Comunicado da Proec sobre o PROEXT/2011
COMUNICADO DA PROEC sobre o PROEXT/2011
Retificação
1. Em 2011 foi dispensada a entrega do Palno de Trabalho e do Termo de Referência no momento da inscrição no EDITAL Nº 04 - PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA/PROEXT 2011 - MEC/SESU, constante no site do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12243&Itemid=490
2. O Edital nº 04 - PROEXT/2011 (execução em 2012) e outras informações também já estão disponíveis no site da PROEC (www.proec.ufg.br)
3. Interessados em apresentar programas e/ou projetos devem encaminhar proposta impressa para a PROEC até às 17h do dia 06 de abril, quarta-feira. As propostas deverão ser elaboradas via internet pelo SIGPROJ no endereço http://sigproj.mec.gov.br
4. Uma comissão institucional selecionará as propostas, sendo as aprovadas encaminhadas para o MEC/SESu até o dia 11 de abril.
5. Conforme estabelece o edital, cada Instituição Federal de Ensino Superior poderá concorrer com 28 programas e 21 projetos nas seguintes linhas temáticas:
Linha 1: Educação
Linha 2: Tecnologias para o Desenvolvimento Social
Linha 3: Cultura e Arte
Linha 4: Pesca artesanal e aquicultura familiar
Linha 5: Promoção da Saúde
Linha 6: Desenvolvimento Urbano
Linha 7: Desenvolvimento Rural
Linha 8: Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza
Linha 9: Geração de Trabalho e Renda por meio do apoio e fortalecimento de Empreendimentos Econômico Solidários
Linha 10: Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro
Linha 11: Direitos Humanos
Linha 12: Promoção da Igualdade Racial
Linha 13: Mulheres e Relações de Gênero
6. O financiamento é de até R$ 150.000,00 para programas e R$ 50.000,00 para projetos.
7. Conforme calendário abaixo, os docentes interessados na apresentação de propostas para o Edital nº 04 - PROEXT/2011 terão até o dia 06/04/2011, para inscrever proposta no SIGProj, para após seleção interna da UFG, ser encaminhada ao MEC pelo coordenador.
8. Ressaltamos o CURTO ESPAÇO DE TEMPO para cada etapa a ser cumprida até o envio definitivo, pelo coordenador, da proposta ao MEC, via SIGProj. A PROEC/UFG receberá até as 17h do dia 06 de abril de 2011 a cópia das propostas para seleção interna, com todos os anexos inclusos:
- Cópia do Formulário de Proposta preenchido no SIGProj;
- Declaração da Pró-Reitoria de Extensão que a proposta foi aprovada nas instâncias competentes, já preenchida e a ser assinada pelo Pró-Reitor, caso aprovada;
-Termo de Compromisso da Reitoria de aplicação integral dos recursos nos projetos/programas selecionados, já preenchido e a ser assinado pelo Reitor, caso a proposta seja selecionada. Verificar dados do reitor no gabinete da reitoria;
- Currículo Lattes do coordenador
- Cópia do projeto pedagógico do curso.
9. De acordo com o Edital (item 6) as Pró-Reitorias de Extensão promoverão uma seleção interna das propostas apresentadas e que foram previamente analisadas e aprovadas nas instâncias competentes de acordo com as normas institucionais. A seleção interna pela PROEC será realizada pela Comissão de Avaliação/UFG do PROEXT/2011, designada pelo Pró-Reitor de Extensão.
10. A Pró-Reitoria de Extensão da UFG informa que, devido à seleção interna que terá que realizar para atender ao Edital nº 04 - PROEXT/2011 só poderá se responsabilizar pela análise e seleção das propostas cadastradas no SIGProj até 06/04/2011. Informamos que, somente as propostas recebidas na PROEC até as 17h deste dia serão analisadas pela Comissão de Avaliação/UFG do PROEXT/2011.
11. Sugerimos aos interessados em apresentar proposta para concorrer ao Edital nº 04 - PROEXT/2011 que façam leitura atenta do mesmo, além das orientações abaixo deste comunicado.
12. Os docentes cujas propostas forem selecionadas pela PROEC para serem enviadas, via SIGProj, para concorrerem ao Edital nº 04 - PROEXT/2011 deverão, a partir do dia 08/04/2011 (divulgação do resultado da seleção interna PROEC) manter contato com a PROEC, para as providências necessárias ao envio definitivo da proposta, vinculada ao Edital/PROEXT/2011, via SIGProj. Ainda, de acordo com o Edital nº 04 - PROEXT/2011 os coordenadores serão os responsáveis pelo envio final das propostas, via SIGProj, ou seja, deverão submetê-las por meio do seu login e senha até o dia 11/04/2011.
13. Os docentes já cadastrados no SIGProj e que apresentarem propostas, deverão nesta oportunidade atualizar o e-mail e os telefones no próprio sistema, clicando em ATUALIZAR CADASTRO.
14. Qualquer orientação sobre a utilização da plataforma SIGProj deverá ser obtida na PROEC com Diogo Teodoro, das 14 às 18h pelo telefone 3521-1239.
15. Em 2011 o Plano de Trabalho e o Termo de Referência foram dispensados para o momento da inscrição. Apenas as propostas aprovadas nacionalmente deverão elaborá-los posteriormente.
16. Os interessados no Edital nº 04 - PROEXT/2011 devem acompanhar atentamente novas informações no site da PROEC/UFG.
17. Segue abaixo calendário proposto visando atender ao Edital nº 04 - PROEXT/2011:
21/03/2011 Lançamento oficial do Edital.
Até dia 06/04/2011 Cadastramento das propostas na plataforma SIGProj e entrega na PROEC das cópias das propostas para serem avaliadas pela Comissão de Avaliação PROEXT 2011 da UFG, designada pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura. Devem ser entregues na PROEC a cópia do formulário do SIGPROJ, o termo de compromisso a ser assinado pelo Reitor e demais anexos constantes no item 4 deste comunicado
06 e 07/04/2011 Análise e seleção das propostas pela Comissão de Avaliação PROEXT 2011 da UFG,
08/04/2011 Divulgação do resultado da Comissão de Avaliação/UFG do PROEXT/2011 no site da PROEC (http://www.proec.ufg.br).
11/04/2011 Prazo final para os coordenadores receberem os documentos assinados pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura (declaração de aprovação da proposta na UFG) e pelo Reitor (Termo de Compromisso), escanear e enviar via SigProj ao MEC
De 16/04/2011 a 01/05/2011 Avaliação ad hoc das propostas
De 09/05/2011 a 13/05/2011 Avaliação pelo CTM
Até 16/05/2011 Divulgação do resultado provisório no sítio do MEC
Até 20/05/2011 Interposição de recursos
De 23/05/2011 a 25/05/2011 Avaliação dos recursos pelo CTM
Até 27/05/2011 Divulgação do resultado definitivo
Goiânia, 23 de março de 2011.
Passo-a-passo de como enviar propostas pelo SIGPROJ:
1) Acesse o site http://sigproj.mec.gov.br
2) Quem não está cadastrado no SIGPROJ, deve se cadastrar clicando em “não sou cadastrado”
3) Efetue todo o cadastro até gerar uma senha de acesso;
4) Faça o login no SIGPROJ, digitando o seu CPF e a sua senha;
5) Na aba extensão, selecione o edital Nacional – MEC Proext 2011
6) Clique em "criar proposta"
7) Selecione “projeto” ou “programa”
7) Leia as observações e clique em “concordo”
8) Preencha todos os campos solicitados pressionando “próximo passo”
Informações importantes:
1) A previsão de receitas da proposta deve igualar com a previsão de despesas;
2) Na tela 2.1 “membros” é necessário inserir toda a equipe participante.
3) Para inserir um membro, é necessário que essa pessoa esteja previamente cadastrada no SIGPROJ (deve gerar uma senha de acesso própria)
4) Na tela 2.2 “Cronograma de atividades” é necessário responsabilizar uma pessoa para cada atividade.
4) Problema do SIGPROJ: algumas atividades serão executadas por bolsistas que ainda serão selecionados. Ou seja, não há como o nome do estudante no momento da elaboração da proposta. Há duas formas de solucionar o problema:
a) Responsabilizar um estudante existente, apenas para mostrar aos avaliadores que aquela ação será executada por um estudante;
b) Cadastrar um estudante fictício com o nome “a selecionar”. Para isso, um CPF deve ser criado (existem muitos programas geradores de CPF na internet). O segredo é que a soma dos números do CPF deve ser múltiplo de 11.
Orientações para o preenchimento dos formulários no SIGPROJ:
1. Na UFG a extensão geralmente está contemplada nos Projetos Pedagógicos dos cursos. Por esta razão deve-se utilizar uma cópia do projeto pedagógico do curso para comprovar que as atividades de extensão estão previstas no projeto pedagógico.
2. Metodologia: Procure mostrar que a metodologia é adequada aos objetivos do projeto. Os avaliadores precisam ter subsídios no seu texto que garantam que com esta metodologia descrita os objetivos serão alcançados.
3. No item 9.1.3.1.7 (Avaliação), especifique os indicadores qualitativos e /ou quantitativos que avaliam a eficácia do projeto para atingir cada objetivo esperado. Informe também a freqüência e a forma em que estes indicadores serão aferidos, de maneira que a eficácia do projeto possa ser avaliada.
4. O MEC exige que no PROEXT 2011 o início e o término das atividades no cronograma devem estar compreendidos dentro do período de janeiro a dezembro de 2012. Não se devem incluir como atividades do projeto as executadas antes deste período. No máximo, pode-se citar que estas atividades já terão sido executadas previamente. O início do cronograma tem que ser de janeiro de 2012 ou em data posterior. O término deve ser no máximo em dezembro de 2012.
5. Carga horária total: Não é o somatório das cargas horárias de todos os membros da equipe executora. Alguns projetos têm quase 6.000 horas, é um exagero. A carga horária total da ação corresponde ao somatório de todas as horas em que o projeto está acontecendo, ou seja, de todas as horas em que pelo menos uma atividade está sendo executada. Se várias pessoas trabalham no mesmo horário, este horário é computado uma só vez. Por outro lado, deve incluir todas as atividades da ação, desde o planejamento, a execução, a elaboração dos relatórios, os treinamentos, etc. Se você colocou apenas 40 ou 200 horas, refaça as contas.
6. Justificativa da carga horária: explique em detalhes, pois outros projetos explicarão e o seu pode ficar em desvantagem se não o fizer.
7. Equipe executora: Se o projeto não tiver alunos, não tem chance de ser aprovado. Não se realiza extensão sem alunos. Se não tiver membros externos, significa que seus contatos com a comunidade externa estão fracos, como será realizada a extensão? No ano retrasado houve um projeto que não foi aprovado no PROEXT por não ter informado a presença de técnico-administrativo na equipe. Portanto, como este item é avaliado, preencha com cuidado.
8. A infra-estrutura será um item avaliado. Portanto, mostre na metodologia a infra-estrutura existente para que os avaliadores tenham como avaliar bem. O melhor lugar para informar isto é dentro da metodologia, onde você está mostrando que com aquela metodologia você terá condições de alcançar os objetivos.
9. No item referente aos produtos gerados: Não deixe nunca em branco. Você pode incluir pelo menos a apresentação do trabalho no Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, em 2012, com publicação do resumo nos Anais Os produtos da extensão são muito importantes. Procure gerar produtos.
10. O PROEXT não permite o pagamento de bolsas aos docentes, portanto não inclua no orçamento, pois serão cortados no MEC.
11. Não é necessário elaborar o Plano de Trabalho e o Termo de Referência antes do resultado final do MEC.