O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Notícias

Ver todas

Jornal UFG

See All

Eventos

  • Cartaz_Expo_Deslocar

    Exposição "Deslocar-se na penumbra", do artista Matheus Pires

    06 Aug - 20 Sep

    Cartaz_Expo_Deslocar

    O Centro Cultural da UFG (CCUFG) recebe, a partir do dia 5 de agosto de 2025, a exposição "Deslocar-se na penumbra", primeira mostra individual do artista Matheus Pires. A exposição reúne obras produzidas entre 2019 e 2025, entre desenhos, vídeos, fotografias, objetos e instalações, resultantes de uma poética construída a partir da caminhada como método de escuta e forma de ativar o espaço.

    Graduado pela Faculdade de Artes Visuais da UFG e mestre em Artes pela Universidade de Brasília, Matheus retorna à UFG com uma pesquisa sensível que articula arte, política, paisagem e linguagem. Sua prática parte da errância e do deslocamento como gesto estético e político, explorando geografias diversas, do Setor Jaó à Sachsenhausen, de Rio Verde ao monte Ararat.

    “Essa exposição é uma caminhada sobre o risco. Sobre o que não foi dito, sobre o que custa ou mesmo não pode ser representado. Ela nos convida a andar devagar, como quem atravessa um terreno instável. Os trabalhos de Matheus se tornam imagens que tensionam símbolos, questionam o poder e friccionam discursos.”, afirma o curador Paulo Duarte-Feitoza.

    Selecionada por edital público, a exposição reafirma o compromisso do CCUFG com práticas artísticas que dialogam com a pesquisa, a extensão universitária e  as urgências do presente. Segundo Matheus Pires “O deslocamento, físico e geográfico, pode ser tomado como uma estratégia de desedentarização do pensamento, de desestabilização do ponto de vista, um modo de repensar as relações entre os elementos do mundo, em uma prática inventiva de pura atividade e imaginação política.”

    Ainda segundo o artista, em sua prática, “a experiência reiterada de atravessamento de um espaço é um método de desvelamento de suas tessituras, uma busca de um tempo da experiência que permita o acesso às suas camadas, sejam elas históricas, arquitetônicas e urbanísticas, memórias, ideológicas, cotidianas, relacionais ou simbólicas. O espaço não é dado; ele aparece quando se presentifica para nós, quando nos interroga. Ao ser extraído de sua dimensão banal, procuro respondê-lo com a formulação de novas indagações.”

    Ao ocupar as galerias do CCUFG, Deslocar-se na penumbra afirma a força da arte como forma de escuta e reinvenção do mundo. A exposição integra a programação de artes visuais do Centro Cultural da UFG, espaço público comprometido com o pensamento artístico e curatorial como forma de pesquisa, extensão e diálogo com os múltiplos territórios que atravessam a cidade e a universidade.

  • II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar

    II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar

    13 Aug - 15 Aug

    II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar

    O II Seminário Binacional da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar será realizado presencialmente entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025 na Universidade Federal de Goiás (Campus Samambaia, Instituto de Estudos Socioambientais, Goiânia/GO), e terá como tema os “Desafios da Cartografia Escolar no Brasil e no Chile”.

    O evento é uma iniciativa da Rede de Pesquisa em Cartografia Escolar, composta por pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Cartografia para Escolares (GECE), associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geografia (LEPEG/IESA/UFG), e atuantes em diversas universidades brasileiras e chilenas.

    O seminário será um importante espaço de debates e divulgação científica de pesquisas sobre Cartografia Escolar, em especial os resultados da pesquisa coletiva sobre a disciplina Cartografia Escolar nos cursos de formação de professores de Geografia no Brasil e no Chile. O evento reunirá pesquisadoras, pesquisadores, professoras, professores e estudantes de ambos os países.

    As inscrições no evento poderão ser realizadas no período de 5 de maio e 13 de agosto de 2025, via formulário disponível no site do evento.

    Dentre as atividades que compõem a programação do evento estão mesas-redondas, atividades culturais e grupo de trabalhos que serão discutidos pesquisas e estudos voltados ao campo da Cartografia Escolar, articulados aos eixos temáticos do seminário.

    Mais informações também pelo Instagram: https://www.instagram.com/p/DIhUYaXT7vg/.

     

  • I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO)

    I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO)

    20 Aug - 22 Aug

    I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO)

    Entre os dias 20 e 22 de agosto de 2025, o Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (Iesa/UFG), localizado no Câmpus Samambaia, em Goiânia (GO), será sede do I Seminário Nacional de Pesquisadores de Ensino de Geografia e Teoria Histórico-Cultural (SENATHGEO). O evento, totalmente presencial, reunirá pesquisadoras(es), docentes, estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, professores da Educação Básica e demais interessados nas contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) para o ensino da disciplina.

    Organizado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG/UFG) e pelo grupo GeoPensar, o seminário tem como objetivo central promover o debate qualificado sobre os desafios e as possibilidades que a Teoria Histórico-Cultural oferece para o ensino de Geografia nos diversos âmbitos formativos. A proposta é fomentar um espaço de troca, aprofundamento e articulação entre diferentes pesquisadores que, a partir de diversas temáticas e abordagens teórico-metodológicas, vêm contribuindo para a consolidação da THC como fundamento para uma prática pedagógica significativa.

    Na avaliação da professora Lana Cavalcanti, pesquisadora referência na área e uma das idealizadoras do evento, o SENATHGEO responde a uma necessidade da comunidade acadêmica: “apesar de avanços, os estudos baseados na THC ainda carecem de espaços de diálogo, sobretudo no campo do ensino de Geografia. Nesse sentido, o seminário surge como oportunidade de encontro, reflexão e articulação entre pesquisadores, docentes e estudantes que compartilham dessa abordagem teórica”, afirma.

    A programação contempla mesas-redondas, minicursos, atividades culturais e grupos de trabalho. Este último tem o intuito de promover um espaço de divulgação de pesquisas e experiências docentes, fortalecendo o intercâmbio acadêmico em torno do tema central do evento.

    A abertura oficial do SENATHGEO acontece no dia 20 de agosto, às 19h, no Auditório Maria Geralda de Almeida (IESA/UFG). A mesa de abertura contará com a presença da professora Alba Cristhiane Santana da Mata (UFG) e do professor Jader Janer Moreira Lopes (Universidade Federal de Juiz de Fora), e tem como tema as “Contribuições da Teoria Histórico-Cultural na pesquisa e no ensino.”

    Com o desejo na consolidação de redes colaborativas entre a universidade e educação básica, o seminário reforça a ideia dos organizadores com a formação e atuação cidadã, o desenvolvimento do pensamento geográfico e a valorização do ensino como campo de produção de conhecimento.

    A programação completa e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/senathgeo-551821.

     

  • Ciência em Rede

    Evento debate popularização da ciência no cenário digital

    04 Sep

    Estão abertas as inscrições para o evento "Ciência em Rede: desafios e estratégias para a divulgação científica no mundo digital", que acontecerá no dia 4 de setembro, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia. É uma realização do projeto de extensão Ciência Na Real, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom) e com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: https://cienciaemrede.plateia.ufg.br/. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificados.

    A programação começará às 9h, com o painel "Divulgação Científica, Desinformação e Cenário Digital – Desafios e Oportunidades", que terá a participação de Andreia Juliana Caldeira (UEG/SBPC-GO), Ana Carolina Monari (Unicamp) e Guilhermo Vilas Boas (CNPq). Na parte da tarde, a partir das 13h, ocorrerá o workshop "Planos de divulgação científica e estratégias digitais", ministrado por Luiz Felipe Fernandes (Secom/UFG) e Caio Rabelo (Lapig/UFG).

    De acordo com a professora Luciane Agnez (FIC/UFG), coordenadora da ação, tornar a ciência acessível se tornou ainda mais urgente e desafiador com as transformações digitais. "O 'Ciência em Rede' propõe um espaço de debate sobre esses desafios. A programação inclui reflexões sobre estratégias de alcance, o uso de redes sociais e tecnologias digitais, e o combate à desinformação, fortalecendo a interface entre ciência, comunicação e tecnologia", afirma.

    Além disso, a crescente exigência de planos de divulgação científica em editais de fomento à pesquisa mostra a necessidade de que pesquisadores e comunicadores estejam prontos para ampliar o alcance do conhecimento, o que exige estratégias específicas, especialmente no ambiente digital, onde a comunicação é dinâmica e os públicos são diversos.

    Assim, o evento é voltado não somente para profissionais que atuam na comunicação da ciência, mas também pesquisadores de todas as áreas, estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema.

    Ciência em Rede

Ver todos

Fique Atento

  • nhanha 2025 post

    79º Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto

    20 Aug

    nhanha 2025 post

    No dia 20 de agosto de 2025, às 20h, acontece no Centro Cultural UFG o 79° Recital em Homenagem à Nhanhá do Couto. Com entrada franca, o evento contará com apresentação da pianista Ivani Venturieri.

    O recital em homenagem à Maria Angélica da Costa Brandão, carinhosamente chamada de Nhanhá do Couto, ocorre anualmente no dia 20 de agosto, data de seu nascimento em 1880. Natural de Ouro Preto, Nhanhá cresceu em um ambiente totalmente dedicado à música e ao casar-se com o goiano Manoel Luiz do Couto Brandão fixou residência na cidade de Goiás, antiga capital do estado, se tornando uma das principais incentivadoras e propulsoras da música e da cultura em Goiás.

    O ensino foi uma das suas missões mais representativas: alfabetizou adultos e crianças, viajou, dirigiu grupos escolares e fundou uma escola pianística na cidade, uma orquestra em 1914, para a sonorização das fitas exibidas pelo Cinema Luso Brasileiro e o “Clube Caravana Smart” com verdadeiras temporadas de arte dramática e música.

    Tradicionalmente, na cidade de Goiás, amigos e familiares reuniam-se na casa de D. Nhanhá para comemorar seu aniversário em forma de saraus, o que se tornou uma tradição. Ao mesmo tempo, cuidava de proporcionar toda orientação básica à sua neta Belkiss Spenziere, para que esta ingressasse no Curso de Piano da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Findo o Curso, Belkiss volta a Goiânia e realiza o grande sonho de sua avó, ao fundar (com mais quatro musicistas) e dirigir o Instituto de Música da Escola Goiana de Belas Artes, que em 1956 passa a chamar-se Conservatório Goiano de Música. Em 1960, este Conservatório integra-se às cinco unidades que viriam a constituir a Universidade Federal de Goiás, hoje Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

    Nhanhá do Couto faleceu em Goiânia em 1945, deixando sua marca na música, nas artes e nas letras, formando gerações e contribuindo pelo progresso cultural do Estado. A partir de 1946, por uma proposição do Professor Joaquim de Carvalho Ferreira, então Diretor do Departamento Estadual de Cultura, é dada continuidade a essas homenagens, completando em 2025, 79 anos ininterruptos de recitais.

    A pianista

    ivani nhanha 2025

    Ivani Filomena Venturieri, pianista goiana graduou-se na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás na classe de Glacy Antunes de Oliveira. Em seguida obteve o mestrado e o diploma de solista no renomado Mozarteum de Salzburgo, Áustria na classe do Professor Hans Leygraf. Ainda no Brasil foi vencedora de vários concursos nacionais como o Concurso Jovens Intérpretes de Piracicaba, Concurso Sul-América de Música o Concurso Jovens Intérpretes da Funarte.

    Atuou como solista da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra de Blumenau, Orquestra de Piracicaba. Finalista do Concurso Internacional de Piano em Monza na Itália e tendo-se domiciliado em Genebra na Suíça, continuou suas atividades em grande parte na Europa. Fez parte do corpo docente da Universidade de Música de Genebra como pianista chambrista de classes de vários instrumentos. Com o Trio Éleonore gravou 2 CDs e realizou várias turnês na Coréia do Sul, Brasil, França e Suíça.

    É regularmente convidada como pianista oficial de concursos internacionais como o Concurso Internacional de Genebra e o Concurso Internacional Bottesini em Crema, Itália. Atualmente se apresenta em concertos como solista com diversas orquestras, com o Quinteto de sopros da Orquestra de la Suisse Romande, com o Swiss Winds Piano Trio e em diversas formações de música de câmara. É regularmente convidada como pianista na renomada Academia Stauffer em Cremona, Itália.

    Acesse aqui o PROGRAMA do Recital.

  • CONPEEX 2025 POST

    Conpeex 2025

    04 Nov - 07 Nov

    CONPEEX 2025 POST

    É impossível estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) e não saber o que é o Conpeex, o Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada ano supera seus números. A edição 2025 promete reunir milhares de estudantes, pesquisadores e também a comunidade em geral para conhecer de perto toda a potência do que é produzido na UFG, permitindo que o impacto acadêmico se torne em transformação social. Neste ano, o Conpeex terá quatro dias de programação, e será realizado de 4 a 7 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal. O site do evento já está disponível. As inscrições já podem ser feitas a partir do dia 8 de abril.

    A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Luana Ribeiro, explicou que o tema do Conpeex segue a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano será Cultura Oceânica. “Estamos diante de um enorme desafio quanto a temática, mas animados com a possibilidade de instigar trabalhos dos mais variados, sempre com o objetivo de construir um evento diverso, inclusivo e que reflita o tamanho da UFG”, afirmou. A pró-reitora destaca que o Conpeex é um evento construído em parceria com todas as pró-reitorias e secretarias da UFG, além das unidades acadêmicas e órgãos, e que o trabalho é colaborativo e demanda o envolvimento de todos. “O Conpeex é um momento de festejar a produção científica e cultural da Universidade, convidando a comunidade a conhecer e participar do que é feito aqui. Sem dúvidas é sempre uma experiência única construir esse evento coletivamente”, concluiu.

    Em sua última edição, o Conpeex reuniu mais de 11.500 inscrições e teve 2.777 trabalhos, mobilizando uma grande estrutura e o engajamento de outras centenas de servidores e monitores para que o evento tomasse vida. A presidente da comissão científica e pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, profa. Adriana Régia Marques de Souza, destacou que “planejamos o Conpeex sempre com muita antecedência para que os estudantes tenham condições de se organizar para participar ativamente de todas as atividades”, explicou. Segundo ela, a ideia é levar para essa edição alterações exitosas da organização do último ano.

    Submissão de trabalho

    Os estudantes interessados em apresentar trabalhos em uma das 13 modalidades de inscrições poderão enviar seus trabalhos de 8/4 a 27/6. O resultado final dos trabalhos aprovados será divulgado no dia 30/9. Os trabalhos devem conter de 1.500 a 2.500 caracteres e serão avaliados por uma comissão de avaliadores, das diferentes áreas do conhecimento e selecionados por um edital. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser apresentados pessoalmente no dia do evento, por seu autor principal. Os melhores trabalhos serão premiados durante a cerimônia de encerramento do 22º Conpeex, no dia 7/11.
    Confira o edital completo.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo conpeex@ufg.br.

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 115 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG

Galeria de Fotos

Localização
CÂMPUS GOIÂNIA
CÂMPUS GOIÁS
CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA
CÂMPUS CIDADE OCIDENTAL
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás

Clique para carregar o mapa

Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO

Clique para carregar o mapa

Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.