Letreiro Rádio UFG

Rádio Universitária agora é Rádio UFG 88,5 FM

Em 10/03/25 15:28.

Migração ocorreu no dia 10/3; cerimônia marca dia histórico da mudança para frequência FM

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

 

A Rádio Universitária agora é Rádio UFG 88,5 FM. Uma cerimônia marcou esse momento de mudança de frequência e também o nome da Rádio, no dia 10 de março, na sede da unidade no Lago das Rosas. A frequência FM é considerada mais moderna e com melhor qualidade de som. A mudança tem sido preparada há anos internamente com todo o processo de migração, do ponto de vista documental, aquisição de equipamentos e parcerias necessárias para a adequação da programação de forma a tornar a Rádio UFG cada vez mais próxima da sociedade. O evento teve a presença de autoridades, servidores atuais e também aposentados que fizeram parte da história da Rádio, além de membros da comunidade interna e externa da UFG.

mesa rádio UFG
Mesa diretiva durante a cerimônia foi presidida pela Reitora da UFG Angelita Pereira de Lima


Participaram da solenidade o gerente-executivo de Planejamento e Rede Nacional de Comunicação Pública da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Davi de Morais Lopes, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, o secretário de Comunicação da UFG, Salvio Juliano Farias, o antigo diretor de Estágio da Rádio Universitária e professor aposentado da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Venerando Ribeiro de Campos, a diretora-geral da Rádio UFG, Márcia Boaratti, e as diretoras-executivas da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Silvana Coleta, e da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sandramara Matias Chaves.

Venerando Ribeiro
Professor Venerando Ribeiro lembrou momentos históricos da Rádio


O professor Venerando Ribeiro falou em nome dos ex-diretores do órgão e lembrou de momentos da história e da importância da Rádio na formação dos jornalistas de Goiás. Também lembrou vários nomes importantes na história da instituição e como essas pessoas transformaram o trabalho do veículo. A diretora da Rádio UFG também relembrou o processo em que a qualidade do sinal da rádio caiu gradativamente e o quão necessário era agilizar essa migração: “É uma enorme emoção viver essa mudança, mas a ruptura não é tão grande, pois mantemos o compromisso com a comunicação pública, educativa e da UFG, mas nos tornando mais dinâmicos”, afirmou. O secretário de Comunicação Salvio Juliano ressaltou a série de reuniões, capacitações, atualização dos programas, mas também o papel histórico da rádio e a parceria ao longo dos anos com a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), na formação de seus graduandos.

Diretor EBC
Gerente-executivo da EBC, Davi de Morais Lopes, destacou a parceria da Rádio com a EBC

 

O vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho reiterou o compromisso desta gestão em fazer o processo de migração e a jornada de trabalho até aqui. “Agora temos um transmissor potente capaz de levar a Rádio UFG onde ela precisa chegar”, ressaltou ele ao agradecer o apoio da EBC com o equipamento e parceria na programação. Ele também frisou a qualidade do material intelectual que a Rádio tem na produção de seu conteúdo, podendo utilizar o elenco de pesquisadores da instituição, garantindo a qualidade da comunicação realizada, mas também se comprometendo a não ser só da UFG, mas de todo o Estado de Goiás, a serviço da sociedade goiana. O Gerente Executivo da EBC, Davi de Morais Lopes, reiterou a parceria da EBC com a Rádio UFG 88,5 FM, garantindo uma programação de 4 horas no mínimo produzida pela EBC e a cessão do transmissor que permitiu tecnicamente a migração da Rádio.

Placa Rádio UFG
Placa será colocada no transmissor no Morro do Mendanha


A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, também jornalista e professora da FIC, agradeceu a todos os presentes na mesa e ressaltou o comprometimento deles nesse processo. Lembrou sobre sua trajetória ao longo dos anos junto à Rádio e a importância de integrá-la ao sistema de comunicação da UFG, junto com sua TV, Jornal e outros veículos por meio da coordenação da Secretaria de Comunicação da UFG. Ela agradeceu especialmente aos servidores que fazem a Rádio ir ao ar todos os dias. “Está nas mãos de vocês esse projeto, esperamos que estejam dispostos e com coragem para dar continuidade às mudanças necessárias”. Ela também agradeceu a insistência e persistência de todos os envolvidos no processo que, no momento certo, garantiu que a UFG continuasse possuindo uma emissora de Rádio ao longo dos 62 anos de história. “Nosso primeiro reitor, Colemar Natal e Silva, que inaugurou a Rádio Universitária, estaria muito orgulhoso. A Rádio UFG sempre fez e continuará fazendo a diferença no rádio goiano”, finalizou.

Placa Rádio UFG

Outras homenagens

O Boa Semana UFG, programa produzido pela Reitoria Digital da UFG em parceria com a Rádio UFG 88,5 FM e a Secom UFG, também ressaltou a migração da rádio realizada na mesma data. Após a cerimônia foi descerrada a placa que marca a migração da Rádio Universitária e uma visita ao local em que está o transmissor da Rádio, no Morro do Mendanha.

Confira o álbum de fotos do evento.

Saiba mais

Rádio Universitária finaliza migração e passa a ser Rádio UFG FM
Rádio Universitária UFG realiza oficina sobre migração do AM para FM
Rádio Universitária faz 60 anos homenageando ex-diretores e colaboradores

 

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Rádio UFG 88 Secom migração