Seminário debate necessidade da Reforma Agrária
Seguno o palestrante, uma nova distribuição de terras traria uma maior igualdade e diminuiria a pobreza no meio rural
Texto: Vinícius Paiva
Fotos: Ana Fortunato
Pensando a necessidade de se ter uma distribuição de terra mais igualitária entre todas as classes da sociedade, aconteceu nesta quinta-feira (17/11) no auditório da Faculdade de Direito (FD) da UFG um debate sobre a importância da implementação da reforma agrária nos dias de hoje. A atividade faz parte do I Seminário Regional do Pronera de Goiás – Educação Jovens e Adultos, e foi ministrada pelo professor da Universidade Federal da Paraíba e membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera, José Jonas Duarte da Costa.
O primeiro momento da tarde foi dedicado para uma dinâmica comandada pelos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Em seguida, para começar o debate, o professor ressaltou a importância de se entender a configuração histórica vivida pelo Brasil, para compreender a atual situação da divisão de terras no país. ”Nunca se quebrou o poder das oligarquias, as terras sempre estiveram nas mãos de grandes latifundiários e não no controle dos trabalhadores”, explicou o professor.
Para se atingir os outros objetivos da reforma agrária como combater as desigualdades econômicas e sociais e frear a degradação da natureza, é necessário o envolvimento direto de quem quer esta mudança, ou seja, a classe trabalhadora. “O papel da mudança é do povo, é necessário que a população se estruture e crie consciência política. Na minha visão, a reforma agrária deve ser um instrumento de transformação da realidade do país”, afirmou o professor.
![]()
Professor José Jonas comandando a palestra
![]()
Auditório da Faculdade de Direito da UFG durante o debate
Seminário
O I Seminário Regional do Pronera de Goiás - Educação de Jovens e Adultos e segue até o próximo sábado (19/11). no auditório da Faculdade de Direito da UFG localizado na Praça Universitária. Dentre as atividades propostas estão mesas-redondas e grupos de discussão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na entrada do evento. Para os estudantes, as atividades valem certificado de horas.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora
