PGD04.png

ProPessoas orienta gestores sobre a implementação do PGD

Em 12/07/24 13:09.

Texto: Caroline Pires

No último dia 14 de junho, o Conselho Universitário da UFG se manifestou favorável e aprovou a Resolução 264/2024, que dispõe sobre a implementação e a execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) no âmbito da Universidade Federal de Goiás. Para dar continuidade aos trabalhos para a implementação do programa, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProPessoas) está realizando uma série de encontros para esclarecer os gestores da Universidade, compartilhar instruções e sanar dúvidas sobre o tema, visando orientar as etapas de implementação. Neste primeiro momento foram convidados a participar os gestores instituidores: pró-reitores, secretários, chefia de gabinete e diretores de unidades acadêmicas, que estão sendo apresentados à proposta em profundidade, para avaliarem a possibilidade de instituição do PGD no contexto do trabalho realizado em suas unidades. Mais três encontros/módulos estão previstos para serem realizados até o dia 2 de agosto, com os gestores responsáveis por cada etapa da implementação. A expectativa é que o primeiro ciclo do programa se inicie no dia 22 de julho, com a elaboração dos Planos de Entregas e começo da execução do ciclo no dia 5 de agosto, a partir da instituição do PGD pelas pró-reitorias, secretarias, gabinete e unidades acadêmicas.

A instituição do PGD possui um caráter discricionário, e poderá ser realizada seguindo critérios de oportunidade e conveniência da administração, e somente poderão ser incluídas atividades nas quais seja possível realizar a mensuração das entregas, como projetos, atividades de suporte, assessoria, fiscalização e controle e similares. As adesões ao programa serão realizadas após a instituição pelas Unidades de Execução, e não por livre iniciativa do servidor. O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFG, Sauli dos Santos Júnior, destacou que o programa trabalha proporcionando o alinhamento dos objetivos da unidade com o planejamento estratégico, e todas as ações são desenvolvidas primando por princípios como a valorização das ações realizadas na UFG, a manutenção da qualidade dos serviços prestados, além da transparência e da observância do aspecto coletivo da organização dos trabalhos.

Ele explicou ainda que um ciclo do PGD terá duração média de três meses. “O ciclo se inicia com a elaboração do plano de entregas, e a partir desse momento os participantes irão realizar a execução dos planos de trabalho, com o acompanhamento e avaliação da chefia".

Um ciclo completo do PGD na UFG se dará em 5 etapas:
I - Elaboração do Plano de Entregas da Unidade de Execução
II - Elaboração e pactuação do Plano de Trabalho dos participantes
III - Execução e monitoramento dos Planos de Trabalho
IV - Avaliação da execução dos Planos de Trabalho
V - Avaliação da execução dos Planos de Entrega

Erica Botelho, administradora na ProPessoas, conduziu a reunião, que ocorreu de maneira híbrida (simultaneamente presencial e on-line), com os gestores. Ela apresentou que cada unidade deverá designar um servidor, que será um agente multiplicador do programa. “Essa pessoa não precisa ser necessariamente o diretor, mas um outro servidor que será o contato direto da unidade com a ProPessoas, para sanar dúvidas e auxiliar no bom andamento do programa”, apresentou. O próximo encontro de gestores será nos dias 17/7 e 19/7, podendo os convidados optar por participar em um dos dois dias, presencialmente ou de forma on-line. Serão convidados a participar os gestores das possíveis unidades de execução, vinculados às unidades que já tiverem solicitado a instituição, tais como: diretores de órgãos, coordenadores administrativos de unidades acadêmicas, dentre outros com o perfil, e, de maneira facultativa, os diretores das unidades acadêmicas, chefia de gabinete, pró-reitores e secretários.

Apresentação de experiências

Durante os encontros, gestores de unidades que aderiram ao PGD como pilotos, apresentarão as suas experiências, compartilhando os modelos adotados e os desafios enfrentados. Iniciando essa etapa do encontro, a diretora da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), Andrea Lucena, afirmou que na unidade acadêmica a experiência foi importante e mudou a maneira como o trabalho dos técnico-administrativos é acompanhado. “A partir de agora o foco não é mais na atividade realizada em si, mas sim na entrega de produtos”. Durante o projeto piloto a FACE realizou o mapeamento dos processos acadêmicos e neste momento trabalha também no mapeamento dos processos administrativos. “O fato de nós termos uma valorização do planejamento estratégico da FACE, fez com que a mudança de cultura trazida pelo PGD possibilitasse um novo horizonte”, afirmou.

O que é PGD?

O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é um indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público, com foco na vinculação entre o trabalho dos participantes, as entregas das unidades e as estratégias organizacionais. É um instrumento de gestão que muda a lógica do serviço público ao permitir a troca da folha de ponto pelo foco nas entregas das unidades e nas estratégias organizacionais. Podem participar os servidores técnico-administrativos em educação da UFG em exercício na UFG, que tenham Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) firmados.

Vale lembrar que o PGD não se trata de teletrabalho, mas sim de um programa que preza pela gestão por resultados dos trabalhos realizados, podendo ou não ser aplicado ao trabalho não presencial. A autorização para o PGD é ato discricionário da autoridade máxima do órgão/entidade e observará os critérios de oportunidade e conveniência da instituição.

PGD04.png

PGD: indutor de melhoria do desempenho institucional no serviço público

PGD03.png

Próximos encontros serão realizados dias 17/7 e 19/7