Maior Conpeex de todos os tempos celebra a Ciência e a Tecnologia
20ª edição do evento terá mais de 6.700 participantes e 2.200 trabalhos apresentados
Texto: Caroline Pires
Com mais de 6.700 inscritos, que apresentarão mais de 2.200 trabalhos científicos, a Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza a 20ª, e maior edição, do seu Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conpeex). Aberto a toda a comunidade, o evento é uma oportunidade única para experienciar a ciência e a tecnologia aplicada a trabalhos das mais diversas áreas de conhecimento. De 22 a 24 de novembro, o Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, receberá os visitantes para as atividades do evento, que segue em consonância Semana da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e esse ano será “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. A grande novidade deste ano é que não é necessário que o participante que apresente trabalho imprima o seu banner, já que as apresentações serão feitas em televisões.
A pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Adriana Régia Marques de Souza, destaca que o evento visa contribuir para avanços científicos e tecnológicos. “Queremos incentivar a troca de experiência nos diversos campos, visando promover um intercâmbio científico e cultural entre os participantes”, afirmou. A programação geral conta com palestras e seminários, simpósios temáticos, além de atividades artísticas e culturais.
As boas-vindas aos participantes serão dadas pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ex-ministro da Educação e professor de Ética e Filosofia Política da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, no dia 22/11, às 14h30.
No dia 24/11, às 10h, a Escola de Agronomia receberá, como parte da programação do projeto Virada Ambiental 2023, o plantio de árvores visando a neutralização do carbono produzido durante os três dias do evento. “Estamos trabalhando para que o evento seja impactante na vida de todos os participantes, mas que zele pelo meio ambiente, por isso, inclusive, o nosso cuidado para reduzir ao máximo as impressões de material gráfico, além de outras atitudes que visem o cuidado ambiental”, destacou Adriana Souza.
Já o encerramento do evento, no dia 24/11 às 16h, será com Aldo José Gorgatti Zarbin, que é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ex-presidente da Sociedade Brasileira de Química, e professor de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Doe sangue no Conpeex
Durante o evento a unidade móvel do Hemocentro está estacionada ao lado do Centro de Eventos da UFG à disposição da comunidade universitária que queira realizar a doação de sangue. Para colaborar, é necessário apresentar documento original com foto, ter de 16 a 69 anos e apresentar boas condições de saúde. É necessário ainda estar descansado e não ter se alimentado com comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação.
Durante o Conpeex o visitante terá ainda a oportunidade de colocar o calendário vacinal em dia. Caso o participante opte por se vacinar e por doar sangue, os profissionais de saúde recomendam que, primeiro seja feita a doação de sangue e somente depois seja vacinado.
O que é o Conpeex?
O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) é o principal evento acadêmico anual da Universidade Federal de Goiás (UFG), cuja primeira edição ocorreu em 2004. O objetivo do evento é divulgar a produção acadêmico-científico-cultural, envolvendo estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa.
A força da extensão universitária
A universidade pública é muito mais do que estudantes em salas de aula. A extensão universitária é uma das estruturas que compõem o tripé da UFG, juntamente com o ensino e a pesquisa. É por meio dessa vertente que toda a comunidade acadêmica é desafiada a estabelecer o diálogo com a sociedade, levando o que é produzido aqui, mas também fomentando o intercâmbio de saberes, que tornam uma instituição pública de ensino um dos exemplares mais valiosos de transformação social.
O impacto da extensão universitária na UFG pode ser traduzida em números. Graças a ações de extensão, a UFG está presente hoje em 25 estados brasileiros e 261 municípios. Desde 2017 foram realizadas mais de 13 mil ações de extensão. Atualmente estão em andamento 1.998 ações de extensão coordenadas pela UFG.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Luana Ribeiro, lembra que a UFG tem como missão produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, formando profissionais e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. “A Proec existe justamente para promover, coordenar e fortalecer as ações de extensão e cultura, desenvolvendo ações, integradas ao ensino e à pesquisa, com e para a sociedade”, destacou.
Fonte: Secom/UFG