Cerimônia homenageia medalhistas da Omeg 2025
50 Estudantes, 19 professores e três escolas receberam prêmios por desempenho nesta edição
50 Estudantes, 19 professores e três escolas receberam prêmios por desempenho nesta edição
Mais de 100 mil estudantes passaram pelo CL ao longo destas três décadas
15 anos foram comemorados com homenagens, música e planos para continuar provendo a Arte
Lançamento dos episódios de 2025 faz parte da programação dos 65 anos da Universidade
30 ex-estudantes foram homenageados por se destacarem em suas áreas de atuação
Ceagrif é inaugurado pronto para ser referência no desenvolvimento de tecnologias
Votação foi iniciada às 8h do dia 25/11 e terminou às 9h de 27/11; mandato é de dois anos
Maria do Rosário Cassimiro geriu a UFG entre 1982 e 1986
Há tecnologia para resolver problemas, mas decisões econômicas e políticas ainda são obstáculos
Equipamentos de ponta e domínio técnico colocam a universidade entre os principais centros do mundo na área
Financiamento insuficiente e mecanismos de restrição trazem sérios desafios a manutenção das instituições
Dois trabalhos do Serviço de Otorrinolaringologia foram publicados na revista Journal of Voice, principal publicação do mundo em medicina e pesquisa da voz
Novidade foi anunciada no 1º Encontro de Computação Científica de Goiás, realizado pelo LAMCAD
30% mais ricos da população global geram mais de 70% dos impactos ambientais dos sistemas alimentares
Compô também promove discussões sobre lixo e aterros sanitários
Estudo realizado no âmbito do projeto MICROMar detalha poluição por partículas plásticas ao longo de toda a costa brasileira
Estudantes de Design de Moda da UFG desfilaram suas criações em um baile de gala
V Colóquio Internacional Espaço e Economia foi realizado no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG
Obra é resultado de pesquisa da professora Vanessa Dalla Déa (Fefd/UFG) e lança luz sobre a maternidade atípica

A terceira edição do Concerto de Câmara & Masterclasses chega ao público goiano no dia 11/12, no Centro Cultural UFG, celebrando a força da música de câmara e a excelência da formação artística em Goiânia. A programação inclui uma palestra introdutória, às 19h30, ministrada pela professora Gyovana Carneiro, seguida do concerto às 20h, com entrada totalmente gratuita.
Nesta edição, o público terá a oportunidade de ouvir um refinado duo de viola e piano, formado por Gabriel Marin (viola) e Ana Flávia Frazão (piano), músicos de destaque no cenário nacional e internacional. Os artistas lançaram recentemente o álbum “Impressions”, pela Azul Music, explorando um repertório que dialoga com o lirismo do romantismo russo e europeu e as sutilezas da música contemporânea brasileira.
O concerto integra uma importante proposta pedagógica: no dia 10/12, às 14h, serão realizadas masterclasses com Gabriel Marin e Ana Flávia Frazão, no Teatro Teatro Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça - Emac – Câmpus Samambaia, com participação especial dos alunos do projeto Cajuzinhos do Cerrado, reafirmando o compromisso do projeto com a formação de jovens músicos.
Gabriel Marin – viola
Com carreira consolidada no Brasil e no exterior, Gabriel Marin atuou como primeira viola solo em importantes orquestras brasileiras, como a OSB (RJ), a OSM (SP) e a OSUSP (SP). Foi laureado com o Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão (2004), e colaborou com nomes de destaque internacional, como Gustavo Dudamel e Yo-Yo Ma, na Orquestra Jovem das Américas. Sua trajetória inclui passagens pela Orquestra Sinfônica de Odense (Dinamarca) e apresentações em palcos europeus de prestígio. Formado com mestres como Renato Bandel, Rafaell Altino, Nobuko Imai e Roberto Diaz, Marin é fundador do Quarteto Raga – com apresentações no Brasil, Alemanha e Tunísia – e integra atualmente o Quarteto Carlos Gomes, vencedor do Prêmio BRAVO de Melhor Gravação Erudita (2018). Atua ainda como professor no Instituto Baccarelli e no Encontro Campestre de Violas.
Ana Flávia Frazão – piano
Descrita pelo jornal alemão Badische Neueste Nachrichten como uma pianista de “interpretação com uma mágica secreta”, Ana Flávia Frazão possui sólida carreira internacional. Nascida em Goiânia, graduou-se na UFG e seguiu para a Alemanha, onde concluiu mestrado e doutorado com distinção pela Escola Superior de Música de Karlsruhe. Apresentou-se na Itália, Alemanha, Croácia, Japão, Estados Unidos e diversas cidades brasileiras. É Professora Associada da EMAC/UFG, onde leciona piano e música de câmara desde 2004, atuando ainda como diretora artística de importantes projetos da cidade, como Concertos na Cidade, Concertos UFG, Concertos Unimed e o Simpósio Internacional da Performance. Reconhecida como intérprete e educadora, ministra masterclasses regularmente no Brasil e no exterior.

O Centro Cultural UFG celebra seus 15 anos com a exposição "O volume da chuva é que decifra o dilúvio: diálogos contemporâneos no acervo CCUFG", com curadoria de Paulo Duarte-Feitoza. O título da mostra parte de um verso do poema Vaga litúrgica, do goiano Pio Vargas, para pensar a construção da memória institucional como processo de acúmulo, cuidado e transformação, tal como a chuva cujos pequenos volumes anunciam o dilúvio.
A exposição reúne trinta artistas e propõe ativar o acervo do CCUFG – um dos mais importantes patrimônios de arte contemporânea de Goiás – por meio de diálogos entre obras do acervo e produções inéditas. Seis artistas que ainda não integram a coleção foram especialmente convidados a escolher uma obra do acervo e, a partir dessa relação, criar um novo trabalho. As obras resultantes serão doadas ao Centro Cultural UFG, ampliando e diversificando o acervo público da Universidade.
Os artistas convidados são Adriana Mendonça, Benedito Ferreira, Emilliano Freitas, Fernanda Adamski, Genor Sales e Odinaldo Costa. Cada um dialoga respectivamente com Ana Maria Pacheco, Humberto Espíndola, Beatriz Milhazes, Octo Marques, Dalton Paula e RAVA, instaurando encontros entre distintas temporalidades, linguagens e trajetórias artísticas.
Ao lado desses diálogos comissionados, integram a exposição obras de Anahy Jorge, Angelo Venosa, Carlos Sena, Chantal DuPont, Cildo Meireles, Eduardo Berliner, Enauro de Castro, Evandro Soares, Glayson Arcanjo, Helô Sanvoy, Juliano Moraes, Leda Catunda, Luiz Mauro, Marcelo Solá, Paulo Veiga Jordão, Selma Parreira, Tomie Ohtake e Yara Pina. O conjunto reafirma a força e a diversidade das produções reunidas ao longo dos quinze anos do CCUFG como espaço público de cultura, pesquisa e formação artística.



Após oito anos sem realizar uma exposição individual, o artista plástico Tolentino abre em dezembro, na Galeria de Vidro do Centro Cultural da UFG (CCUFG), a mostra individual “Arquétipos”. Para esse trabalho, o artista criou 15 pinturas inéditas em acrílico sobre tela, que refletem alguns padrões de comportamento associados a personagens que possuem um grande poder de influenciar outras pessoas.
Os arquétipos são modelos ou personagens que representam qualidades ou ações humanas, que encontram ecos na psicologia junguiana, bem como na filosofia antiga, na mitologia grega e em histórias, contos de fadas e lendas de diferentes culturas ao redor do mundo.

Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com mais de 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade Ocidental e Cidade de Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590