult, criado em 2017, se caracteriza como uma instância colegiada para formulação de políticas culturais nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, sobretudo as públicas. A Esse ano acontecerá a primeira eleição para diretoria nacional do fórum conforme regimento aprovado na Assembleia Geral de 2020 

    A programação contará com solenidade de abertura, mesa, grupos de trabalhos, reunião de técnicos administrativos e dirigentes da Cultura e Assembleia Geral, com destaque para a palestra "Culturas emergentes: a utopia final?  proferida por Teixeira Coelho e apresentacão musical de Hamilton de Holanda. Neste ano, precedendo o evento nacional, foram realizados os fóruns em todas regiões do país com vistas à preparação das discussões a serem debatidas no V Forcult Nacional, a saber: II Forcult Norte, II Forcult Sul, IV Forcult Sudeste, II Forcut Sudeste e II Forcult Centro-Oeste.

    Link de acesso ao site do evento: https://rededeculturaipesgo.ufg.br/forcult/

    Programação

    Dia 28/09/21 (terça-feira)

    14:30 - Abertura Oficial do V Forcult

    Flavia Maria Cruvinel (UFG), coordenadora V Forcult; Lucilene Maria de Sousa, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG; Sônia Regina de Souza Fernandes - Reitora do IFC/ Presidente CONIF; .  Marcus Vinicius David, Reitor UFJF/Presidente da ANDIFES, Edward Madureira Brasil, Reitor da UFG. 

    16:00 - Mesa: Forcult: histórico, estrutura organizacional e discussões 

    Flavia Maria Cruvinel (UFG), Alexandre Molina (UFU). Jonas Defante Terra (IFF), Fábio Cerqueira (Unicamp), Marcos Vinícius Santos Dias Coelho (Unilab), Roseli Rocha  (IF Goiano), Anna Rodrigues (UFAL), Estefany Miléo de Couto(UFOPA), José Nilton de Almeida (UFRPE), Camila Costa (UFRJ.)

    Local: Youtube  Forcult/UFG_Oficial. 

    19:00 - Palestra: Culturas emergentes: a utopia final? - Teixeira Coelho

    Local: Youtube  Forcult/UFG_Oficial.

    21:30 - Música no Campus - Hamilton de Holanda

    Local: Youtube  Forcult/UFG_Oficial.

    Dia 29/09/21 (quarta-feira)

    10:30 - Reuniões dos Grupos de Trabalho 

    Os links dos GTs serão enviados aos inscritos por e-mail

     

    15:00 -Reuniões dos Grupos de Trabalho 

    Os links dos GTs serão enviados aos inscritos por e-mail

    19:00 -  Reunião do TAEs/Dirigentes

    Os links dos GTs serão enviados aos inscritos por e-mail

    21:00 - Atividade Cultural

    Dia 30/09/21 (quinta-feira)

    10:30 -Reuniões dos Grupos de Trabalho 

    Os links dos GTs serão enviados aos inscritos por e-mail

    15:00 - Assembleia Geral

    Eleição da nova diretoria

    Relatoria dos Grupos de Trabalho e Reuniões dos TAEs e Dirigentes

    Aprovacão Carta de Goiânia 

    19h - Encerramento e Posse da Nova Diretoria do Forcult (Nacional e Regionais)

    Link: Youtube

    21:00 - Atividade Cultural

     

    Comissão Organizadora V Forcult 

    Flavia Maria Cruvinel (UFG), coordenação geral 

     Alexandre Molina (UFU) 

    Anna Rodrigues (UFAL)

    Eleonora Campos da Motta Santos (UFPEL)

    Enaldo Oliveira (UTFPR)

    Estefany Miléo de Couto (UFOPA)

    Fábia Regina Nascimento Fernando Burgos (UFRPE)

    Fábio Cerqueira (Unicamp)

    Fernando Mencarelli (UFMG)

    Jonas Defante Terra (IFF)

    Jorge Silva (Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    José Nilton de Almeida (UFRPE)

    Luciula Romana da Silva Ferreira (UFOPA)

    Marcos Vinícius Santos Dias Coelho (Unilab)

    Roberta Daiane Ribeiro (IFTM)

    Roseli Rocha  (IF Goiano)

     

    Comissão Local 

    Secretaria

    Raissa PIcasso  (UFG)

    Flavia Freire (UFG)

    Design Gráfico 

    Letícia Araújo Luiz  (UFG)

    Transmissão e Comunicação 

    Dorivan Borges Filho (UFG)

    Eduardo de Souza Teixeira  (UFG)

    Fernando Júlio Barros  (UFG)

    João Victor dos Santos  (UFG)

    Marcus Vinícius Pantaleão Gomes (UFG)

    Nilo Borges  (UFG)

     

    Forcult

Ver todos

Fique Atento

  • Webinário 2-8 a 18-10-21 (1)

    Webnário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais

    02 Ago a 18 Ott

    Para assistir à aula 1, 2 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 2, de 16 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 3, de 23 de agosto de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 4, de 20 de setembro de 2021, clique aqui

    Para assistir à aula 5, de 18 de outubro de 2021, clique aqui

     

    Webinário 2-8 a 18-10-21 (1)

    Webnário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais

    Em uma fricção entre Arte, História e Antropologia o evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da UFG, em parceria com a PROEC/CCUFG/UFG, busca fomentar reflexões interdisciplinares sobre as performances culturais em suas várias manifestações e coloca em diálogo docentes do PPGPC com pesquisadores e pesquisadoras de outras universidades e grupos de pesquisas dedicados aos de estudo das performances.

     

    1. 02/08/2021, das 19h às 21h

    AULA INAUGURAL:

     

    PERFORMANCE E HISTÓRIA

                                   Antônio Herculano Lopes (Fundação Casa de Rui Barbosa)

                                   Mediação: Profa. Dra. Nádia Weber (PPGPC-UFG)

     

    1. 16/08/2021, das 19h às 21h

    Victor Turner e Antropologia da Performance

                                   Prof. Dr. John Dawsey (NAPEDRA/USP)

                                   Mediação: Profa. Dra. Luciene Dias (PPGPC-UFG)

    1. 23/08/2021, das 19h às 21h

    GESTO (Grupo de Pesquisa em Oralidade e Performance/UFSC)

                            Profa. Dra. Vania Cardoso (UFSC), Prof. Dr. Scott Head (UFSC), Profa.   Dra. Evelyn Schuler Zea (UFSC) e Profa. Dra Viviane Vedana (UFSC)

                            Mediação: Profa. Dra.  Luciana Hartmann (Unb; PPGPC-UFG)

     

    1. 20/09/2021, das 17h às 19h

    Artivismo: poéticas e performances *

                                   Prof. Dr. Paulo Raposo (ISCTE – PORTUGAL; CRIA - Centro em Rede De                                                              Investigação Em Antropologia)

                                   Mediação: Profa. Dra. Geórgia Cynara (PPGPC-UFG; UEG)

     

    1. 18/10/2021

    Escrita acadêmica performática... Escrita f(r)iccional: pureza e perigo

                                   Profa. Dra. Luciana Lyra (UERJ)

                                   Mediação: Profa. Dra. Renata de Lima Silva

     

    FOTO: Flávia Honorato / Performance: ECOPERFORMANCE- KUNDZOB: ÁRVORE-CORPO / Performer: Luciano Luc

    FONTE: Proec/UFG

  • Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

    Goyaz 2001 + 20: Patrimônio mundial, qual humanidade?

    30 Ago a 13 Dic

    Para assistir ao evento, clique aqui

    Clique aqui para se inscrever 

    Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

     

    A data de 13 de dezembro de 2021 marca os 20 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial, outorgado pela UNESCO à Cidade de Goiás, em cerimônia realizada na cidade de Helsinque, Finlândia. O evento, que iniciará dia 30/08/21 a 13/12/21, tem como propósito criar um espaço de reflexão e debates sobre os efeitos da patrimonialização da (e na) cidade, desde os tombamentos de imóveis isolados e do Conjunto Urbanístico do Largo do Chafariz na década de 50, ao tombamento da poligonal em 1978, até o reconhecimento pela UNESCO, em 2001, e rerratificação do tombamento, em 2004.

    Uma questão que norteia este evento é: quais os impactos de todos os reconhecimentos, em nível estadual, nacional e mundial para a cidade, em termos de melhorias das condições de vida de seus habitantes, aumento de emprego e renda, e no fluxo de pessoas e capitais? Mas além destes fatores de ordem estrutural, espera-se, sobretudo, observar como a categoria “patrimônio mundial” foi apropriada e ressignificada pelos moradores da cidade e como a partir deste processo de reflexividade alguns grupos iniciaram uma demanda por reconhecimento, identidade e pertencimento.

    Este evento visa possibilitar que o conhecimento gerado nas instituições de ensino locais e regionais (UFG Goiânia e Goiás, UEG e IFG) seja compartilhado com a (e na) Cidade de Goiás em diálogo com os moradores, as associações civis e organizações não governamentais. São dezenas de monografias, dissertações e teses, artigos científicos e livros, produzidos tanto pelas três instituições proponentes, quanto por instituições de ensino e pesquisa de outras regiões do Brasil. Além do mais, há um debate que se adensa e se complexifica na própria cidade, em vários grupos, que contribui sobremaneira para este processo de reflexividade sobre “para que servem os patrimônios?”.

    A realização do evento é uma parceria entre a UAECSA do Câmpus Goiás com o Neap (Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais) da FCS (Faculdade Ciencias Sociais) do Câmpus Goiânia.

    Mais informações sobre o evento podem ser encontradas clicando aqui.

    As dúvida podem ser enviadas para o seguinte e-mail: goyaz2001.20@gmail.com

  • BannerNotícia_SessãoConsuni.p

    Sessão Especial Consuni - Premiações e Certificados de Reconhecimento 2020

    30 Set

    Para assistir ao evento, clique aqui

    BannerNotícia_SessãoConsuni.p

    Sessão Especial Consuni - Premiações e Certificados de Reconhecimento 2020

    Uma sessão especial do Conselho Universitário da Universidade Federal de Goiás (Consuni UFG) vai ocorrer nesta quinta-feira (30/9), às 9h, modalidade híbrida, com algumas pessoas no local e também com transmissão pelo canal do YouTube UFG Oficial, para homenagear pessoas da comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos-administrativos) que se destacaram em atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, cultura, esporte e inovação tecnológica, além de boas práticas de gestão administrativa. 

    Os premiados foram indicados por unidades acadêmicas, unidades acadêmicas especiais, câmpus, secretarias, pró-reitorias e órgãos da Universidade. O reitor da UFG, Edward Madureira, explica em entrevista à Rádio Universitária, que esse Consuni festivo deveria ter sido feito no ano passado, mas acabou sendo adiado em decorrência da pandemia. "Vamos reconhecer aquelas pessoas que ganharam destaque municipal, estadual, regional, nacional e internacional. Vamos fazer [a solenidade de entrega] agora para pagar essa conta de 2020. Teremos um evento híbrido com parte dos homenageados no [Centro de Cultura e Eventos] Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, e parte acompanhando à distância", anima-se.

Mundo UFG discute a pandemia e os seus efeitos nos mais pobres

Rádio UFG

Simpósio promovido pelas IFES de Goiás discute s dimensões, impactos e consequências da crise da Covid-19

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 102 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG
Localização
Regional Goiânia
Regional Goiás
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Câmpus Aparecida de Goiânia

R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755

Clique para carregar o mapa

Campus Jatobá - Cidade Universitária

BR 364, km 195, nº 3800

CEP 75801-615

Campus Riachuelo

Rua Riachuelo, CP 03

CEP 75804-020

Clique para carregar o mapa

Campus I

Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120

Setor Universitário - CEP 75704-020

Campus II

Avenida Castelo Branco, s/n

Setor Universitário - CEP 75704-020

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás