Exposição "Transas no Ser-Tão" retrata gênero e sexualidade
Evento segue até 14 de julho no Museu Antropológico
Fotos e Texto: Adriana Silva
O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás abre as suas portas para a exposição "Transas no Ser-Tão" em comemoração à luta de coletivos goianos que desenvolvem estudos, pesquisas e atividades educativas sobre questões de gênero e sexualidade. O Ser-tão, criado em 1987 e o Transas do corpo, fundado em 2006.
Um dos murais da exposição Ser-tão
O mediador da exposição e estudante de Museologia, Cristian de Oliveira junto com outros organizadores se reuniram com os integrantes dos coletivos para a elaboração do formato do evento, com o propósito de levar às pessoas a produção intelectual e a trajetória dos movimentos nos últimos anos.
A exposição consiste em publicações impressas produzidas pelos grupos, além de fotos dos integrantes, cenas de filmes e clipes de bandas e músicos representativos das três últimas décadas, como Ney Mato Grosso, Queen, Raul Seixas, Lady Gaga, etc. No intervalo dos vídeos alguns integrantes do Ser-tão e Transas do corpo contam sua história dentro dos grupos.
Renan Soares e Adam Trindade durante a visita à exposição no Museu Antropológico
Era a primeira vez do Biólogo de 26 anos Renan de Sousa Soares no Museu Antropolótico. Ele elogiou a interatividade encontrada na exposição, já que os visitantes podiam se expressar por meio de frases escritas em giz em duas paredes, uma representando o amor e a outra a violência verbal normalmente vivenciada por grupos minoritários. Já para o estudante de Letras Português da UFG (22), Adam Trindade, o que mais chamou atenção foram as fotos da primeira parada gay em Goiânia, que reuniu cinco homens gays e 20 policiais foram convocados para manter a ordem.
A exposição segue até o dia 14 de julho no Museu Antropológico (Sala de Exposição Temporária - Praça Universitária, Goiânia – Goiás Av. Universitária n°166 – Setor Universitário). As visitações são nas terças (10 às 21 horas), quartas e sextas (10 às 17 h).
Exposição oferece espaços interativos para os visitantes
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última Hora