
UFG lança sua conta no TikTok
Rede social será gerenciada pela Secom/UFG e visa alcançar público jovem e adolescente
Rede social será gerenciada pela Secom/UFG e visa alcançar público jovem e adolescente
Evento do Governo de Goiás com a UFG vai destinar mais de R$ 366 mil a produtores de audiovisual
A documentação a ser apresentada varia de acordo com a categoria de aprovação
Uma das propostas é desenvolver assistente jurídico virtual para comunicação dos magistrados
Iniciativa para acelerar o ecossistema de inovação em Goiás foi lançada na quarta-feira (22/3)
De 24 a 31 de março o procedimento deve ser feito pelo sigaa.sistemas.ufg.br
Reitores vão assinar carta em apoio às instituições supernovas criadas em 2018
Objetivo do programa é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs
UFG em parceria com Associação Brasileira de Epilepsia debateu o assunto como uma das ações do Março Roxo
Estudo destaca as dificuldades enfrentadas no caminho até se chegar ao serviço especializado no processo de afirmação de gênero no SUS
O trabalho das cineastas indígenas fortalece a cultura de povos originários e combate o colonialismo na América Latina
Leia a entrevista com a docente do IPTSP e coordenadora do CMPEA do IPTSP, Liliana Borges de Menezes Leite sobre o assunto
Programa Diálogos em Pesquisa e Inovação discutiu a nova geração da Inteligência Artificial
Biofilmes são resistentes até mesmo ao álcool 70% e podem favorecer infecções hospitalares
Conheça um pouco mais sobre a doença e dos estudos da RGPTB do IPTSP/UFG
Localizado na Escola de Agronomia (EA), museu conta com exposição permanente de artefatos feitos de bambu e uma sala de leitura
Ideia é divulgar a profissão pouco conhecida do público jovem
Estudo mostra repetição de padrões estéticos corporais por meio dos influenciadores digitais
Investiga Menina incentiva alunas negras a escolherem carreiras tecnológicas e de exatas
Temática da oficina e seminário temático será a Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços realiza mais uma rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais - PERM. Os eventos serão realizados nos próximos dias 30 e 31 de março. No dia 30 de março, a cidade de Barro Alto recebe a oficina temática sobre Mineração como estratégia de desenvolvimento regional, às 13h30 no Salão de Eventos Regiane Fernandes. No dia 31 de março, é a vez de Niquelândia sediar debate com discussões sobre o tema, às 8h30 no Auditório da Unidade Integrada SESI SENAI de Niquelândia.
O Plano Estadual de Recursos Minerais é um instrumento de planejamento e definição de diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, estabelecendo prioridades e metas para a gestão. O plano dá base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um Plano de Ação com metas e prazos.
Os temas abordados em cada região nas mesas variam e visam abordar as diversas questões locais de cada região e suas especificidades, bem como as contribuições do setor produtivo, gestores públicos e instituições técnico-científicas. As conversas foram pensadas para se obter o máximo de informações e contribuições para soluções pontuais de cada região, atendendo demandas de mercado e também sociais.
Além dos prefeitos de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, e de Niquelândia, Fernando Carneiro, os eventos terão a participação do professor Mario Cesar Gomes de Castro, do curso de Economia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisador do PERM, falando sobre o tema: Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional. Também participa das palestras o Gerente de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos da Mineradora Anglo American, Thomas Pedroso Nemes, discorrendo sobre o tema Mineração e Sociedade. Em Barro Alto o evento terá a participação de Luiz Antônio Vessani, Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG) e Diretor da Terra Goyana Mineradora, que falará sobre Diversificação econômica e uso da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM).
Discussões - O professor Mario Cesar irá abordar em Barro Alto a mineração, seu impacto no estado de Goiás e no desenvolvimento de municípios com maior arrecadação da CFEM. Já em Niquelândia, segundo ele, serão abordados os desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas, como se dá esse processo e o que costuma ser feito, a partir de experiências de outros locais que já passaram por essa etapa do processo de mineração.
Luiz Vessani, presidente da SIEEG e um dos palestrantes do evento, destacou a importância da realização de reuniões em diversos municípios goianos de forma a levar o conhecimento sobre o setor aos políticos locais, bem como à sociedade. “A mineração permeou minha vida profissional e acredito em seu potencial de transformação do lugar de forma a trazer bem-estar social aos municípios e funcionar como alavanca de outras atividades econômicas”. Ele afirma que Niquelândia e Barro Alto são exemplos de cidades que têm a mineração como fator de crescimento e é importante dialogar com políticos, setor produtivo e sociedade de forma a levar conhecimento sobre o setor, bem como pensar como se deve dar o desenvolvimento por meio da mineração. “Esperamos que o plano auxilie o estado no fomento de oportunidades para o setor”, afirma.
Thomas Nemes da Empresa Mineradora Anglo American é um dos convidados para o evento nos dois municípios: “Nós, da Anglo American, apoiamos todas as iniciativas que visam promover um diálogo aberto e transparente entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo, e sociedade civil, na busca por uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável. Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a nossa empresa entende que estar em sintonia com as necessidades das comunidades que nos acolhem, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio”.
MAP e PERM-GO
Os Projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP) e “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Eles irão embasar as políticas públicas e estabelecer as diretrizes voltadas ao Setor Mineral goiano.
Os Projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP) e o “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e estão sendo desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis e a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.
A partir de um amplo diagnóstico do setor mineral e das discussões dos eventos temáticos, será definido um Plano de Ação com metas de curto, médio e longo prazo, e também as diretrizes nortearão a política de mineração goiana. O PERM-GO prevê desde fomento a apoio institucional na estruturação das cadeias produtivas, incluindo parcerias que resultem em capacitação e valorização do produto para os micro e pequenos mineradores.
Estão previstos 25 eventos que oportunizam a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas como: Desafios para a geologia, mineração e transformação mineral; Mineração como estratégia de desenvolvimento regional; Pequena e média mineração; Mineração, Meio Ambiente e sociedade; Minerais estratégicos; Agrominerais de Goiás - potencial e oportunidades do setor para o agronegócio; Incentivos ao setor mineral goiano; Formação de capital humano para indústrias; Potencial de rochas ornamentais; Desenvolvimento e Tecnologia Mineral; Competitividade; Pólos de mineração, entre outros.
Data: 30.03.2023 (quinta-feira)
Cidade: Barro Alto
Local: Salão de Eventos Regiane Fernandes - Rua Dom Bosco 364 esquina com Rua Pouso Alegre, Centro. CEP: 76.390-000
Hora: 13h30
Tema da oficina: Mineração como estratégia de desenvolvimento regional
Data: 31.03.2023 (sexta-feira)
Cidade: Niquelândia
Local: Auditório da Unidade Integrada SESI SENAI Niquelândia - Avenida Brasil Qd 26 e 27, C.H.C, Jardim Atlântico, Niquelândia.
Hora: 8h30
Tema da reunião: Mineração como estratégia de desenvolvimento regional
Clique aqui para consultar a programação preliminar.
Para saber quais são as instruções para submissão de trabalhos, clique aqui.
As informações sobre as inscrições estão aqui.
Para entrar em contato com a organização do XXIX Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, envie um e-mail para creem2023@gmail.com.
O XXIX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecânica (Creem) vai ser realizado de 12 a 16 de junho de 2023, em Goiânia, e é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). A 29ª edição do Creem será organizada pelos estudantes de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Goiás (UFG). No Creem, as áreas de atuação são distribuídas de acordo com o que é visto no curso de Engenharia Mecânica da UFG, dentre elas: máquinas térmicas, materiais, fabricação, projetos, fluidos, combustão e emissões, entre outras.
O curso de Engenharia Mecânica da UFG foi criado em 2009 como parte pertencente à Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação, diante da necessidade de desenvolvimento e demanda de profissionais para áreas afins de tal engenharia. E desde então, foi avaliado como um curso nota máxima nos anos de 2014 e 2018 de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Serviços
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960 com a fusão de cinco faculdades já existentes. Com 104 cursos de graduação, mais de 6 mil vagas disponíveis por ano na graduação e mais de 28 mil alunos, está presente nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Goiás. Além da graduação, a UFG oferece 78 cursos de pós-graduação entre mestrados, doutorados e mestrados profissionais.
Câmpus Samambaia
Avenida Esperança s/n
Câmpus Colemar Natal e Silva
5ª Avenida - Setor Leste Universitário
Câmpus Aparecida de Goiânia
R. Mucuri, s/n - St. Conde dos Arcos, Aparecida de Goiânia - GO, 74968-755
Campus Jatobá - Cidade Universitária
BR 364, km 195, nº 3800
CEP 75801-615
Campus Riachuelo
Rua Riachuelo, CP 03
CEP 75804-020
Campus I
Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 1120
Setor Universitário - CEP 75704-020
Campus II
Avenida Castelo Branco, s/n
Setor Universitário - CEP 75704-020
Avenida Bom Pastor, S/n - Setor Areião, Goiás