Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia palestra na UFG
Encontro abordou a aplicação de temáticas sociais da atualidade dentro da disciplina
Texto: Luciana Gomides
Fotos: Ana Fortunato
Após quatro dias de evento, chegou ao fim na tarde desta sexta-feira (9/12) o II Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Sociologia, realizado na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A conferência de encerramento teve a presença do professor Carlos Benedito Martins, presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, que discutiu a globalização dentro das Ciências Sociais, mais especificamente a Sociologia.

Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia, professor Carlos Benedito discorreu sobre a globalização dentro da Sociologia
Em sua palestra o docente comentou que as obras na área são relativamente recentes, com as primeiras publicações datadas das décadas de 70 e 80, ainda voltados para a Pós-Modernidade e questões do Estado Nacional. “Os primeiros trabalhos sobre a globalização não foram feitos por sociólogos, mas administradores. A Sociologia foi entrar nesse debate pouco tempo depois”, lembbrou, citando importantes autores que, na década de 90, começaram a trabalhar a globalização dentro da área.
Ao traçar aspectos históricos, como as primeiras conferências científicas promovidas no século XIX, o professor justificou, usando excertos daqueles autores, que essa mudança se deveu aos fenômenos transnacionais que se fizeram presentes, como processos migratórios e financeiros, tornando impossível que a Sociologia limitasse seus estudos às fronteiras nacionais. Desde então, a globalização se tornou um objeto de estudo da disciplina, já que afeta diretamente, a vida desses indivíduos.

Encontro direcionou-se à estudantes de graduação e pós-graduação
O evento
Com abertura na última terça-feira (6/12), o II Encontro SBS Centro-Oeste teve, em sua programação, atividades que abordaram temáticas sociais da atualidade dentro da Sociologia, como Direitos Humanos, movimentos sociais e questões de gênero. Após quatro dias de mesas redondas, palestras e seminários temáticos, a coordenadora do evento, professora Marcela Amaral, comemorou o sucesso do encontro, mesmo diante de um cenário político-social conturbado.
Source: Ascom UFG
Catégories: Última hora
