Seminário discute doença em equinos
Anemia infecciosa é uma doença causada por vírus que traz prejuízos ao rebanho
O Setor de Medicina Veterinária Preventiva do Departamento de Medicina Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG) promoveu no dia 29/6 Seminário sobre Anemia Infecciosa Equina (AIE). O evento de abertura teve a presença dos médicos veterinários, Wendel Amaral, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luana Batistella da Agrodefesa e Sérgio Gonçalves da cavalaria da Polícia Militar. Eles discutiram aspectos técnicos e de legislação sobre a Anemia Infecciosa, uma doença dos equídeos que é um problema grave, causando perdas econômicas. A doença é causada por vírus que, uma vez instalado no organismo do animal permanece por toda a vida, mesmo quando não manifesta sintomas. O animal doente é o principal elo na cadeia de transmissão. Torna-se portador permanente da doença, sendo fonte de infecção.

Evento discutiu problema que afeta rebanho equino em Goiás
O Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados aos muares e asininos são oito milhões de cabeça, movimentando R$ 7,3 bilhões na economia nacional. O rebanho envolve mais de 30 segmentos, distribuídos entre insumos, criação e destinação final, e compõe a base do chamado complexo do agronegócio cavalo, responsável pela geração de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos.
No segundo momento do evento também falaram Hidelbrando Domeneguete, médico veterinário da Agrodefesa que falou sobre o diagnóstico da doença e o Zootecnista Hélio Guerra da Federação da Agricultura do Estado de Goiás que falou da importãncia da equinocultura para o estado.
Source: EVZ
Catégories: Última hora
