
Olimpíada Nacional de Ciências premia 220 estudantes
Cerimônia referente à edição de 2024 do certame foi realizada no Centro de Eventos da UFG
Cerimônia referente à edição de 2024 do certame foi realizada no Centro de Eventos da UFG
As coordenações de curso receberão recurso para auxiliar nos processos de gestão
Autora e professora é conhecida por ser uma das pioneiras da comunicação organizacional
Palestra de abertura abordou o uso de inteligência artificial no mundo do trabalho
Documento foi publicado na quinta-feira (13/3); período de inscrições vai de 24/3 a 25/4
Projeto de extensão começou na quarta-feira com doação para acervo do curso de Jornalismo
Migração ocorreu no dia 10/3; cerimônia marca dia histórico da mudança para frequência FM
Evento realizado na Universidade Federal de Goiás celebra a edição 2024 da competição científica
Estudo do Iptsp explora alvos terapêuticos para evitar formas graves da doença
Primeira edição do evento foi realizada na Biblioteca Central, no Câmpus Samambaia
Paciente de 38 anos é o primeiro da América Latina a passar pela operação, que ocorre na manhã desta terça-feira (18/3)
Registro capturado no LabMic retrata detalhe de larva de Aedes aegypti
Pesquisa revela avanços, lacunas e a necessidade de políticas eficazes para o desenvolvimento sustentável
Palestra da professora e pesquisadora Margarida Kunsch celebra 50 anos do curso de Relações Públicas da UFG
Iniciativa tem o objetivo de refletir sobre as relações desse estilo com a cultura afro-brasileira
Projeto Cell4Vision, parceria entre Tox In, Farmatec e Cerof, receberá R$ 11 milhões para investir tratamento de doenças oftalmológicas
Energia elétrica puxa inflação de fevereiro para cima
Pesquisadora da UFG analisa o Setor Central de Goiânia sob a perspectiva de gênero
Conteúdo é produzido pelo Observatório Jornalístico Universitário (OJU), da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG
O Centro Cultural UFG (CCUFG) recebe, no dia 20 de março de 2025, o cine-debate "Chica Machado", que exibirá o documentário Chica Machado – Rainha de Goyaz, dirigido por Renata Rosa Franco. O evento integra a programação do Mês da Mulher e busca ampliar a discussão sobre a trajetória de mulheres negras na história de Goiás.
Sobre o documentário
O documentário Chica Machado – Rainha de Goyaz aborda a trajetória de Francisca Machado Ferreira, popularmente conhecida como Chica Machado. Mulher negra da nação Mina, foi escravizada e chegou a Goiás por volta de 1750. Conseguiu comprar sua alforria, acumulou riqueza e passou a comprar e libertar outros escravizados. Além disso, construiu a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, no povoado de Cocal, para que pessoas negras pudessem exercer sua fé. Segundo os cocalenses, ninguém na região fazia negócio, casamento ou iniciava uma missa sem sua presença e anuência.
O ponto alto dos relatos é a coroação simbólica de Chica Machado. Conta-se que todos aguardavam sua entrada na Igreja das Mercês. Ela chegava de carro de boi e, em seguida, era carregada em uma liteira por seis homens negros fortes, pois era uma mulher gorda. Ao atravessar o corredor central da igreja, negros libertos se posicionavam em ambos os lados e lançavam ouro em pó para que ela passasse. Somente após sua entrada a missa começava.
Os libertos por Chica Machado lhe tinham grande carinho e admiração. Sua memória é preservada há quase 300 anos na oralidade do norte de Goiás, especialmente no povoado de Cocal, distrito de Niquelândia. O filme foi gravado principalmente nessa região, uma antiga mina de ouro descoberta no último ciclo aurífero de Goiás e onde Chica se estabeleceu. Relatos sobre sua trajetória também foram encontrados em Niquelândia, Uruaçu – onde sua fazenda estaria localizada entre essas duas cidades – e Jaraguá, onde viveu seu filho, padre Silvestre.
Padre Silvestre foi uma figura ilustre do Estado de Goiás: poliglota, hospedou em sua casa o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire e representou Goiás como deputado na primeira constituinte do Brasil. Segundo a oralidade de Jaraguá, Chica Machado passou seus últimos anos nessa cidade, morando com o filho.
O documentário é um desdobramento da pesquisa de doutorado em andamento da diretora Renata Rosa Franco, no Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG. O filme foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Sobre o evento
O cine-debate será uma oportunidade para discutir a importância de Chica Machado na história e na cultura goiana, além de refletir sobre a resistência negra e a construção de narrativas decoloniais.
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 109 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e ultrapassando os 22 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 103 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.
Galeria de Fotos
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás
Estrada Municipal, Quadra E Área Lote 04, Bairro Fazenda Santo Antônio, Aparecida de Goiânia - GO
Rua SQ 16, Qd. 2, Lotes 55/56. Centro. Cidade Ocidental - GO, 72880-590