
Pós UFG amplia oferta de pós-graduação stricto sensu
Ao todo, são dez programas novos ou que tiveram a ampliação para o nível de doutorado
Texto: PRPG
A abertura de cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil é realizada, inicialmente, a partir da submissão de propostas à avaliação da CAPES e da análise documental e de mérito pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) que delibera sobre as aprovações. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Unidades Acadêmicas da UFG, comemoram a aprovação de dez propostas de pós-graduação stricto sensu aprovadas pela CAPES, que contemplam tanto a criação de novos cursos quanto a ampliação de programas já existentes, com a inclusão do nível de doutorado.
Entre os novos cursos está o Mestrado Acadêmico em Engenharia de Transportes. A iniciativa atende a uma demanda crescente por qualificação na área, especialmente, no estado de Goiás, que conta atualmente com três cursos de graduação específicos em Engenharia de Transportes. A proposta visa oferecer formação técnica e científica para profissionais que desejam se aprofundar em temas ligados à mobilidade, infraestrutura e planejamento de transportes.
Além da Engenharia de Transportes, outros quatro programas também tiveram a criação de cursos de mestrado aprovados pela CAPES. São eles: Ciência da Informação que irá somar ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC); Desenvolvimento Regional da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), que somará aos PPGs de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas; Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Com essa aprovação, a unidade agora contará com quatro programas de mestrado: Administração Pública, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geociências. Música da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), que já conta com o Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena.
Paralelamente, cinco programas de pós-graduação stricto sensu da UFG já consolidados e experientes também obtiveram autorização para oferecer o nível de doutorado, ampliando as possibilidades de formação avançada na universidade. São eles:
- Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS);
- Ciências Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE);
- Direito e Políticas Públicas da Faculdade de Direito (FD);
- Ensino de História da Faculdade de História (FH);
- Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais (FCS).
- Destaca-se que os programas de Desenvolvimento Regional (mestrado), Geociências (mestrado) e Ensino de História (doutorado) estão com suas atividades acadêmicas já iniciadas. Os programas de Direito e Políticas Públicas (doutorado), Música (mestrado) e Sociologia (doutorado) foram aprovados pela CAPES, MEC e já criados na UFG. Desses, o mestrado em Música e o doutorado em Sociologia estão com editais abertos de seus processos seletivos, enquanto que o doutorado em Direito e Políticas Públicas aguarda previsão de início de atividades.
Já os cursos de Ciência da Informação (mestrado), Ciência Política e Relações Internacionais (doutorado), Ciências Contábeis (doutorado) e Engenharia de Transportes (mestrado) aguardam autorização do MEC para prosseguir no Conselho Universitário da UFG (CONSUNI), conforme previsto no trâmite legal.
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Felipe Terra Martins, a aprovação das dez APCNs é motivo de celebração. Ele destaca que alguns dos novos Programas de Pós-Graduação (PPGs) serão pioneiros, como é o caso do mestrado em Engenharia de Transportes, que será o primeiro da área na região Centro-Oeste. Além disso, o Pró-Reitor enfatiza que os programas e níveis aprovados irão fortalecer a pesquisa em importantes grandes áreas do conhecimento.
Segundo ele, “os novos programas também vêm para suprir uma carência histórica, atendendo a demandas que já vinham sendo apontadas por entidades, instituições governamentais e organizações da sociedade civil”. Martins ainda reforça que a criação e expansão dos programas de pós stricto sensu permitirá atender melhor às novas necessidades da sociedade e da própria Universidade, ampliando os campos de pesquisa e incentivando a produção científica, inclusive com publicações a nível internacional.
Essas aprovações reforçam o papel da UFG como instituição de excelência na formação de pesquisadores e no avanço da ciência no Brasil. Os novos cursos e níveis contribuirão diretamente para a produção de conhecimento, o desenvolvimento regional e a consolidação de áreas estratégicas na ciência e pesquisa, mediadas pela qualificação do corpo docente e discente da Universidade.
Clique aqui para saber mais sobre a criação do mestrado em Engenharia de Transportes.
Clique aqui para acessar o edital do Programa de Pós-Graduação em Música - nível mestrado.
Clique aqui para acessar o edital do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - nível doutorado.
Saiba mais sobre os Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Ciência Política e Relações Internacionais, Desenvolvimento Regional, Direito e Políticas Públicas, Ensino de História e Geociências.
资源: PRPG/UFG