UFG realiza testagem para Covid-19 em saliva com teste desenvolvido na universidade

A expectativa é de que 100 trabalhadores da Comurg sejam testados com o teste que é 10 vezes mais barato que o RT-PCR
A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza amanhã, 27/10, das 8h às 12h, uma ação de testagem para Covid-19 de trabalhadores da Companhia de Urbanização (Comurg). Os participantes serão testados utilizando o método de diagnóstico com amplificação do RNA do vírus utilizando tecnologia desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Biomicrofluidica do Instituto de Química e do Laboratório de Genética Molecular e Citogenética do Instituto de Ciências Biológicas/UFG, sob a coordenação da prof. Gabriela Duarte/IQ e Elisângela Lacerda/ICB. Na ocasião os trabalhadores também serão testados utilizando a metodologia RT-PCR. A equipe da FEN, através do projeto Tenda Triagem,  é parceira na etapa de coleta das amostras.
O teste baseado em RT-LAMP pode ser realizado em um tempo total inferior a 2 horas, enquanto um teste baseado em PCR leva cerca de 6 horas. Além disso o custo do teste é cerca de 10 vezes menor do que a PCR, além de não necessitar de instrumentação cara, pois a reação ocorre em temperatura constante. O teste foi otimizado inicialmente com o cultivo de vírus inativado doado pelo Laboratório de Virologia Clínica e Molecular (ICB-USP), por meio do professor Édison Durigon. Em seguida, o teste foi aplicado em amostras reais de pacientes, previamente testadas por PCR em tempo real. Os resultados obtidos com o teste em amostras reais concordaram com o teste considerado padrão-ouro, a PCR. A pesquisa está agora em fase de validação com um número maior de amostras, para que em breve o teste possa ser aplicado para a população.
Vantagens com relação ao RT-PCR
Segundo as pesquisadoras, a metodologia considerada padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19, a PCR em tempo real, apresenta algumas limitações que podem ser superadas com o teste desenvolvido pelo grupo da UFG. A PCR dificulta a testagem em massa, ou seja de um grande número de pacientes, primeiramente devido ao alto custo. Ela também exige instrumentação sofisticada e aplicação de várias etapas que torna o exame mais demorado.
Também é necessária mão de obra altamente qualificada e sua realização tem sido dificultada pela escassez de insumos para PCR devido a grande demanda mundial. Por isso, o surgimento de uma técnica rápida, barata, que exige poucos insumos, pode mudar a forma como a COVID-19 é diagnosticada no Brasil e no mundo.
SERVIÇO
Assunto: UFG realiza testagem para Covid-19 com teste desenvolvido na universidade que é 10 vezes mais barato que o RT-PCR
Local: Centro Médico de Saúde da Comurg - Avenida Nazareno Roriz 1122 - Vila Aurora
Horário: 8h às 12h.