Atividade aproxima pesquisadores e alunos do ensino fundamental
Recepção aos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação e Odontologia reuniu alunos do Cepae e pesquisadores
Texto: Carolina Melo
Fotos: Ana Fortunato
A aproximação dos alunos do ensino fundamental com o universo da pesquisa acadêmica foi o objetivo da abertura das atividades de integração do Programa de Pós-Graduação e Odontologia (PPGO) da Universidade Federal de Goiás (UFG), na manhã desta sexta-feira (18/3). Durante o encontro descontraído, os alunos do 9º ano do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) tiveram acesso à produção acadêmica e aos laboratórios do curso de Odontologia.
A atividade foi dividida em três momentos de convivência. Inicialmente, a pós-doutoranda Patrícia Corrêa de Faria ministrou uma palestra interativa sobre o que é a pesquisa e o seu passo a passo. Na sequência, como parte do Prêmio PPGO de Dissertações, foi a vez dos doutorandos fazerem a exposição de suas pesquisas de mestrado em rápidos três minutos. Por fim, os alunos do Cepae foram apresentados aos oito laboratórios do Centro de Pesquisa da Faculdade de Odontologia.
Alunos do ensino fundamental foram convidados a avaliar pós-graduandos
Rubens Carvalho Rocha, de 15 anos, gostou de participar da atividade que quebrou a rotina da sala de aula. “É interessante, pois saímos da dinâmica escolar, vamos para fora da sala de aula. Também é uma oportunidade para conhecer o curso de Odontologia. Pode ser que muitos saiam daqui com vontade de cursar”, afirmou.
A ciência em linguagem popular
A exposição das pesquisas acadêmicas aos alunos do ensino fundamental foi realizada no modelo "3MT - Three minutes Theses”. Ou seja, em formato de concurso, os doutorandos apresentaram as investigações científicas em três minutos e foram julgados por uma comissão formada por professores da faculdade, funcionários técnico-administrativos e quatro alunos do Cepae. As três pesquisadores melhor avaliados, que conseguiram explicar o conhecimento científico em linguagem adequada ao público não especializado, receberam recurso financeiro para o desenvolvimento da tese.
Para a coordenadora do PPGO, Rejane Faria Ribeiro, o encontro, além de promover a aproximação entre a universidade e a escola, propicia o crescimento de todos os envolvidos. “O espírito crítico dos jovens é aguçado, assim como é incentivado o caminho da pesquisa. Por sua vez, os pós-graduandos vão exercitando uma linguagem mais acessível ao público comum, promovendo a aproximação da sociedade com o conhecimento produzido pela universidade”, declarou.
Fernanda Tenório, doutoranda do PPGO, aceitou o desafio de apresentar sua dissertação em três minutos usando apenas um slide
A doutoranda Carla Mosconi participou do concurso com a exposição do difícil tema “Avaliação da expressão de proteínas envolvidas na evasão tumoral no carcinoma mucoepidermóide de glandular salivar menor”. Segundo ela, a tradução da pesquisa para uma linguagem mais simples foi um desafio. “Mas também é uma oportunidade para dar visibilidade ao que vem sendo produzido em termos de ciência e mostrar que, não só fora do País, mas aqui dentro também há pesquisa de relevância”, observou.
Source: Ascom UFG
Catégories: Última Hora
