Renata Mazaro

Professora do ICB irá compor Conselho Nacional

Em 27/01/16 17:47.

Renata Mazaro e Costa atuará em um dos órgãos mais relevantes ligados a atividades de pesquisa no país

Autor: Luiz Felipe Fernandes
A professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (ICB/UFG), Renata Mazaro e Costa, passou a fazer parte do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A nomeação coloca a UFG em um dos conselhos mais relevantes ligados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa no país.

Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), regional Goiânia, Renata avalia que fazer parte do Concea representa, para a UFG, estar presente nas reuniões ordinárias e extraordinárias desse Conselho, trabalhando efetivamente na elaboração e na revisão das normas sobre o uso e a criação de animais de experimentação, sempre pautados no bem estar e na ética.

“Poder participar ativamente do Concea permitirá adquirir novas competências legislativas na área, assim como aplicar e fazer cumprir as resoluções e adequar a UFG às condições exigidas internacionalmente quanto ao uso e à criação de animais de experimentação”, ressalta. A professora destaca ainda a atuação da médica veterinária Ekaterina Rivera, coordenadora do biotério central do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e a tradição da UFG na área de ética em uso de animais.

O Concea é uma instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre suas competências destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino ou pesquisa científica e o estabelecimento de procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, biotérios e laboratórios de experimentação animal.
Prof Renata Mazzaro ICB
Renata Mazaro-Costa é coordenadora da Comissão de Ética no uso de animais (CEUA/UFG)

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: concea experimentação animal Destaque Última hora Instituto de Ciências Biológicas