Ronaldo Veloso

UFG concede título de professor emérito a Ronaldo Veloso

Sur 05/06/17 10:06.

Professor da Escola de Agronomia foi homenageado pela dedicação à Universidade, com destaque para seus estudos na área de plantas frutíferas do Cerrado

Ronaldo Veloso

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Carlos Siqueira

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Foi lembrando as palavras de Guimarães Rosa que o reitor da UFG, Orlando Amaral, reverenciou o professor aposentado da Escola de Agronomia, Ronaldo Veloso, em sessão solene da Assembleia Universitária, realizada no último dia 2 de junho, quando recebeu o título de professor emérito da UFG.

A professora da Escola de Agronomia, Mara Rúbia da Rocha, foi quem homenageou Ronaldo Veloso em nome da comunidade universitária. Ela lembrou a trajetória pessoal e acadêmica do colega, destacando suas contribuições para a Universidade, como a criação do mestrado na área de genética e melhoramento de plantas. "Em 37 anos de carreira na UFG, Ronaldo foi um cientista em todo o seu significado", afirmou a professora, destacando ainda que ele foi um agregador e incentivador do trabalho em equipe. 

O diretor da Escola de Agronomia, Robson Maia Geraldine, lembrou a "personalidade emblemática" de Ronaldo Veloso e ressaltou a dedicação do professor no estudo das espécies frutíferas do Cerrado que deixou como legado para a UFG um coleção de frutíferas na Escola de Agronomia. "Hoje temos grandes pomares e um rico banco de material genético para diversas pesquisas", informou. 

Ronaldo Veloso

Professor Jácomo Borges entregou placa com homenagem em nome da Escola de Agronomia da UFG

O professor homenageado, Ronaldo Veloso, lembrou o contexto de fundação da Escola de Agronomia e afirmou que, mesmo após sua aposentadoria, ainda se considera parte da Universidade. "Acredito na capacidade desta Escola para enfrentar os desafios", pontuou. "Se pudesse refazer minha trajetória acadêmica eu faria da mesma forma, pois mais aprendi do que ensinei. Ninguém faz nada sozinho. O trabalho em grupo é a chave para ofertar melhores serviços à sociedade", completou.

Orlando Amaral destacou que Ronaldo pode se orgulhar de seu trabalho na UFG assim como a instituição se orgulha de ter tido ele como um de seus mais brilhantes pesquisadores. "A Assembleia Universitária se reuniu hoje para reverenciar essa figura sábia, generosa, humana e conciliadora", concluiu.

Veloso

Ronaldo Veloso deixou desejou que a unidade continue as pesquisas sobre plantas frutíferas do Cerrado 

Veloso

Abertura do evento teve apresentação de viola com Humberto de Campos Moraes

Veloso

Colegas, familiares e amigos, além de autoridades da UFG, prestigiaram a homenagem a Ronaldo Veloso

 

 

 

 

Source: Ascom UFG

Catégories: emérito Última hora