Reitor da UFG discute avaliação da educação superior na Itália
Foram apresentadas as diretrizes estabelecidas para a avaliação e o credenciamento dos cursos das instituições brasileiras de educação superior e dados gerais sobre o sistema
Texto: Denise Ribeiro, com informações do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, participou nesta quinta-feira (28/10) da mesa redonda Avaliação da Educação Superior, que faz parte da programação do VIII Seminário Internacional, IX Assembleia Anual do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras & I Encontro de Reitores Brasil–Itália em Parma, na Itália. Orlando Amaral apresentou as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para a avaliação e o credenciamento dos cursos das instituições brasileiras de educação superior.
Foram apresentados também dados gerais sobre o sistema de educação superior, tanto na graduação e pós-graduação. “Destacamos o número de instituições e de alunos matriculados, o perfil dos estudantes, a diversidade do sistema e os desafios na consolidação de um sistema de avaliação que seja capaz de refletir a diversidade e complexidade do sistema”, contou o reitor.
As informações foram completadas pelas apresentações da reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, e da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Berenice Quinzani. O professor Daniel Samoilovich, diretor executivo da Columbus Association, questionou os resultados dos rankings internacionais e as distorções oriundas de processos avaliativos centrados nas métricas estabelecidas pelos rankings internacionais. “Foi proposta a discussão de novas metodologias de avaliação das universidades e dos pesquisadores dando-se ênfase também, entre outros, ao impacto social das atividades desenvolvidas pelas universidades”, explicou Orlando Amaral.

Reitor Orlando Amaral participou da mesa redonda Avaliação da Educação Superior em Parma, na Itália
Evento
O VIII Seminário Internacional, IX Assembleia Anual do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras & I Encontro de Reitores Brasil–Itália acontece desde segunda-feira (24/10) e vai até sexta-feira (28/10). Participam reitores de universidades do Brasil, da Itália e de mais de 30 países dos cinco continentes. O encontro conta com apoio da Embaixada do Brasil em Roma, da Conferência dos Reitores das Universidades Italianas (CRUI) e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação dedicada a programas de internacionalização que congrega 72 instituições de ensino superior do Brasil. O evento terá periodicidade bienal e a segunda edição será realizada no Brasil.
Para Orlando Amaral, o encontro entre reitores de diversas universidades do mundo é uma grande oportunidade de diálogo e fortalecimento de parcerias já existentes. "Este é um momento de estreitar laços, sobretudo com as instituições italianas, já que temos convênio de cooperação com algumas universidades do país. É uma oportunidade de internacionalizar a UFG", destacou o reitor.
No contexto do estreito relacionamento entre o Brasil e a Itália, a cooperação universitária se destaca como uma das principais vertentes daquela parceria. Segundo dados da plataforma Accordi Internazionali, o Brasil foi o país com o qual as Universidades italianas celebraram o maior número de acordos tanto em 2014 quanto em 2015. É crescente a mobilidade de estudantes, pesquisadores e docentes entre o Brasil e a Itália, decorrente não só da proximidade cultural entre os dois países como também do declarado emprenho em fortalecer reciprocamente a cooperação acadêmica.

Mesa composta por reitores brasileiros apresentou dados sobre o sistema de educação superior
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Última hora intercâmbio Reitoria Itália
