Conexão UFG pra a vida toda

Conexão UFG aproxima Universidade dos servidores aposentados

Em 16/12/24 12:25.

Projeto se propõe a criar ações para incentivar participação deste grupo na vida acadêmica

Texto: Carolina Melo

Fotos: Julia Barros

O vínculo entre o passado, o presente e o futuro está na essência do projeto Conexão UFG para Toda a Vida, direcionado aos aposentados da Universidade Federal de Goiás (UFG). Lançado sexta-feira (13/12), o projeto instituiu a comissão que será responsável por desenvolver e implementar ações voltadas à participação dos aposentados na vida universitária. Durante o evento, foi apresentado o novo portal do projeto, e, de forma simbólica, 20 aposentados receberam o crachá que garante livre acesso às instalações da Universidade. A partir de agora, todos os aposentados podem solicitar a carteira institucional para usufruir do benefício.

Entre as novidades, também foi apresentado o Programa Servidor Sênior, que reconhece os aposentados que exercem atividades na Universidade sem vínculo empregatício. No ambiente acadêmico, docentes aposentados que coordenam projetos, orientam alunos ou ministram aulas, assim como técnicos-administrativos aposentados que atuam em funções técnicas, administrativas, de pesquisa ou extensão, antes, eram considerados “servidores voluntários”. Agora, passam a ser denominados “servidores sênior”, conforme resolução aprovada pelo Conselho Universitário em julho de 2024.

Conexão UFG pra a vida toda

Acesse aqui o álbum de fotos

O clima da cerimônia foi de resgate e reverência da história institucional, percorrida por servidores docentes e técnico-administrativos. A apresentação cultural do Coral Vozes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), formado por professores aposentados e da ativa, abriu o evento, que teve a mesa diretiva simbólica formada pela reitora Angelita Pereira Lima, pelo vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho, o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas (Propesoas), Maurício Donizetti Pieterzack, o presidente do Adufg, Geci José Pereira da Silva, o vice-coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sintifes-GO), João Pires, e o presidente da comissão do projeto Conexão UFG, professor aposentado Juarez Ferraz de Maia.

O pró-reitor adjunto da Propessoas, Maurício Donizetti Pieterzack, destacou o novo olhar institucional sobre a aposentadoria de seus servidores. “A aposentadoria pode trazer uma nova perspectiva de pertencimento à Instituição. Muitos servidores, embora aposentados, continuam a contribuir com a UFG no ensino, na extensão, da administração”, afirmou. Com a criação do projeto, segundo o pró-reitor adjunto, “foi dado um novo desafio ao Propessoas: promover ações e atividades para trazer nossos aposentados para mais próximo da academia. Sinto como se estivesse reverenciando os antepassados da Universidade. Não é porque aposentamos que precisamos ficar longe da UFG e de seus pares”. 

 

Conexão UFG pra a vida toda

Comissão e portal

O pró-reitor adjunto Maurício Donizete apresentou a comissão do projeto Conexão UFG, formada pelo seu presidente, o professor aposentado Juarez Maia, pelo pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli dos Santos Júnior, pelo assessor especial de Relacionamento Interinstitucional, Tasso Leite, pela professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), Ruth Losada de Menezes, professora aposentada da UFG, Ana Christina Kratz, técnica-administrativa aposentada da UFG, Laura Santada, diretora da Atenção à Saúde do Servidor da UFG, Galba Cristina Bezerra França Scartezini, e pelo diretor de Articulação e Logística da  Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFG, Leandro Pinho.

A jornalista da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG, Caroline Pires, expôs aos aposentados o portal Conexão UFG para Toda Vida. “A reitora Angelita nos desafiou com esse projeto, já que, de fato, a conexão entre os aposentados e a Universidade não é rompida, muito pelo contrário. Criamos o portal, idealizado pela diretora de Publicidade da Secom, Juliana Queiroz, e trouxemos como novidade o dourado como a cor da marca da UFG. Nada melhor do que essa cor para privilegiar e honrar os aposentados da Universidade”, afirmou. De acordo com a jornalista, pelo site é possível ter informações sobre os benefícios que atendem os aposentados da UFG, como cursos de línguas, acesso aos Restaurantes Universitários (RUs) e às bibliotecas. “Tentamos fazer um site bem visual e esperamos que gostem”. Em relação à carteirinha institucional disponibilizada aos aposentados, Caroline Pires chamou a atenção para o fato de, nela, constar somente a data de ingresso do servidor. “Partimos do pressuposto de que ninguém deixa a Universidade”, afirmou.

Parceiros

O vice-coordenador do Sintifes, João Pires, e o presidente do Adufg, Geci Silva, comemoraram a iniciativa da Universidade e se colocaram à disposição para contribuir para o fortalecimento e amadurecimento do projeto. “A UFG conquistou o seu alcance nacional e internacional graças aos servidores que se dedicaram ao longo dos anos, nada mais louvável do que essa iniciativa”, afirmou João Pires. Por sua vez, o presidente da Adufg, Geci Silva, agradeceu pela concretização do projeto, que reconhece o trabalho dos servidores que passaram e alicerçaram a instituição. “Estamos falando de servidores dedicados e comprometidos, que tiveram a coragem de sair do centro da cidade e ir para a região afastada do Samambaia, de abrir cursos noturnos numa época de difíceis condições no campus, tiveram a coragem de interiorizar o ensino superior em Goiás. Não podemos deixar essas pessoas esquecidas. A Adufg se coloca à disposição para colaborar”.

Conexão UFG pra a vida toda
Evento promoveu o encontro entre o passado e o presente da UFG

Representando os técnico-administrativos aposentados, Silmara Epifânia de Castro, afirmou sobre a honra em falar no lançamento do projeto e resgatou sua história com a UFG, que, segundo ela, remonta sua infância. “Lembro de acompanhar meu pai, professor Manoel Passos, em suas aulas de Química no final dos anos 1960 no Câmpus Samambaia. Com 13 anos, aprendi a nadar no antigo Centro Esportivo, e, aos 18, ingressei na graduação ao mesmo tempo em que iniciei minha carreira como servidora. A UFG foi mais do que um local de trabalho, foi minha segunda casa”, afirmou

O presidente da comissão do Conexão UFG para a vida toda, Juarez Ferraz Maia, falou representando também os docentes aposentados. Segundo ele, o projeto, o portal direcionado aos aposentados, e o aniversário de 64 anos da UFG “são três elementos que se juntam à inclusão à vida ativa na universidade”. Professor Juarez lembrou de Colemar Natal e Silva, personalidade simbólica da criação da UFG. “Os anseios nunca estagnaram. O espírito da modernidade nos fez participar de maneira eficiente do desenvolvimento de Goiás e do Brasil”, afirmou. Ele lembrou da criação do primeiro curso de Inteligência Artificial (IA), precursor no país. “O presente e o futuro só são possíveis devido ao passado. Parabéns a reitora e sua equipe que abrem caminho para a participação e  inclusão de homens e mulheres na vida ativa da UFG”.

Gestão superior

O vice-reitor Jesiel Freitas Carvalho lembrou que a concepção do projeto Conexão UFG para a Vida Toda é resultado do amadurecimento institucional sobre a participação dos aposentados na vida acadêmica. “Apesar de jovem, 64 anos, a UFG tem distinção, talvez seja essa uma característica do próprio país, ou seja, a de conseguir dar respostas numa velocidade rápida para as demandas que aparecem”, disse. Segundo o vice-reitor, “o vigor e a pujança colocam novos e complexos desafios à universidade e, entre eles, está o de manter nossos servidores integrados à UFG, de maneira digna, como parte e tributários dessa história”, afirmou.

Conexão UFG pra a vida toda

A reitora Angelita Pereira Lima afirmou sobre a importância do lançamento do projeto nos 64 anos da UFG. “Já me emocionei muitas vezes aqui hoje. Não estamos só comemorando, estamos projetando o futuro da Universidade em direção ao seu centenário”, afirmou. “Agora, já temos as bases. Os próximos passos virão do trabalho da comissão do Conexão UFG. Queremos chegar a um ponto em que o dia da aposentadoria não seja de despedida, mas de ingresso à universidade sob outras condições”.

Saiba mais

Conexão UFG aproxima Universidade dos servidores aposentados

Lançado o programa Internacionalização em Casa

Lançada primeira etapa do Plano Diretor da UFG 2025 - 2035

Salão Nobre da Faculdade de Direito é reinaugurado nos 64 anos da UFG

Série CEI Memória traz dez depoimentos de empreendedores

Instituto Confúcio celebra 5 anos de parceria com a UFG

Museu Antropológico lança Observatório dos Povos Indígenas de GO

TV UFG comemora seus 15 anos

Segunda temporada do UFG Memória Relatos é lançada no CCUFG

Comunidade acadêmica recebe Certificado Consuni 2024

UFG divulga a programação da semana de aniversário de 64 anos

Fonte: Secom-UFG

Categorias: Notícias NOTÍCIA Propessoas Secom