
Nota de falecimento
Maria Mitsuko Okuda era docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
Maria Mitsuko Okuda era docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás
Rubens Otoni retorna à unidade da UFG depois de mais de um ano e verifica avanços na infraestrutura
Presidente da República incentivou estudantes a levar a educação política para as periferias
Nomes dos estudantes da UFPA foram lembrados durante todo o evento
UFG manifesta pesar pelo acidente com mortes envolvendo estudantes da UFPA
Apenas 1,4% dos brasileiros doa sangue e esse número costuma se reduzir nas férias
Novidade diversifica e amplia possibilidades de entrada nos cursos de graduação da Instituição
Universidade marca presença na Feira do Livro do município e realiza ação de acolhimento
Iniciativa conjunta com ICMBio e WWF desenvolve métodos de avaliação a partir de dados do Programa Monitora
Resposta do Planalto ao tarifaço pode resultar em benefícios para a população brasileira
Equipes percorreram a Bacia do Médio Tocantins e Paranã com apoio de drones e sensoriamento remoto
Cerise-UFG usa redes de comunicação e IA para propor soluções para Estado, mercado e sociedade
Pequi Mecânico participará da RoboCup, que será realizada em Salvador
Crescimento econômico e oportunidades de trabalho impulsionam chegada de brasileiros de outras regiões e de estrangeiros
População precisa estar organizada para defender um projeto sanitário digno, com financiamento adequado e valorização dos trabalhadores
Nova geração de novelas, como Beleza Fatal, adapta o melodrama para o consumo sob demanda
Estudo da UFG avaliou comportamento do herbicida atrazina em ambientes aquáticos
Secretaria de Inclusão da UFG promove quarta edição do evento com ações e debate sobre racismo e bullying
Estudo com participação da UFG e publicado na Science revela relação consistente entre energia ambiental e biodiversidade de vertebrados terrestres
No próximo dia 04 de agosto (segunda-feira), às 14h, a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) realiza a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico do segundo semestre de 2025 da UFG. Com o tema “Dificuldades de aprendizagem no ensino superior”, o encontro contará com a participação da professora Suzana dos Santos Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O evento ocorrerá no auditório da biblioteca central da UFG, no campus Samambaia.
A abertura da Semana de Planejamento contará ainda com a apresentação musical do Violonista Clássico Giacomo Copiello, um dos talentos em ascensão no cenário do violão Clássico. Esta atividade será realizada pela ADUFG no auditório do sindicato, também no dia 04/08/25, às 19 horas.
Inscrições: não são necessárias
Em breve informações para inscrição.
O II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar será realizado presencialmente entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025 na Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Instituto de Estudos Socioambientais, Goiânia/GO), e terá como tema os “Desafios da Cartografia Escolar no Brasil e no Chile”.
O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar, composta por pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE), associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geografia (LEPEG/IESA/UFG), e atuantes em diversas universidades brasileiras e chilenas.
O seminário será um importante espaço de debates e divulgação científica de pesquisas sobre Cartografia Escolar, em especial os resultados da pesquisa coletiva sobre a disciplina Cartografia Escolar nos cursos de formação de professores de Geografia no Brasil e no Chile. O evento reunirá pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e estudantes de ambos os países.
As inscrições no evento poderão ser realizadas no período de 5 de maio e 13 de agosto de 2025, via formulário disponível no site do evento.
Dentre as atividades que compõem a programação do evento estão mesas-redondas, atividades culturais e grupo de trabalhos que serão discutidos pesquisas e estudos voltados ao campo da Cartografia Escolar, articulados aos eixos temáticos do seminário.
Mais informações também pelo Instagram: https://www.instagram.com/p/DIhUYaXT7vg/.
Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG), localizado no Câmpus Samambaia, em Goiânia (GO), será sede do I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO). O evento, totalmente presencial, reunirá pesquisadoras(es), docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, professores da Educação Básica e demais interessados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para o ensino da disciplina.
Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG/UFG) e pelo grupo GeoPensar, o seminário tem como objetivo central promover o debate qualificado sobre os desafios e as possibilidades que a Teoria Histórico-Cultural oferece para o ensino de Geografia nos diversos âmbitos formativos. A proposta é fomentar um espaço de troca, aprofundamento e articulação entre diferentes pesquisadores que, a partir de diversas temáticas e abordagens teórico-metodológicas, vêm contribuindo para a consolidação da THC como fundamento para uma prática pedagógica significativa.
Na avaliação da professora Lana Cavalcanti, pesquisadora referência na área e uma das idealizadoras do evento, o SENATHGEO responde a uma necessidade da comunidade acadêmica: “apesar de avanços, os estudos baseados na THC ainda carecem de espaços de diálogo, sobretudo no campo do ensino de Geografia. Nesse sentido, o seminário surge como oportunidade de encontro, reflexão e articulação entre pesquisadores, docentes e estudantes que compartilham dessa abordagem teórica”, afirma.
A programação contempla mesas-redondas, minicursos, atividades culturais e grupos de trabalho. Este último tem o intuito de promover um espaço de divulgação de pesquisas e experiências docentes, fortalecendo o intercâmbio acadêmico em torno do tema central do evento.
A abertura oficial do SENATHGEO acontece no dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Maria Geralda de Almeida (IESA/UFG). A mesa de abertura contará com a presença da professora Alba Cristhiane Santana da Mata (UFG) e do professor Jader Janer Moreira Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tem como tema as “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural na pesquisa e no ensino.”
Com o desejo na consolidação de redes colaborativas entre a universidade e educação básica, o seminário reforça a ideia dos organizadores com a formação e atuação cidadã, o desenvolvimento do pensamento geográfico e a valorização do ensino como campo de produção de conhecimento.
A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/senathgeo-551821.
É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.
Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.
Submissão de trabalho
Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
Confira o edital completo.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.
Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590