Mestranda conquista prêmio na área de igualdade racial
Ana Clara Gomes pesquisa a banalização da violência policial contra o corpo negro
Texto: Caroline Pires
A mestranda Ana Clara Gomes foi uma das vencedoras do Prêmio Antonieta de Barros, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania (Seppir), vinculada ao Ministério da Justiça. A estudante pesquisa como os processos comunicativos cotidianos podem legitimar racismo e situações de violência contra juventudes negra. A pesquisa, iniciada em março de 2015, está sob a orientação da professora Luciene Dias, e é realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Cultura e Cidadania da Faculdade de Informação e Comunicação/UFG.
Para concorrer ao prêmio, além de inscrever sua pesquisa, Ana Clara apresentou diversas publicações sobre a temática apresentadas em revistas, congressos e evento científicos em geral. “Temas como o racismo precisam de um grande somatório de forças para consolidar um debate maior e unir pessoas que promovem iniciativas pela justiça social”, destacou a aluna.
“É importante evidenciar que prêmios como esse ajudam a dar visibilidade a assuntos que são sublimados da agenda nacional. Temas como o racismo precisam de um grande somatório de forças para consolidar um debate maior e unir pessoas que promovem iniciativas pela justiça social”, concluiu a aluna. Ana Clara pretende aprofundar os seus estudos sobre o tema no doutorado, estudando o genocídio da população negra no Brasil.
Prêmio
Antonieta de Barros foi uma jornalista e política brasileira que dedicou sua vida a discutir questões ligadas a educação, condição feminina e preconceito racial. O prêmio selecionou 50 ações de comunicação em todo o Brasil que estimulam o protagonismo juvenil, a igualdade racial visando ao fortalecimento do movimento jovem negro envolvido com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo. Ana Clara recebeu uma premiação no valor de 20 mil reais.

Ana Clara Gomes pretende continuar suas pesquisa no doutorado
Source: Ascom/UFG
Catégories: Última hora
