UFG realiza homenagem aos servidores aposentados em 2024
Cerimônia faz parte das ações do projeto Conexão UFG para Toda a Vida
Texto: Mariana Xavier
Fotos: Júlia Barros
A Universidade Federal de Goiás (UFG), realizou, na quarta-feira (1º/10), a cerimônia em homenagem aos servidores aposentados no ano de 2024. A proposta é que a partir de agora, anualmente, seja feito uma solenidade em homenagem aos aposentados da UFG. Além do reconhecimento pelo trabalho prestado, o evento, que compõe as atividades do projeto Conexão UFG para Toda a Vida, tem o objetivo de estabelecer o vínculo dos servidores com a Universidade. Assim, homenageados receberam um crachá, de cordão dourado, que garante livre acesso às instalações da UFG. Clique aqui para ver o álbum de fotos.
Ao todo, 24 pessoas, entre técnicos administrativos em educação (TAEs) e docentes aposentados, participaram da atividade. Os homenageados receberam, também, um quadro em aquarela de autoria de Adriana Mendonça, docente da Faculdade de Artes Visuais, construído a partir de um registro fotográfico de Carlos Siqueira, fotógrafo da Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade.
O início da cerimônia foi marcado pela apresentação cultural do coral Vozes do Cerrado, do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifesgo), composto por TAEs aposentadas, e teve a mesa diretiva simbólica composta pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima; o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho; o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Sauli dos Santos Junior; o coordenador do projeto Juarez Maia; a presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg Sindicato), Geovanna Reis e o coordenador geral do Sintifesgo, Diego Siqueira.
Para o vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, a cerimônia é um marco importante na valorização dos servidores e na história da Universidade. “Tenho convicção de que começamos uma tradição, simples, mas muito importante”, disse.
Homenageados
Ana Flávia Pereira, técnica administrativa em educação da Rádio UFG, falou sobre a importância de reconhecer que o trabalho feito ao longo dos anos teve resultados na comunidade. “Precisamos ter em mente que a gente passou tanto tempo nesse lugar, conviveu tanto tempo com essas pessoas e é muito triste pensar que não ficou nada do que a gente fez, do que viveu, compartilhou, não significou nada. Nem para os colegas, nem para a instituição. E isso não é verdade”, ressaltou.
Enio Pazini, professor aposentado do curso de Engenharia Civil, tem um sentimento semelhante e vê que tudo se reflete nos esforços de quem se dedicou tanto tempo à Instituição. “Eu acho que é um gesto muito bonito. Porque a gente a gente dedica a nossa vida, o nosso tempo. Isso não quer dizer que não são prazerosos, mas o fato da gente ter esse reconhecimento por parte da UFG, isso nos enche de carinho”, comentou. Ele relembra uma situação marcante que ocorreu próximo ao período de sua aposentadoria, quando ao tentar entrar no prédio onde lecionou por tantos anos, teve seu acesso negado na catraca, devido ao crachá.
Hoje, além do crachá de cordão dourado, símbolo de anos de esforço e trabalho, Enio carrega no pescoço um novo vínculo com a Instituição: seu crachá de estudante de jornalismo. “Está sendo uma uma jornada dura, porque eu sigo com as minhas atividades de engenheiro civil das associações que eu represento. Ao mesmo tempo que tenho as minhas obrigações familiares, né? E eu tô sempre com colegas maravilhosos que me ajudam muito.”
Projeto
O Conexão UFG para Toda Vida, lançado em dezembro de 2024, é um projeto que tem por objetivo oferecer aos servidores aposentados a oportunidade de manter o vínculo com a Universidade. Para Juarez de Maia, docente aposentado da UFG e coordenador do projeto, o Conexão UFG para Toda Vida é um elo formal entre a Reitoria e os aposentados em seus aspectos culturais, científicos e sociais. “Para isso, nós estamos fazendo várias ações de formação também. Para formação de curso de capacitação, no sentido, por exemplo, de inclusão digital”, explica o professor.
Além dos cursos de capacitação, outro destaque para o projeto é a mudança da modalidade de “servidor-voluntário” para “servidor-sênior”, aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 2024, e que reconhece o trabalho desses colaboradores que, mesmo após a aposentadoria, continuam contribuindo com a Universidade.
Saiba mais
Conexão UFG aproxima Universidade dos servidores aposentados
Fuente: Secom UFG
