Notícias

Ver todas

Jornal UFG

See All

Eventos

  • Conexões-Artesanato 6 a 10-12-21

    Conexões-Artesanato

    06 Dec - 10 Dec
    Para assistir ao evento, clique aqui
    O Conexões-Artesanato acontecerá de 6 a 10 de dezembro de 2021, com transmissão pelo Canal Emac do YouTube. O evento é composto por entrevistas que abordarão o tema do artesanato têxtil em suas diversas facetas: artesanato como forma de sustento, as relações entre arte e artesanato, artesanato digital, artesanato nas vestes de festas populares, dentre outros.
    Trata-se de um evento colaborativo que reúne, em sua organização, a participação de alunos, pesquisadores, professores, artistas, designers e, claro, nossa(o)s entrevistada(o)s.


    Organização:

    Rafaela Blanch Pires
    Jonathan Gurgel
    Helena Kussik
    Joana Abreu
    Vitória Costa
    Rodrigo Pereira de Sousa
    Victor Pereira

    Conexões-Artesanato 06-12-21  Conexões-Artesanato 07-12-21
     
    Conexões-Artesanato 10-12-21  Conexões-Artesanato - Congada
     
    Conexões-Artesanato - Cabocla  Conexões-Artesanato - Festa Junina
  • SNBU 2021 - 1

    XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias - SNBU

    07 Dec - 10 Dec
    Para se inscrever, clique aqui
    Visite o site do evento, clicando aqui

     

    SNBU 2021 - 1

     

     

    Sibi UFG promove XXI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias 

    O evento será realizado de 07 a 10 de dezembro de 2021, no formato 100% on-line

    O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Goiás (Sibi/UFG), sediará, pela primeira vez, uma edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), maior evento sobre bibliotecas universitárias da América Latina.

    A primeira, e única, edição do SNBU que aconteceu na Região Centro-Oeste foi a de 1981, realizada na Capes, em Brasília (DF).

    O XXI SNBU com o tema "Biblioteca Universitária: Tradição, Práticas e Inovações",  foi pensado para ser um espaço de reflexão e debate sobre a atuação das bibliotecas universitárias no contexto de mudanças e demandas constantes, buscando inovar em suas práticas, seus saberes e seu fazer sem perder sua essência e sua identidade.

    O evento será no formato 100% on-line, no período de  7 a 10 de dezembro de 2021, e trará uma programação diversificada, que contará com seminários, workshops, minicursos, oficinas, reuniões técnicas, eventos paralelos, apresentação de trabalhos, lançamentos de livros, parceria comercial, dentre outros. 

     

    Fonte: Sibi UFG 

     

  • 5ª Maet 8 a 10-12-2021

    5ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes (Maet)

    08 Dec - 10 Dec

    Para assistir às palestras do evento, clique aqui

    Acesse a programação completa aqui

    Para fazer as inscrições, gratuitas e pelo site, clique aqui

    Submissão de trabalhos: até o dia 6 de dezembro de 2021 pelo site

     

    5ª Maet 8 a 10-12-2021

     

    5ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes (Maet)

    Evento será realizado entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2021 e vai ser transmitida pelo canal do YouTube Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT

    O curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) promove a 5ª Mostra Acadêmica de Engenharia de Transportes (Maet), que será realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2021. Serão três dias de evento, transmitido pelo canal da FCT no Youtube, que tem como conteúdo programático palestras, minicursos, mesa redonda, apresentações de produções acadêmicas e visita presencial ao Terminal de Cargas do Aeroporto de Goiânia.

    Com a participação de palestrantes e profissionais renomados, o evento busca reunir profissionais de diversas áreas dos transportes, estudantes de engenharia e áreas afins, docentes, técnicos administrativos e a sociedade em geral, interessados em temáticas da engenharia de transportes, com o intuito de contribuir com a experiência profissional e perspectivas atuais dentro da área. Acesse a programação completa aqui.

    Sob a coordenação da professora Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira, professora Glenda Maria Colim Messias, professor Ronny Marcelo Aliaga Medrano, técnico de Laboratório de Infraestrutura de Transportes Lara Batista Ferreira Pereira e discentes do curso de Engenharia de Transporte da FCT/UFG, a 5ª Maet contará com diversos temas multidisciplinares, abordando os modais aeroviário, aquaviário, ferroviário e rodoviário, temáticas imprescindíveis para uma visão estratégica no campo da engenharia de transportes.

    O evento é gratuito e online, com palestras, minicursos, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Além disso, a 5ª Maet promove uma visita presencial ao Terminal de Cargas do Aeroporto de Goiânia com vagas limitadas. O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 6 de dezembro de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e haverá emissão de certificado.

    Fonte: Ascom FCT/UFG

     

Ver todos

Fique Atento

  • Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

    Goyaz 2001 + 20: Patrimônio mundial, qual humanidade?

    30 Aug - 13 Dec

    Para assistir ao evento, clique aqui

    Clique aqui para se inscrever 

    Goyaz 2001 + 20 (31-8 a 13-12-21)

     

    A data de 13 de dezembro de 2021 marca os 20 anos de conquista do título de Patrimônio Mundial, outorgado pela UNESCO à Cidade de Goiás, em cerimônia realizada na cidade de Helsinque, Finlândia. O evento, que iniciará dia 30/08/21 a 13/12/21, tem como propósito criar um espaço de reflexão e debates sobre os efeitos da patrimonialização da (e na) cidade, desde os tombamentos de imóveis isolados e do Conjunto Urbanístico do Largo do Chafariz na década de 50, ao tombamento da poligonal em 1978, até o reconhecimento pela UNESCO, em 2001, e rerratificação do tombamento, em 2004.

    Uma questão que norteia este evento é: quais os impactos de todos os reconhecimentos, em nível estadual, nacional e mundial para a cidade, em termos de melhorias das condições de vida de seus habitantes, aumento de emprego e renda, e no fluxo de pessoas e capitais? Mas além destes fatores de ordem estrutural, espera-se, sobretudo, observar como a categoria “patrimônio mundial” foi apropriada e ressignificada pelos moradores da cidade e como a partir deste processo de reflexividade alguns grupos iniciaram uma demanda por reconhecimento, identidade e pertencimento.

    Este evento visa possibilitar que o conhecimento gerado nas instituições de ensino locais e regionais (UFG Goiânia e Goiás, UEG e IFG) seja compartilhado com a (e na) Cidade de Goiás em diálogo com os moradores, as associações civis e organizações não governamentais. São dezenas de monografias, dissertações e teses, artigos científicos e livros, produzidos tanto pelas três instituições proponentes, quanto por instituições de ensino e pesquisa de outras regiões do Brasil. Além do mais, há um debate que se adensa e se complexifica na própria cidade, em vários grupos, que contribui sobremaneira para este processo de reflexividade sobre “para que servem os patrimônios?”.

    A realização do evento é uma parceria entre a UAECSA do Câmpus Goiás com o Neap (Núcleo de Estudos de Antropologia, Patrimônio, Memória e Expressões Museais) da FCS (Faculdade Ciencias Sociais) do Câmpus Goiânia.

    Mais informações sobre o evento podem ser encontradas clicando aqui.

    As dúvida podem ser enviadas para o seguinte e-mail: goyaz2001.20@gmail.com

  • Arte Ciclo de Seminário

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    16 Sep - 09 Dec

    Para assistir ao evento, clique aqui ou aqui

    Para se inscrever na palestra 1 de 16/9/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 2 de 30/9/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 3 de 14/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 4 de 28/10/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 5 de 11/11/21, clique aqui 

    Para se inscrever na palestra 6 de 25/11/21, clique aqui

    Para se inscrever na palestra 7 de 9/12/21, clique aqui 

    Arte Ciclo de Seminário

    CARTAZ PAISAGENS PTBR

    Ciclo de Seminários - Programa Paisagens de aquém e além-mar - "Ensaios sobre a paisagem: Brasil e Portugal"

    O Paisagens de aquém e além-mar é um projeto que inclui um ciclo de Seminários que nasce da vontade de promover um diálogo sobre as paisagens culturais portuguesas e brasileiras, a partir do olhar de diversos especialistas nacionais e internacionais e da experiência e vivência dos participantes brasileiros e portugueses, contribuindo para um entendimento sobre o carácter e a relação da Paisagem e Arquitetura Paisagista Portuguesa e Brasileira nos tempos de hoje, tendo como base abordagens precursoras. As paisagens de Gonçalo Ribeiro Telles e Burle Marx e o Museu da Fundação Gulbenkian e a Embaixada de Portugal em Brasília são alguns dos pontos de partida na procura daquilo que nos aproxima. O objetivo é contribuir para o entendimento sobre qual o papel da evolução desta Paisagem e da Arquitetura Paisagista para as cidades de hoje e a sua contribuição para se pensar o ordenamento dos nossos territórios e para o desenho das cidades do futuro, nos seus desafios contemporâneos, e em questões como a biodiversidade, saúde, a adaptação às alterações climáticas, bem como a promoção do património urbano-ambiental e inclusão e coesão social.
    Através de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Universidade Federal de Goiás, Rio de Janeiro e Estadual Paulista e a Universidade do Porto, através do Observatório de Paisagem da Faculdade de Ciências e o CIBIO-InBIO, a Universidade de Évora e de Lisboa. Organiza-se
    um Ciclo de Seminários e debates online, transmitidos ao público em geral pelos canais sociais da Universidade Federal de Goiás e da Universidade do Porto.
    Além do Ciclo de Seminários com 7 encontros que ocorrerão a cada 15 dias, a partir de 16 de setembro, contará com 2 exposições : Gonçalo Ribeiro Telles e Rosa Grena Kliass. Esta proposta e demais ações relacionadas se configuram como eventos paralelos do 27o Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela UIA.

    Objetivo: o ciclo de seminários pretende fomentar o debate sobre o diálogo entre Portugal e Brasil sobre a
    Arquitetura Paisagista.

    Estrutura: o Seminário está estruturado em sete temas. Cada tema reunirá especialistas das diferentes universidades, além de outros convidados, que se apresentarão em módulos.

    Formato do seminário: on-line, por módulos, através da plataforma Streamyard, disponibilizado no youtube Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade do Porto.

    Duração de cada módulo: 1h30 (em média 4 palestrantes e no final debate)

    Período: 16 de setembro a 9 de dezembro de 2021 (a cada 15 dias às 18h-hora de Portugal), com um total de 15 módulos.

    Forma de participação: evento gratuito com inscrição via Sympla.

    Contatos: https://www.fc.up.pt/paam/ | @paisagensdeaquemealemmar| ciclopaisagensptbr@gmail.com

  • Coloquio PRPG 7-12-21

    III Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graudação na UFG

    07 Dec - 09 Dec

    Clique aqui para se inscrever no evento

    Coloquio PRPG 7-12-21

     

    PRPG realiza III Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graudação na UFG

    Evento abordará perspectivas sobre a avaliação e tendências do Sistema Nacional de Pós-Graduação

    Em meio à tempos desafiadores para a ciência no Brasil, o III Colóquio de Avaliação do Sistema de Pós-Graudação na UFG, que ocorre de 7 a 9 de dezembro de 2001, é uma oportunidade para refletir, analisar e traçar novos caminhos para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), ao lado de convidados especialistas em avaliação e gestão do universo stricto e lato sensu.

    “Se tem uma coisa que me orgulho é do Sistema Nacional de Pós-Graduação do Brasil que foi construído ao longo dos últimos 60 anos. É um Sistema robusto, reconhecido e respeitado internacionalmente”, reforça o titular da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), Laerte Ferreira, ao apontar a necessidade urgente de se pensar o futuro do SNPG e discutir as diretrizes do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

    Além das perspectivas avaliativas sobre a pós-graduação, o evento abordará questões que há tempos movimentam reflexões nas universidades, como as ações afirmativas. Entre as temáticas que serão tratadas está o ingresso e permanência de negros, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas transexuais nos cursos de pós-graduação. Reflexões sobre ações afirmativas no contexto das maternidades plurais e das comissões de heteroidentificação também estarão em pauta.

    Programação

    Para enriquecer a programação, a PRPG convidou professores e lideranças científicas de renome no cenário científico nacional e internacional, com ênfase para a participação do professor Francisco César de Sá Barreto, que presidiu o PNPG 2005 - 2010, da professora e ex-diretora de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Concepta Margaret McManus Pimentel (Connie McManus), da presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Flávia Calé, e do presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Carlos Henrique Carvalho.

    Além dessas personalidades, marcarão presença no colóquio os coordenadores de Área da Capes Marcelo Rosa (Sociologia), Luiz Fernandes (Humanidades) e ainda o ex-coordenador da Capes na área de Física, Fernando Lázaro.

    Para compor a mesa sobre ações afirmativas na Pós-Graduação, a PRPG convidou o coordenador de Ações Afirmativas da UFG, Pedro Cruz; o diretor da Associação Nacional de Pesquisadores Negros, Cléber Vieira; a coordenadora do Coletivo TransAção-UFG, Yordaa Lara; a pesquisadora do PPG em Letras e Linguística, Silvia Braggio; o professor do Núcleo Takinahaky de Formação Indígena, Alexandre Herbetta; e as pesquisadoras do GT Mulheres Cientistas e Maternidades Plurais da Faculdade de História, Ana Carolina Coelho e Vanessa Clemente Cardoso.

    As reflexões político-pedagógicas que envolvem a pós-graduação na atualidade serão mediadas pelo coordenador da área de Educação na Capes, Robert Verhine; o presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpa), Luiz Portela Oliveira; e o professor da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Lucindo Quintans.

    Além disso, para tratar sobre os cursos de especialização e residências, a PRPG convidou o conselheiro da Comissão de Residência Médica da UFG (Coreme), Antonio Fernando Carneiro, a conselheira da Comissão de Residência Multiprofissional da UFG (Coremu), Heliny Carneiro Cunha Neves, e o professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face), Moisés Ferreira Cunha.

    Acompanhe a programação completa:

     

     

    III Colóquio de avaliação do Sistema de Pós-Graduação da UFG: “Como avançar em um mundo de complexidades e incertezas”.

     

    Data e horário

    Tema

    Convidados

    07/12 - 15h

    Abertura

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=-CQ-vCqgmyA

     

    Edward Madureira Brasil - Reitor  da UFG

     

    Sandramara Matias - Vice Reitora da UFG

     

     

     

    07/12 - 15h às 17h

     

     

    PNPG 2021-2030 em perspectiva (painel)

    Moderador: Laerte Guimarães Ferreira Jr.

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=-CQ-vCqgmyA

     

    Francisco César de Sá Barreto - membro da Academia Brasileira de Ciências e presidente do PNPG (2005 - 2010)

     

    Connie McManus (ABC / UnB)

     

    Flávia Calé - presidente da ANPG

     

    Carlos Henrique Carvalho - presidente da FOPROP

     

    07/12 - 19h:30 às 21h

    Avaliação Quadrienal da Pós-Graduação Stricto Sensu: desatando os nós

     

    Moderador: Laerte Guimarães Ferreira Jr.

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=-lBmGzgKOIE

     

    Marcelo Rosa - coordenador de Área CAPES (Sociologia)

     

    Fernando Lázaro - ex-Coordenador de Área CAPES (Astronomia e Física)

     

    Luis Fernandes - coordenador de Área CAPES (Humanidades)

    8/12 - 14h às 17h

    Ações Afirmativas na Pós-Graduação: por onde avançar?

     

    Moderação: Luciana Oliveira Dias

     

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=3GFSZdcPwm8

     

    Desafios para atuação das Comissões de Heteroidentificação na Pós-Graduação - Pedro Cruz (Coordenação de Ações Afirmativas)

     

    Ações afirmativas para pessoas com deficiência - Ana Cláudia Antônio - (Sistema de Núcleos de Acessibilidade da UFG)

     

    Ações afirmativas para negros - Cleber Vieira (Associação Nacional de Pesquisadores Negros)

     

    Ações afirmativas para pessoas transexuais - Yordanna Lara Pereira Rego (Coletivo TransAção/UFG)

     

    Ações afirmativas para Indígenas - Silvia Braggio (PPGLL) e Alexandre Herbetta (Núcleo Takinahak de Formação Superior Indígena)

     

    Ações afirmativas no contexto das maternidades plurais Ana Carolina Coelho e Vanessa Clemente Cardoso  (FH)

     

     

    8/12 - 19h:30 às 21h

    Pós-graduação no século XXI e as necessárias reflexões político-pedagógicas

     

    Moderador: Maria Márcia Bachion

     

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=oUL1z3AUKDc

     

    EaD na pós-graduação, desigualdades sociais e pós-graduação e tendências na pós-graduação acadêmica e profissional - Robert Verhine

     

    Situação Socioeconômica e Política Mundial e no Brasil: impactos sobre a pós-graduação - Romualdo Luiz Portela de Oliveira

     

    Formação de mestres e doutores no Brasil e no mundo – diversidade de visões e possibilidades - Lucindo Quintans

     

    09/12 - 8h  às 10h

    Marcos para avaliação da qualidade de Cursos de Especialização e Residência

     

    Moderadora: Aline Medrado

     

    Link: https://www.youtube.com/watch?v=ISd3srQMjIM

     

    Fernando Carneiro - COREME

     

    Heliny Carneiro Cunha Neves - COREMU

     

    Moisés Ferreira da Cunha - FACE UFG

     

    Fonte: PRPG

     

Mundo UFG discute a pandemia e os seus efeitos nos mais pobres

Rádio UFG

Simpósio promovido pelas IFES de Goiás discute s dimensões, impactos e consequências da crise da Covid-19

A UFG

A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 102 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.

Reitoria UFG
Localização
Regional Goiânia
Regional Goiás
Clique para carregar o mapa

Câmpus Samambaia

Avenida Esperança s/n

Câmpus Colemar Natal e Silva

5ª Avenida - Setor Leste Universitário

Câmpus Aparecida de Goiânia

R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755

Clique para carregar o mapa

Campus Jatobá - Cidade Universitária

BR 364, km 195, nº 3800

CEP 75801-615

Campus Riachuelo

Rua Riachuelo, CP 03

CEP 75804-020

Clique para carregar o mapa

Campus I

Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120

Setor Universitário - CEP 75704-020

Campus II

Avenida Castelo Branco, s/n

Setor Universitário - CEP 75704-020

Clique para carregar o mapa

Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás