Proag_30-10-25_03

UFG avalia primeiros meses do Programa de Apoio à Graduação

En 06/11/25 09:34 .

Iniciativa da Prograd busca fortalecer o ensino e melhorar o preenchimento de vagas

Texto: Anna Paulla Soares

Fotos: Evelyn Parreira

Na quinta-feira (30/10), ocorreu o 1º Encontro de Avaliação do Programa de Apoio à Graduação (Proag) da UFG. No auditório da Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia, docentes, coordenadores de curso e diretores de unidades acadêmicas reuniram-se com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O objetivo foi avaliar os primeiros meses do projeto, iniciado no primeiro semestre de 2025, visando fortalecer, melhorar e qualificar o programa. Clique aqui para ver o álbum de fotos.

Segundo o pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, o objetivo do programa é dar mais condições às coordenações de curso para executarem ações como promoção de integração, divulgação de seus cursos e melhoria do preenchimento de vagas.

 

Proag_30-10-25_03
TAEs da Prograd fizeram apresentação dos dados registrados nesta primeira etapa do projeto 

 

De acordo com a reitora Angelita Pereira de Lima, o Proag é um reconhecimento da importância e da prioridade das coordenações de curso para a qualidade do ensino de graduação e para a gestão da Universidade.

A reitora explicou que o programa é financiado por 1,5 milhão de reais provenientes dos custos indiretos de projetos de pesquisa captados pela UFG, não do orçamento direto do Ministério da Educação (MEC). Esta é uma decisão de gestão que visa redistribuir recursos e reduzir assimetrias entre unidades acadêmicas. A iniciativa é um projeto piloto que gera dados e pesquisa, buscando melhorar a qualidade dos serviços e ações da universidade.

Israel afirmou que a gestão atual da UFG (2022-2025), desde o início, estabeleceu como grande prioridade o fortalecimento do ensino da Universidade, sobretudo o ensino de graduação. Ele destacou a criação de cinco novos cursos, um novo câmpus e duas novas unidades acadêmicas como exemplos das conquistas desta gestão, mas ressaltou que “os resultados alcançados são fruto de um esforço coletivo, com a participação de unidades, diretores, coordenadores, professores, técnicos e estudantes”. Além disso, Israel também mencionou como a UFG alcançou a excelência acadêmica nos conceitos do MEC e foi colocada entre as melhores universidades do País.

A pró-reitora-adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, relatou que 107 dos 115 cursos da UFG aderiram ao programa e, destes, sete já executaram 100% de seu plano de trabalho proposto para o período. O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae/UFG) também participa do programa.

Proag_30-10-25_01
Angelita: programa é financiado por R$ 1,5 mi provenientes dos custos indiretos de projetos de pesquisa 

 

A expectativa é que a avaliação do Proag seja fundamental para que ele deixe de ser um piloto e se integre à estrutura de funcionamento da Universidade, com a continuidade do projeto pela nova gestão.

Na linha de frente do projeto, estão a pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, Heliny Carneiro, e as técnicas administrativas em educação (TAE) Érica Paula Silva Barbosa e Roseane da Silva Sant'ana, que atendem diretamente às demandas solicitadas pelas coordenações de curso. As três fizeram uma apresentação dos dados registrados nesta primeira etapa do projeto e, ao fim, abriram espaço para discussão entre os docentes presentes. A primeira fase do projeto se estende até junho de 2026.

Fuente: Secom UFG

Categorías: Notícias PROGRAD