Papel formativo da filosofia é tema de debate
Atividade integra a programação do I Simpósio de Filosofia, Educação e Psicologia
Texto e fotos: Lorena de Sousa
Trabalhando dentro do contexto da interdisciplinariedade, teve início nesta segunda-feira (7/11) o I Simpósio de Filosofia, Educação e Psicologia na Universidade Federal de Goiás (UFG). Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação, o evento ocorre nos dias 7 e 8 de novembro, e busca abrir espaço para possibilidades de diálogo e para a troca de conhecimento entre as três áreas. A abertura trouxe aos participantes uma mesa redonda para debater o papel formativo da filosofia.
Sob a coordenação de Amone Inácia Alves, a mesa reuniu Marcos Aurélio Fernandes, da Universidade de Brasília (UNB) e Pedro Adalberto Gomes de Oliveira Neto, da UFG. Os professores debateram, por meio da análise de autores clássicos e modernos, aspectos filosóficos da própria filosofia, da formação, e da pedagogia.
Mesa Redonda
De acordo com Marcos Aurélio Fernandes, para dar início às discussões sobre o papel formativo da filosofia é preciso levar em consideração a pedagogia do pensar. "Pensar é esperar o inesperado", citou. O pesquisador explicou que o ponto central do debate está no princípio de filosofar, que, segundo ele, é o espanto.
"A pedagogia do pensar é manter vivo o espanto, o mesmo que temos na infância, onde somos ensinados a perguntar incessantemente", explicou. Para Marcos Aurélio Fernandes, toda resposta para qualquer pergunta deve ter o papel de agravar a questão, e não de esgotar a mesma. "Isso é manter aceso o fogo do espanto", afirmou.
Pedro de Oliveira Neto trouxe para a debate uma perspectiva diferente para a finalidade da formação já que, segundo ele, não se deve formar homens na exclusividade do presente. "Educar para um fim é um desserviço, é deseducar. Não se educa para o mercado, apenas educa-se e ponto", garantiu.

Estudiosos das três áreas se reuniram na primeira atividade do simpósio
Evento
I Simpósio de Filosofia, Educação e Psicologia: Diálogos possíveis reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais com o objetivo de integrar estudiosos das três áreas. As mesas e palestras (período matutino e noturno) ocorrem no auditório da Faculdade de Odontologia e as apresentações de trabalhos (vespertino) na Faculdade de Direito. Para mais informações confira a programação.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora
