Tem início a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na UFG
Marcelino Freiro abriu o ciclo de palestras que reúne nomes de peso da literatura nacional
Texto: Lorena de Sousa
Fotos: Adriana Silva
Com bom humor e muitas risadas, teve início nesta terça-feira (25/10) a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante abertura, o público prestigiou a palestra Oralidade e Voz Literária, ministrada pelo autor Marcelino Freire, vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em 2006. Com o tema "Leitura, Cultura e Contemporaneidade", o evento realiza, até a próxima quinta-feira (27/10), atividades nas regionais Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás.
Dando início à semana, que prevê a participação de grandes nomes da literatura nacional, Maria Ângela de Ambrosis, coordenadora do grupo IPU da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) apresentou a peça "Um dia, uma banana". Além de arrancar risadas do público, a artista manifestou descontentamento em relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que prevê criação de um limite máximo para os gastos com despesas primárias dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo pelos próximos 20 anos, afetando os investimentos em áreas básicas como a educação.

Coordenadora do grupo IPU realizou atividades com a participação do público
Palestra
Mantendo o clima descontraído da apresentação artística, Marcelino Freire ministrou a palestra sobre oralidade e voz literária. O autor explicou como o conhecimento é diverso, e existe mesmo em pessoas que não foram alfabetizadas. Ele contou que, apesar de viver com nove irmãos e ser o único com habilidade para a leitura, o apoio da família foi de extrema importância para o início de sua carreira. O palestrante intercalou trechos de poemas e livros que marcaram sua história com episódios envolvendo seus familiares para explicar a influência da oralidade em sua formação.
"A leitura me tornou muito poderoso", disse o autor. Segundo ele, em uma família nordestina é preciso demonstrar força para algum tipo de trabalho, e o seu talento era para as palavras. Para Marcelino Freire, o poder de despertar a imaginação é uma das características mais importantes da literatura. "Os autores que lemos pegam nas mãos da gente e, assim, a gente vai atravessando a vida", explicou.

O escritor Marcelino Freiro recitou trechos de obras marcantes de autores que o influenciaram, como Manuel Bandeira
Estiveram presentes no evento o Pró-Reitor de Pós-Graduação José Alexandre Felizola Diniz Filho, o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, a diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) UFH, Maria Silvério da Silva Siqueira, a professora Elizângela Gomes, além de estudantes, professores e representantes de outras regionais.
Evento
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca traz, em 2016, uma programação composta por oficinas de circo, exibições de filmes, varal de poesias ilustradas, exposição fotográfica, cantinhos de leitura, apresentações musicais, aulas de pintura, entre outras atividades. Um dos destaques é o projeto Gelateratura, uma proposta que distribui geladeiras repletas de livros e acessíveis gratuitamente ao público para quem quiser ler e devolver; levar ou mesmo doar livros. Outro destaque é a participação do escritor Bariani Ortencio, que vai relembrar, nesta quinta-feira (27/10), a trajetória do livro e da biblioteca em seus 60 anos de literatura.
Mais informações estão disponíveis na programação do evento.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora
