Notícias

Ver todas

Jornal UFG

Ver Todas

Eventos

  • exposição “Caídos do Céu: os visitantes do espaço”

    Exposição “Caídos do Céu: os visitantes do espaço”

    18 Nov a 06 Dic

    exposição “Caídos do Céu: os visitantes do espaço”

    Você sabia que algumas rochas que encontramos na Terra vieram direto do espaço? Os meteoritos são mensageiros cósmicos — pedaços de asteroides (e, às vezes, até da Lua ou de Marte!) — que atravessaram a atmosfera e chegaram até aqui. Meteoritos são testemunhos da formação do Sistema Solar, carregam segredos sobre a origem da vida e os processos geológicos que moldaram a Terra e outros planetas.

    Nesta pequena exposição gratuita, que estará disponível na Sala de Exposições do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio de 18/11 a 6/12, você vai descobrir como eles se formam, do que são feitos e o que nos contam sobre a origem do Sistema Solar e da Terra. Venha também tocar (com cuidado!) alguns desses fascinantes pedacinhos do Universo!

    Os materiais chegaram a Goiânia graças à colaboração das curadoras Maria Elizabeth Zucolotto (responsável pelo Setor de Meteorítica do Museu Nacional do Rio de Janeiro) e a professora da UFG Elisa Soares Rocha Barbosa (atual diretora-presidente da Sociedade Brasileira de Geologia), responsáveis pela exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”, exibida no Salão Negro do Congresso Nacional, de 23 de setembro a 2 de novembro deste ano.

    A iniciativa foi idealizada para sensibilizar tomadores de decisão, como políticos e empresários, sobre a importância de uma legislação e fomentos à pesquisa, também como forma de dar visibilidade e buscar apoio junto à tramitação do PL 4471/2020, que regulamenta posse e propriedade dos meteoritos encontrados em território brasileiro.

  • FAROLETE – Mostra de Artes do Vídeo

    Farolete – Mostra de Artes do Vídeo

    04 Dic a 06 Dic

    FAROLETE – Mostra de Artes do Vídeo

    A primeira edição da Farolete – Mostra de Artes do Vídeo será realizada de 4 a 6/12, na cidade de Goiás, reunindo obras de videoarte, videodança, videoperformance e cinema experimental, com sessões gratuitas e abertas ao público. O evento é um projeto de extensão e cultura da Universidade Federal de Goiás – Câmpus Goiás, em co-realização com o Estúdio Bão, sob coordenação dos artistas Benedito Ferreira e Emilliano Freitas. A iniciativa conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e do Coletivo de Ações Poéticas Urbanas (Capu).

    A programação reúne obras de diversos artistas, criando um espaço de troca em que diferentes experiências visuais se encontram na cidade de Goiás. A mostra apresenta mais de 60 vídeos que mobilizam perspectivas variadas e ampliam a compreensão do vídeo como gesto político e sensível.

    Grande parte das obras será exibida na fachada do Museu das Bandeiras, edifício histórico que passa a funcionar como suporte para a projeção de novas camadas de imagem. Uma das galerias internas do Museu também integra o percurso expositivo, articulando relações entre exterior e interior, espaço urbano e instituição, corpo e imagem.

    De acordo com o curador e professor de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus Goiás Emilliano Freitas, a mostra “procura transformar a cidade em um espaço de encontro e partilha, ativando o patrimônio como experiência pública de arte”. O artista e curador Benedito Ferreira observa que o eixo central da programação está na dimensão experimental do vídeo: “O vídeo não se limita ao registro ou ao aparato técnico, mas constitui um território de invenção e reflexão”.

    Entre os artistas internacionais presentes estão a russa Oksana Rudko, o colombiano Santiago Olayo, radicado na Cidade do México, e a italiana Anna Utopia Giordano. A mostra inclui ainda vídeos do artista islandês Hrafnkell Tumi Georgsson, cuja produção investiga relações entre corpo, paisagem e presença, construindo imagens marcadas pela duração, pela atmosfera e pela atenção ao gesto mínimo.

    FAROLETE – Mostra de Artes do Vídeo programação

  • Basileu França apresenta dois espetáculos infantis que mesclam encenação e a magia do circo

    Basileu França apresenta dois espetáculos infantis que mesclam encenação e a magia do circo

    06 Dic a 07 Dic

    Basileu França apresenta dois espetáculos infantis que mesclam encenação e a magia do circo

    O Teatro Escola Basileu França recebe, neste fim de semana, os dois últimos espetáculos da temporada 2024, levando ao palco toda a fantasia e energia do circo. As montagens, realizadas pelo Corpo Circense e por alunos dos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), apresentam ao público as peças “Circo na Mata” e “A Mala das Viagens”, que prometem transportar crianças e famílias para universos repletos de encanto. As apresentações acontecem neste sábado (6) e domingo (7), às 18h e 19h, respectivamente, no setor Universitário. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla por R$ 10 + taxa de serviço.

    No sábado (6/12), o público será conduzido a uma floresta brasileira habitada por seres mágicos que celebram o aniversário de Honorato e Maria Caninana, filhos da lendária cobra Boiúna. Entre as atrações, performances da Mulher Onça e do Negrinho Pastoreiro no Tecido; Saci e Caipora nos Malabares e Equilibrismo; e Matinta Pereira na Corda Indiana. Até mesmo os aniversariantes entram em cena, com uma apresentação especial de Lira.

    Já no domingo (7/12), a plateia embarca em uma aventura pelo mundo guiada pelos irmãos Aurora e Tomás. Ao descobrirem que uma antiga mala de couro encontrada no sótão da avó é, na verdade, um objeto mágico, as crianças são levadas a diferentes destinos, onde aprendem sobre culturas diversas e vivem novas amizades.

    “Esses espetáculos coroam um intenso trabalho de dedicação dos nossos estudantes, ao lado de seus professores, ao longo do ano. É um momento de celebração, no qual o público goiano é convidado a vivenciar uma experiência mágica com números circenses preparados especialmente para essas duas grandes noites”, destaca a coordenadora de Circo do Basileu França, Lua Barreto.

    Ao todo, 40 estudantes dos cursos de capacitação e técnico em Circo se apresentam, homenageando essa arte milenar. A Coordenação de Circo e o Corpo Circense Basileu França integram as áreas de formação artística da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, unidade profissionalizante vinculada à Secti e gerida, desde 2021, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Cett/UFG.

  • XVI Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (XVI SELIQ)

    16º Seminário de Estágio da Licenciatura em Química e 1º Seminário de Integração do Investiga Menina!

    08 Dic a 10 Dic

    XVI Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (XVI SELIQ)

    A 16ª edição do Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (XVI Seliq) será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Instituto de Química(IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), articulado ao I Seminário de Integração do Investiga Menina! (I Siim!).

    O evento, promovido pelo Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências (Nupec) em parceria com o Projeto Investiga Menina!, tem como propósito reunir estudantes, docentes e profissionais da educação em Química, com vistas ao fortalecimento do diálogo e da integração entre diferentes níveis de ensino. Esta edição toma como eixo temático a “Ressignificação da Química em tempos de militarização”.

    Acesse a programação completa, bem como as orientações para inscrição e demais informações pertinentes ao evento, no endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/xvi-seliq-i-siim-618695/.

Ver todos

Fique Atento

  •  Arquétipos, de Tolentino

    Exposição "Arquétipos", de Tolentino

    01 Dic a 30 Gen

     Arquétipos, de Tolentino

    Após oito anos sem realizar uma exposição individual, o artista plástico Tolentino abre em dezembro, na Galeria de Vidro do Centro Cultural da UFG (CCUFG), a mostra individual “Arquétipos”. Para esse trabalho, o artista criou 15 pinturas inéditas em acrílico sobre tela, que refletem alguns padrões de comportamento associados a personagens que possuem um grande poder de influenciar outras pessoas.

    Os arquétipos são modelos ou personagens que representam qualidades ou ações humanas, que encontram ecos na psicologia junguiana, bem como na filosofia antiga, na mitologia grega e em histórias, contos de fadas e lendas de diferentes culturas ao redor do mundo.

  • Liga Lute - Liga de Urgência, Trauma e Emergência da UFG: Primeiros Socorros em caso de acidente com choque elétrico, com a prática do RCP (Reanimação Cardiopulmonar)

    Palestra "Primeiros Socorros em caso de acidente com choque elétrico, com a prática do RCP (Reanimação Cardiopulmonar)"

    10 Dic

    Liga Lute - Liga de Urgência, Trauma e Emergência da UFG: Primeiros Socorros em caso de acidente com choque elétrico, com a prática do RCP (Reanimação Cardiopulmonar)

    O Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica (Caeel) informa que estão abertas as inscrições para a palestra "Primeiros Socorros em caso de acidente com choque elétrico, com a prática do RCP (Reanimação Cardiopulmonar)', a ser ministrada pela equipe da Lute (Liga de Urgência, Trauma e Emergência) da Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG). 

    As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas (com emissão de certificados) podem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível em: https://forms.gle/dHba9paT5c12YrdS9.

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com mais de 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental e Cidade de Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG

Galeria de Fotos

Localização
CÂMPUS GOIÂNIA
CÂMPUS GOIÁS
CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA
CÂMPUS CIDADE OCIDENTAL
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás

Clique para carregar o mapa

Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO

Clique para carregar o mapa

Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590