
UFG auxilia atividades da Defesa Civil
Curso de extensão é direcionado ao Corpo de Bombeiros, analistas ambientais e comunidade
Texto: Carolina Melo
Fotos: Ana Fortunato
Na palestra de abertura do curso de extensão de Geoprocessamento aplicado às atividades da Defesa Civil, a coordenadora do Laboratório de Geomorfologia, Pedologia e Geografia Física (Labogef) do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa), professora Karla Maria Silva de Faria, destacou o papel da universidade como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e como ferramenta de auxílio da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Conforme destacou a docente, a PNMA estipula a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Por sua vez, a PNPDEC tem a função de criar cadastros com finalidades técnicas e complexas sobre as atividades da Defesa Civil.
Nesse sentido, o curso de extensão gratuito fornecido pela universidade visa permitir o acesso de conhecimentos acadêmicos, como metodologias e técnicas, para a análise das ocorrências na área da Defesa Civil, afirmou Karla Maria Silva. Os inscritos, a maioria vinculados ao Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, serão capacitados para utilizar a ferramenta ArcGiz, um sistema de informação geográfica para o trabalho com mapas.
Curso capacita integrantes do Corpo de Bombeiros e analistas ambientais que lidam com situações de risco
“A ferramenta irá servir para mapear as nossas ocorrências e também para a formação de dados estatísticos importantes para as nossas tomadas de decisão. Com a identificação, por exemplo, de pontos de riscos, poderemos concentrar nossas forças e melhorar nossas ações”, afirmou o tenente-coronel Marcos Monteiro, que buscou a parceria com a UFG, resultando a formalização do curso de extensão.
Durante a solenidade de abertura do curso, o reitor em exercício, Manoel Chaves, ressaltou a longa trajetória da universidade no desenvolvimento de parcerias com os setores da sociedade responsáveis pela melhoria e bem estar público. “Em momentos de crise moral e ética, as instituições públicas sofrem as consequências. Apesar disso, a UFG vem conseguindo preservar a qualidade de sua atividade fim”, afirmou.
Presente na mesa diretiva de abertura dos trabalhos, a coordenadora da Pós-Graduação de Geografia, Gislaine Cristina Luiz, observou que por meio de parcerias com a comunidade externa a UFG tem a possibilidade de publicizar o seu trabalho científico. Por sua vez, a diretora do Iesa, Celene Cunha Monteiro, relembrou a parceira com o Corpo de Bombeiros que teve início no ano 2000. Também compuseram a mesa diretiva o Subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), coronel Edmilson Eurípedes Lopes, e Sandro Raphael Borges do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Banda de música do CBMGO tocou o Hino Nacional na abertura dos trabalhos
O curso gratuito de extensão de Geoprocessamento aplicado às atividades da Defesa Civil, realizado pela equipe do Labogef, contará com carga horária teórica e prática e abordará temas gerais aplicados às áreas de risco. Tem como público-alvo integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, analistas ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos (Secima), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e comunidade acadêmica e externa interessada na temática.
Categorias: Última Hora IESA LABOGEF Curso de Extensão