1ª_Oficina_Rádio_Universitária_4_MAIO_23 (1)

Em 05/05/23 09:46.

Consultoras da UnB e da UFOP ministram palestras sobre emissoras que já são FM

1ª_Oficina_Rádio_Universitária_4_MAIO_23 (1)
Formação é dirigida aos servidores da Rádio Universitária e da área de comunicação da UFG

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

A Rádio Universitária da Universidade Federal de Goiás (RU/UFG) iniciou na quinta-feira (4/5) a "1ª Oficina Rádio Universitária da UFG: Processo de Migração do AM para o FM", no Câmpus Colemar, em Goiânia. A segunda parte do evento vai ser realizada na sexta-feira (5/5).

As palestrantes convidadas para o encontro são a professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), Nélia Rodrigues Del Bianco, e a docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata Moreira Martins.

Nélia Del Bianco, além de consultora nesse processo de transição, comentou que possui um vínculo afetivo com a Rádio Universitária UFG uma vez que “fui estagiária dessa emissora nos anos 80, e depois, fui professora da FIC [Faculdade de Informação e Comunicação] da UFG quando ainda era Instituto [de Ciências Humanas e Letras - ICHL 1, no antigo Departamento de Jornalismo, em que eu ministrava aulas aqui neste espaço”.

A pesquisadora da UnB aponta que a proposta da oficina é colocar todos em contato com uma padronização conceitual das discussões existentes atualmente no rádio brasileiro. “Não se trata de nenhuma instância deliberativa. Nós estamos fazendo uma migração conceitual para que possam passar para a etapa seguinte”.

Também uma entusiasta do rádio, Nair Prata enfatizou a alegria que sente por fazer parte do momento que a Rádio Universitária UFG está atravessando. "É uma alegria participar com vocês como uma pessoa de fora [da UFG], mas que tem esse olhar para o rádio. Toda a minha vida profissional é dedicada ao rádio e depois à pesquisa em rádio, à consultoria sobre rádio", enumera.

1ª_Oficina_Rádio_Universitária_4_MAIO_23 (2)
Nélia: "estamos fazendo uma migração conceitual para passar para a etapa seguinte”

A pesquisadora relata estar fazendo algo de que gosta muito "que é estar dentro de uma universidade, que é o meu lugar, e falar de rádio. Hoje especificamente de rádio universitário". Nair conta querer estabelecer o diálogo e levar algumas reflexões aos participantes da oficina. "A reflexão bagunça um pouco a cabeça da gente e a gente repensa algumas coisas", diz.

Temas

Os temas abordados na oficina são "O ecossistema midiático"; "O lugar do rádio no ecossistema midiático"; "Rádio Universitária e o conceito de Comunicação Pública"; "Como o grupo vê a migração do AM para o FM – impasses, desafios e oportunidades"; "A política de migração do AM para o FM no Brasil"; "Trajetória das emissoras brasileiras no processo de migração"; e "Características do ambiente do FM".

Para o segundo e último dia da oficina os temas são "Quem ouve rádio"; "A construção dos públicos de rádio"; "Como percebem o lugar da Rádio Universitária no ecossistema midiático?"; "A busca por uma identidade para se posicionar no dial competitivo da FM"; e "Emissoras universitárias bem sucedidas no FM".

Participaram da mesa diretiva simbólica da abertura da oficina a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o secretário de Comunicação da UFG, Salvio Farias, a diretora da TV UFG, Vanessa Bandeira, além da diretora da Rádio Universitária, Márcia Boaratti.

"A gente vai trabalhar, discutir, renovar, dentro do que a Rádio Universitária sempre se propôs. A Rádio Universitária foi criada para ser um veículo de comunicação e diálogo com a sociedade. Também sempre apoiamos a formação dos alunos da FIC [Faculdade de Informação e Comunicação] e vamos fortalecer ainda mais", assegura Márcia Boaratti.

A reitora observou que a formação é uma necessidade e demonstra a forma que a Instituição está encarando o processo de transição do AM para o FM. "Não vamos simplesmente migrar, vamos discutir qual é a Rádio Universitária [UFG] que vai para a frequência modulada".

Inauguração_Laboratório_Cromatrografia_Gasosa_03_MAIO_23 (3)
Nélia Del Bianco, Nair Prata, Angelita Pereira e Márcia Boaratti: unidas pela Rádio Universitária FM

Angelita ressaltou que a "1ª Oficina Rádio Universitária da UFG: Processo de Migração do AM para o FM" é uma qualificação séria e necessária neste momento. Segundo ela, "é financiada pelo Gabinete [da Reitoria] para garantir que todos servidores e servidoras da rádio passem por esse processo, sejam participantes, compreendam e ajudem a elaborar essa rádio que nós queremos".

Fonte: Secom UFG

Categorias: Notícias Secom Rádio Universitária