ProPessoas lança site do PGD
Objetivo é orientar e dar publicidade ao Programa de Gestão de Desempenho
Texto: Caroline Pires
Visando dar transparência aos processos e ao fluxo de informações relativos ao Programa de Gestão de Desempenho (PGD), a Pró-reitoria de Pessoas lança o site pgd.propessoas.ufg.br. Neste domínio serão inseridos os formulários, fluxogramas e toda a documentação que servirá de subsídio para a orientar a adesão e implementação do PGD na Universidade. O material serve de apoio para todos os Agentes PGD interessados na temática. O Agente PGD é o servidor designado em cada órgão administrativo ou unidade acadêmica, que é responsável pelo contato com a ProPessoas, atuando como um multiplicador do programa.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sauli Santos, informa que o site está em construção e sendo aprimorado diariamente. “Já estão disponíveis normativas relacionadas do PGD, tanto aquelas internas a UFG e as de nível federal. A ideia é que a cada etapa do processo de implementação do primeiro ciclo, serão disponibilizados materiais de apoio para os gestores que realizarem a instituição e adesão neste primeiro momento”, explicou. Em breve, serão incluídos dados sobre as adesões, a estrutura organizacional do PGD, bem como as portarias de autorização e instituição do programa.
No dia 10 e 12 de julho, foi realizada uma reunião com os gestores da UFG para apresentar esclarecimentos e sanar dúvidas sobre o PDG. Já nos dias 17 e 19/7 foi o momento aberto para que a ProPessoas realizasse um diálogo com os responsáveis pelas unidades de execução. Novos encontros serão realizados nos próximos dias, alcançando todos os interessados no tema e proporcionando o ambiente adequado para que todo o processo se desenvolva da melhor forma possível.
O que é o PGD?
O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é um indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais. É um instrumento de gestão que muda a lógica do serviço público ao permitir a troca da folha de ponto pelo foco nas entregas das unidades e nas estratégias organizacionais. Podem participar os servidores técnico-administrativos em educação da UFG em exercício na UFG, que tenham Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) firmados.
Vale lembrar que o PGD não se trata de teletrabalho, mas sim de um programa que preza pela gestão por resultados dos trabalhos realizados, podendo ou não ser aplicado ao trabalho não presencial. A autorização para o PGD é ato discricionário da autoridade máxima do órgão/entidade e observará os critérios de oportunidade e conveniência da instituição.