Cbis

Goiânia sedia congresso que discute informática em saúde

Sur 28/11/16 09:40.

Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da cerimônia de abertura do XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde 

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Ana Fortunato

 

Mais de 600 gestores, pesquisadores e profissionais da saúde e da informática participam essa semana do XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2016). Realizado pela primeira vez no Centro-Oeste, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), juntamente com a Comissão de Governança da Informação em Saúde da UFG. Com o tema A Informática Transformando a Saúde, o evento visa promover o debate de ideias, fundamentos, aplicações e políticas relacionadas à informática em saúde no Brasil e no mundo. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou da cerimônia de abertura realizada no último domingo (27/11) no Centro de Convenções de Goiânia.

Ministro da Saúde

Ministro da Saúde afirmou que é preciso monitorar as melhores práticas e replicá-las

O ministro apresentou aos participantes informações sobre como é investido o dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Segundo ele, a prioridade número um do Ministério da Saúde é a informação. “De fato não sabemos o que acontece na saúde no Brasil. Precisamos monitorar as melhores práticas para que possamos construir junto com cada cidadão uma melhor aplicação de recursos e fornecimento de dados para o planejamento do setor”, afirmou. Ricardo Barros detalhou as ações que têm sido realizadas pelo Ministério da Saúde para garantir sistemas de informação mais práticos, como a implantação do Conjunto Mínimo de Dados que visa reorganizar as informações da atenção à saúde no Brasil.

O ministro lembrou ainda que a informática em saúde é fundamental para garantir a prevenção e promoção em saúde. Ricardo Barros reafirmou que o Ministério da Saúde tem interesse em todas as propostas que possam melhorar o sistema em nosso país. “É assim que vamos avançar para começarmos a fazer saúde ao invés de fazer doença. Precisamos de um sistema que nos ajude a cuidar das pessoas para que elas não adoeçam. Fazer saúde é a nossa meta e para isso precisamos mudar toda a lógica estabelecida”, pontuou.

Cbis

Mais de 600 pesquisadores, profissionais e gestores devem passar pelo Centro de Convenções nos quatro dias de evento

Abertura

A presidente do CBIS Juliana Souza-Zinader deu as boas-vindas aos participantes do evento e destacou que esta é a primeira edição que recebe um ministro de estado o que, segundo ela, mostra o reconhecimento que o CBIS já alcançou. Juliana Souza destacou a transdisciplinaridade da área e lembrou que a informática em saúde precisa da união verdadeira dos vários segmentos. “Precisamos planejar de forma mais ampla e integrada para pensar o que queremos para o futuro da informação em saúde. A realização do evento em Goiânia é uma oportunidade de fortalecer essa área no coração do Brasil”, afirmou.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, lembrou que a área de informática é fundamental para todas as demais. "Precisamos saber tratar as informações visando, sobretudo, atender melhor o cidadão", ressaltou. Para o reitor, é essencial que todos trabalhem juntos para fortalecer o tratamento das informações no país. Orlando Amaral falou ainda sobre o momento de instabilidade política que o Brasil atravessa e lembrou a preocupação da Universidade e dos profissionais das áreas da educação e saúde com a Proposta de Emenda Constitucional 241/55, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

Cbis

Reitor da UFG destacou a importância da informática em todas as áreas, especialmente na saúde

A presidente da SBIS Beatriz de Faria Leão afirmou que a informática em saúde deve estar incorporada ao SUS. “A SBIS vem acompanhando com grande interesse e entusiasmos as soluções desenvolvidas pelo governo, principalmente pelo entendimento da necessidade de abordagem estratégica e longo prazo para a e-saúde no Brasil”, destacou. Segundo ela, os mais de 1400 associados da SBIS estão à disposição do governo federal para ajudar a consolidar as mudanças em curso e fazer com que o país assuma posição de liderança e vanguarda tecnológica no mundo.

O Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, também prestigiou a abertura do evento e apresentou o Conecta SUS, projeto inédito no país, instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde, que monitora, em tempo real, todas as informações em Saúde do Estado, para subsidiar técnicos a coordenarem, com precisão, atividades, ações e políticas da Secretaria. “O Conecta SUS é um instrumento fundamental para a saúde no Estado hoje. Não existe qualidade em saúde sem tecnologia da informação”, afirmou o secretário, lembrando que o Ministro da Saúde aproveitou a vinda à Goiânia para conhecer o sistema que já foi apresentado a diversos governadores e secretários de saúde de todo o país. “Muitos recursos poderiam ser economizados se as informações fossem eficientes e as decisões fossem tomadas a tempo e a hora. Por isso a importância de investirmos nessa área. Queremos caminhar junto com a Universidade nesse desafio”, concluiu.

Cbis

Congresso continua até a próxima quarta-feira (30/11)

CBIS

Quinteto de Metais do Cerrado, projeto de extensão da UFG, foi o responsável pela apresentação cultural

CBIS

Participantes também podem conferir exposições nos estandes

CBIS

A programação vai até o dia 30 de novembro e é composta de quatro  conferencistas internacionais, mais de 40 palestrantes nacionais, sete simpósios, 12 painéis, 27 demonstrações, 7 tutoriais, 52 relatos de casos, 115 trabalhos completos e mais de 120 pôsteres, estará distribuída em dez auditórios simultâneos durante quatro dias, além da área de exposições no centro do evento. O CBIS é o principal evento nacional da área, realizado bienalmente pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Confira a programação no site

 

 

Source: Ascom/UFG

Catégories: Última hora CBIS