Caminhão tecnológico estaciona no Instituto de Informática da UFG
Veículo do projeto Hackatruck é um ambiente inovador para a capacitação de recursos humanos no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis
Texto: Vinícius Paiva
Fotos: Ana Fortunato
Chegou nesta terça-feira (15/10) no estacionamento do Instituto de Informática (INF) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o caminhão Hackatruck, um veículo equipado com diversos recursos tecnológicos que capacita estudantes de Tecnologia da Informação (TI) a desenvolverem aplicativos para dispositivos móveis. As atividades do projeto, que tem parceria com a Apple, Flextronic e IBM, começaram na tarde desta quarta-feira (16/10) com uma palestra.
Na abertura, a gerente de parcerias educacionais da IBM, Valéria Santos, afirmou que o projeto possui dois objetivos principais. O primeiro é fazer com que os alunos envolvidos aprendam a linguagem SWIFT, a mesma utilizada nos aplicativos da plataforma iOS (Apple), e o segundo é colaborar com a diminuição da taxa de evasão do curso de TI, que é alta em todas as universidades do país.
Durante o curso, que terá duração de três semanas, com aulas diárias de quatro horas, os alunos, com total autonomia, vão produzir um aplicativo. "Com o desenvolvimento do projeto nós percebemos que os alunos podiam criar apps criativos que auxiliassem as necessidades da população. Já foram desenvolvidos, por exemplo, um aplicativo para informar se o motorista está apto para dirigir após ingerir uma determinada quantidade de bebida alcoólica e outro para encontrar animais que foram perdidos", detalhou Valéria.
Valéria afirmou ainda estar bastante feliz em relação à parceria firmada com a UFG. "É preciso dar bastante reconhecimento para a Universidade, que reuniu muitos esforços para receber o projeto. Foi fantástico. Nós sabemos que os trâmites são complicados e demorados, mas o que os responsáveis pelo instituto fizeram, nos deixou boquiabertos".
Cursos
A presença do caminhão na UFG está sendo tratada como um projeto de extensão no qual a sociedade participa de três maneiras: curso de capacitação, palestras e visitação. A capacitação é voltada a estudantes de cursos de TI, sendo realizada em uma etapa a distância (30h) e outra presencial (60h), no próprio veículo. As turmas já estão formadas, contemplando alunos e técnico-administrativos do INF, além de alunos da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e da Computação (EMC) e do Instituto Federal de Goiás.

Hackatruck já percorreu 16 cidades brasileiras e agora está estacionado no Instituto de Informática da UFG

Estudantes da UFG assistem à primeira aula do projeto; ao fim do curso, vão desenvolver aplicativos para dispositivos móveis
![]()
Profissionais envolvidos no projeto
![]()
Tecnologias do Hackatruck
Palestras e visitas
Na programação de palestras, o caminhão contará com apresentações do Sebrae, do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG, de representantes da indústria de TI e de professores pesquisadores. A parte de visitações é uma oportunidade para a sociedade conhecer o instigante ambiente de ensino do caminhão.
A participação no Hackatruck é totalmente gratuita, mas não há mais vagas para o curso presencial. O público em geral poderá participar das palestras e da visitação, que não exigem inscrição prévia. Além disso, a ocupação será realizada por ordem de chegada. A programação de palestras e de visitação pode ser encontrada nos sites www.inf.ufg.br e www.hackatruck.com.br.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora
