
Gratidão e novas expectativas marcam último dia do 20º Conpeex
Evento alcançou recorde de público e promete seguir se superando nos próximos anos
Texto: Caroline Pires
Fotos: Evelyn Parreira
Após três dias intensos, de muitas atividades e trabalhos voltados para engrandecer ainda mais a Ciência, foi encerrada hoje, 24/11, a 20ª edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex/UFG). O evento fica marcado na história da universidade como o maior Conpeex desses vinte anos, com 9.606 inscritos e 2.036 trabalhos apresentados, em mais de 23 modalidades diferentes. Alcançando um público que passou desde estudantes do ensino fundamental da rede pública até pós-graduandos de dentro e fora da UFG, o Conpeex recebeu mais de 11 mil pessoas em suas atividades. Seguindo o tema da Semana da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que e esse ano foi “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, o congresso aboliu a apresentação de pôsteres impressos e os trabalhos foram apresentados em televisões instaladas no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, que este ano reuniu todas as atividades do congresso.
Encerramento do Conpeex recebeu uma chuva de balões em comemoração aos seus 20 anos
Gratidão. Foi com essa palavra que a pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro, agradeceu a todos os colaboradores que tornaram o evento possível. Segundo ela, o sucesso obtido é resultado de um trabalho integrado entre as pró-reitorias e secretarias da universidade, além das Unidades Acadêmicas, patrocinadores e apoiadores, que se empenharam para que o novo modelo de realização do Conpeex obtivesse êxito. "Posso afirmar com convicção que absolutamente todas as áreas da universidade colaboraram e participaram ativamente para que esse evento pudesse acontecer", ressaltou. Os números do evento foram apresentados em um vídeo, durante a cerimônia de encerramento, e quantificam o alcance do Conpeex, que contou ainda com o trabalho voluntário de 68 monitores, 237 avaliadores de trabalhos e conseguiu coletar 76 bolsas de sangue para o Hemocentro. "Já estamos com novas ideias e iniciamos o planejamento para o Conpeex de 2024", concluiu a pró-reitora.
"Durante o Conpeex a universidade conhece a si mesma e se dá a conhecer por toda a sociedade", afirmou a reitora Angelita Pereira de Lima
Defendendo a importância de se ousar para obter sucesso e transformação, o vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, considerou que a integração e a interação devem ser as grandes marcas do evento. "Em todos os níveis formativos e áreas do conhecimento, o Conpeex é um retrato do que a universidade pública é capaz de promover e impactar em nossa sociedade", afirmou.
Agradecendo a presença do reitor da UFG por três mandatos, Edward Madureira Brasil, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima defendeu que o número de participantes foi impressionante, mas que não representa um patamar impossível de ser superado. "Acredito que esse Conpeex é um ponto de partida para que se alcance ainda mais impacto nos próximos anos. Pujante e integrador, esse congresso se consolidou e mostra sua força", considerou a reitora. Analisando o público presente e o envolvimento da gestão da universidade, bem como do seu quadro docente e técnico-administrativos, Angelita Lima pontuou que o evento já foi realizado ao longo de diversos reitorados, sempre de maneira coesa e comprometida. "Todos os anos o Conpeex é um marco porque possibilita que a universidade conheça a si mesma e também que a comunidade possa se aproximar e participar do que é produzido aqui", frisou.
"Gratidão resume esse momento de celebração", frisou a pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro
Ao final da cerimônia de encerramento, os participantes foram convidados a cantar o "parabéns à você" e, em seguida, a aproveitar o bolo de aniversário que foi servido na área externa do Centro de Eventos da UFG. Uma chuva de balões e uma apresentação da Banda Pequi, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG) coroaram a programação do dia, deixando todos com um gostinho de quero mais e expectativas para 2024.
Apoios
Luana Ribeiro lembrou que um evento desta envergadura só é possível graças ao empenho de dezenas de pessoas que colaboram para a sua organização. "Quero agradecer o empenho e compromisso de toda a equipe do gabinete da Proec e da Execult, além da participação dos órgãos vinculados à Proec: Centro Cultural UFG, Casa de Projetos Sociais e Centro de Eventos da UFG, espaço anfitrião", frisou.
Além do trabalho e empenho das pró-reitorias finalísticas da UFG e das secretarias, a organização do evento manifestou agradecimento pelo apoio das entidades que tornaram o 20º Conpeex possível: Secretaria de Estado da Retomada (SER), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Sindicato dos Trabalhadores Técnico Administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo), Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), Saneago, Aqualis Soluções em Higiene, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Hemocentro Estadual e Instituto Verbena.
Veja como foi o Conpeex
Está aberto o maior Conpeex já realizado na UFG
20º Conpeex segue a todo vapor
Espaço Saúde leva atendimento e informação durante o 20º Conpeex
Milhares de estudantes da UFG compartilham suas pesquisas
Ciência como estratégia para a inclusão
Maior Conpeex de todos os tempos celebra a Ciência e a Tecnologia
Foi servido bolo de aniversário do Conpeex aos participantes do encerramento
Banda Pequi animou a confraternização ao final da cerimônia
Vice-reitor da UFG, Jesiel Freitas Carvalho, reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima e pró-reitora de extensão e cultura, Luana Ribeiro
Conpeex será realizado novamente no segundo semestre de 2024
Categories: Notícias Noticias 20 Conpeex