cnpq edital 69 2022 CAPA

UFG recebe parecer favorável do CNPq para novas bolsas de pós

On 03/03/23 16:40 .

11 PPG serão beneficiados com recursos que vão direto para a execução do projeto 

cnpq edital 69 2022

A Universidade Federal de Goiás (UFG) enviou uma proposta institucional para a Chamada CNPq Nº 69/2022, que trata do Programa Institucional de Bolsas de Pós-graduação (PIBPG), e obteve parece favorável da fundação. Estão previstas até 10 bolsas de mestrado e 10 de doutorado para a execução do projeto, que totalizam R$ 1.605.120,00, sem considerar o aumento dos valores das bolsas. De acordo o pró-reitor de Pós-Graduação da UFG, Felipe Terra, a chamada do CNPq é um modelo institucional de fomento à pós-graduação através de bolsas de mestrado e de doutorado diretas para a execução de um projeto de pesquisa. O diferencial do PIBPG para as bolsas do CNPq e as demais da Capes é que as bolsas não ficam alocadas no programa de pós-graduação (PPG). Nesse caso, elas são específicas para a execução de um projeto institucional interdisciplinar envolvendo vários programas e integrando as atividades e a formação nesse PPG.

Na UFG, são 11 PPG envolvidos na proposta com o tema "saúde única" (humana, animal, ambiental e urbana). "O estudo da saúde dessa forma integrada permite ter resultados mais efetivos, prevenir pandemias, desastres, zoonoses de uma forma geral, e obviamente, precisa da integração desses programas, um olhar, uma abordagem dos vários aspectos, não só biológicos, mas químicos, físicos, antropológicos, urbanos." Os PPG que integram o projeto são: Ciências Ambientais, Ciência Animal, Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Ciências Biológicas, Genética e Biologia Molecular, Química, Física, Geografia, Projeto e Cidade, Antropologia Social. O projeto em Saúde Única pretende gerar conhecimentos em setores estratégicos, que contribuam para os objetivos da agenda da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e que visam ampliar os conhecimentos interdisciplinares em áreas relacionadas à saúde humana, animal, ambiental e urbana.

Este projeto institucional em Saúde Única foi concebido com base no PDI 2023-2027 da UFG, que define, como pilares e políticas norteadoras para a Pós-Graduação Stricto Sensu, “o compromisso com a formação de recursos humanos altamente qualificados nos níveis de mestrado e doutorado, capacitando-os para atuação na docência, na pesquisa e no desenvolvimento de estratégias inovadoras que beneficiem a sociedade por meio do conhecimento científico, artístico e tecnológico” e “a capacidade de prover respostas e soluções para os desafios e anseios da sociedade através do desenvolvimento de pesquisas, inovações e da formação de recursos humanos qualificados, responsiva às realidades atuais por estarem sempre na fronteira do conhecimento”.

Ao todo, 148 propostas foram submetidas neste edital, com 69 pareceres favoráveis. "Essa aprovação mostra a força da nossa Universidade e dessa proposta interdisciplinar, integradora, inovadora, e que tem um impacto relevante na saúde de seres humanos e animais. Vale destacar que, na avaliação do projeto da UFG, o critério plano de divulgação científica alcançou a nota máxima, o que chamou a atenção porque envolve essa comunicação assertiva dos resultados do projeto para a sociedade, através dessas bolsas. Levar o conhecimento à sociedade e aplicar esse conhecimento tem impacto na própria execução do projeto", explica Felipe.

Divulgação científica

Entre outros quesitos, o acompanhamento e a avaliação do desenvolvimento da proposta institucional da UFG serão aferidos pela participação e apresentação de trabalhos em congressos e simpósios temáticos e, principalmente, por meio da publicação de artigos em periódicos científicos especializados internacionais de alto impacto, em consonância com as estratégias e esforços para uma maior internacionalização da pós-graduação na UFG, por meio da geração de patentes, novas empresas, inovações tecnológicas, políticas públicas e outros benefícios e soluções para a sociedade.

Para a divulgação voltada ao público em geral, serão elaborados materiais com linguagem acessível que serão divulgados (na forma de posts, lives, stories) em redes sociais e canais audiovisuais (ex., youtube) dos PPGs integrantes da proposta e da UFG, incluindo a TV UFG, um canal televisivo aberto com ampla programação educativa e cultural. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação conta com uma Coordenação de Comunicação com três bolsistas e dois servidores docentes, todos/as da área de Comunicação e Informação, que será responsável pelas atividades de divulgação junto aos PPG e suas secretarias, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom) da UFG.

Outras atividades de divulgação científica serão: elaboração de identidade única do projeto, realização de palestras e cursos para proprietários rurais, palestras para estudantes da educação básica, elaboração de vídeos, entrevistas, confecção de ebooks, lista/inventário de microrganismos potencialmente ou reconhecidamente patogênicos presentes nos ambientes/hospedeiros estudados, entre outros. Atenção será dada aos formadores de opinião: (a) docentes e (b) gestores municipais e estaduais de meio ambiente, infraestrutura, saúde e agropecuária. Para estes dois grupos serão ministradas palestras, oficinas de capacitação, cursos, além de materiais impressos específicos e da preparação de relatórios técnico-científicos.

A união dos PPG em torno da divulgação e disseminação científica será feita com a criação de um planejamento estratégico de comunicação comum e apresentação das atividades a serem desenvolvidas. Todos os PPG, bem como a maior parte dos laboratórios de pesquisa, possuem sites e redes sociais disponíveis em português e inglês, que serão utilizados para divulgação e disseminação de conhecimentos. Também serão ofertadas oficinas de capacitação técnica para servidores do munícipio, estado e federação, instituições de ensino e membros da comunidade com intuito de transferir conhecimento e avançar na relação academia-sociedade.

 

Source: Secom e PRPG

Categories: Notícias PRPG