Informativo 01 - Cidarq/2019

"No ano de 2018 foram adotadas ações para aperfeiçoar o uso do Sistema Eletrônico de Informações - SEI no âmbito da UFG e para medir o impacto da implantação do sistema nas rotinas administrativas da universidade, como a continuação de parcerias para capacitação de servidores (DAD/UFG) e divulgação de conteúdos para o uso correto da ferramenta de processo eletrônico (SeCom/UFG).

Em parceria com o Centro de Recursos Computacionais (Cercomp) disponibilizamos o Painel de Gestão do SEI, que traz informações estatísticas sobre a produção e tramitação de processos na universidade. Esse painel é uma excelente ferramenta de gestão que possibilita orientar a tomada de decisão da gestão e das unidades sobre a otimização de suas rotinas de trabalho. .

Outra ação exitosa foi a disponibilização do  módulo de Peticionamento Eletrônico, que proporcionou  maior eficiência no andamento de processos do Centro de Gestão Acadêmica (CGA) de Goiânia e das seccionais do CGA nas Regionais de Catalão, Goiás e Jataí. Esse módulo atende o Decreto 8.638/2016 que instituiu a Política de Governança Digital, pois permite que os estudantes de graduação autue processos de forma remota em ambiente web sem interferência de um servidor, caracterizando no autosserviço, que naturalmente traz maior comodidade e celeridade aos serviços solicitados/executados.

Mais uma melhoria foi a disponibilização da ferramenta de Publicações Eletrônicas, utilizada como Boletim de Serviço Eletrônico do SEI e que possibilita dar publicidade aos documentos produzidos pela instituição, que exigem publicação apenas em Boletins Internos. Para os casos de documentos que precisam ser publicados no Diário Oficial da União, a ferramenta pode ser utilizada para ampliar a publicidade, mas não dispensa a publicação no veículo competente. As unidades que produzem documentos (portarias, editais, orientações, instruções, etc) que necessitam ser publicizados internamente devem utilizar o Boletim de Serviço Eletrônico do SEI.

A  Secretaria de Órgãos Colegiados (SOC) foi outra parceria afortunada na realização do  projeto para aperfeiçoamento das reuniões dos órgãos colegiados, com o objetivo de que documentos como atas e lista de presença incluídos no processo sejam produzidos eletronicamente (nato-digitais), dispensando a necessidade de digitalização e preservação permanente dos correspondentes físicos, caso produzidos convencionalmente. Em breve, será publicado  informativo para os demais Conselhos e Câmaras da Universidade para que adotem tal prática.

Juntamente com a Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG), Instituto de Física (IF) e Faculdade de Letras (FL) realizamos o teste piloto para inclusão de processos de nomeação de banca de qualificação e defesa de mestrado e doutorado pelo SEI.

Em conjunto com o Gabinete da Reitoria (GR), realizamos o piloto para inclusão de ofícios e memorandos no SEI. Com a publicação do novo Manual de Redação da Presidência da República, houve a unificação dos termos para as espécies documentais do padrão ofício (aviso, ofício e memorando), passando a ser adotado apenas o termo ofício para os três casos. O uso de ofícios eletrônicos na Universidade de acordo com o Manual de Redação da Presidência será iniciado em 18 de março de 2019. Visando orientar o uso correto antes da data mencionada será publicada e disponibilizada Orientação Normativa Cidarq nº 03 e um manual no estilo Procedimento Operacional Padrão (POP) para orientar os servidores da UFG..

Também será disponibilizado os tipos de documento (Instrução Normativa) para uso de Conselhos e Colegiados e (Orientação Normativa) para uso de órgãos administrativos, complementares e suplementares que utilizavam os memorandos para expedir orientações de uso de algum sistema ou detalhamento de algum procedimento previsto em legislação superior.

Por fim, iniciaremos a realização do levantamento da situação atual dos arquivos físicos das unidades e órgãos da UFG como parte do planejamento e da implementação da Rede de Arquivos e Protocolos Setoriais. Ainda no mês de março de 2019 repassaremos aos diretores orientações de como formalizar demandas de atendimento ao Cidarq.

Desta forma a SetI e o Cidarq buscam evoluir o uso do SEI para servidores e colaboradores contribuindo na melhoria de rotinas administrativas na UFG."