
Lenine se apresenta na UFG no Música no Câmpus
Show trouxe trabalho mais recente do artista, Carbono, pela primeira vez a Goiânia
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Ana Fortunato
A noite desta terça-feira (13/6) foi de muita química no Câmpus Samambaia da UFG. E a química não foi só na sintonia entre o cantor Lenine – que também é engenheiro químico –, sua banda e o público, mas também esteve presente no Carbono, projeto iniciado pelo artista em 2015 e apresentado pela primeira vez em Goiânia no primeiro show do Música no Câmpus em 2017.
Apesar de priorizar as músicas do show Carbono, trabalho que faz referência ao conceito de alotropia – fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes –, o show foi uma mescla de antigas e novas parcerias de composição, não deixando de lado grandes sucessos do repertório do artista, como "Hoje eu quero sair só" e "Paciência", que fizeram todo mundo cantar, dançar e aplaudir.
Lenine apresentou canções do projeto Carbono, com o qual deve trabalhar até outubro deste ano
O cantor pernambucano contou que estava ansioso para mostrar esse trabalho para os goianos. "Afinal, eu sou o pai dessas crianças todas", explicou. Emocionado com a recepção do público, Lenine afirmou: "saber que eu consigo tocar a alma de vocês é o que me dá mais certeza de que estou fazendo a coisa certa".
O estudante Bruno Borges, que prestigiou o evento com amigos, destacou o toque regionalista da apresentação que, para ele, foi uma surpresa. "Apesar de não conhecer muito a música nordestina, gostei muito da presença de toques de frevo, maracatu e ciranda. Fiquei com vontade de ouvir mais", observou. Ele também se impressionou com a sintonia entre o músico e a banda. "O som estava perfeito!".
A professora Ana Carolina de Deus, que também curtiu o show, não conhecia muito as músicas do cantor e destacou o talento de Lenine como compositor. "As músicas me fizeram refletir", afirmou. Ana também ressaltou o fato de os shows do Música no Câmpus serem acessíveis, já que o preço dos ingressos é menor que em outros eventos do tipo. "Isso possibilita que mais gente participe e inclui, papel da universidade. Me surpreendi com a quantidade de gente e também por ver muitas crianças no local. Ter esse ambiente é muito interessante".
Centenas de pessoas lotaram o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal da UFG, no Câmpus Samambaia
Show começou com músicas mais lentas e terminou com composições mais dançantes
Confira entrevista feita pela Rádio Universitária com o cantor Lenine às vésperas do show.
Música no Câmpus
Em 2017, o Música no Câmpus retorna em parceria com a Unimed e deve realizar outros dois shows – um em setembro e outro em dezembro –, com nomes ainda não confirmados. O projeto de extensão tem o objetivo valorizar e difundir a música brasileira em sua diversidade, trazendo nomes de reconhecida excelência no meio musical, promovendo a aproximação da Universidade e sociedade.
资源: Ascom UFG