Buracos negros são assunto na 33ª Semana da Física
Programação conta com palestras, minicursos e laboratórios de demonstração, ministrados por pesquisadores de renome nacional e internacional
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Carlos Siqueira
Nos próximos três dias o Instituto de Física da UFG (IF) será um ambiente de muita discussão científica. A trigésima terceira edição da Semana da Física traz à UFG pesquisadores e estudantes de todo o país para discutir dois temas centrais: a observação das ondas gravitacionais e os 50 anos de criação da Sociedade Brasileira de Física (SBF).
O convidado para a mesa de abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (19/10) foi o professor da Universidade de São Paulo (Unesp), George Emanuel Avraam Matsas, que falou sobre o tema Buracos Negros – Rompendo os limites da ficção. O convidado falou sobre a origem dos buracos negros e as influências do fenômeno para a física. “A descoberta dos buracos negros é a coroação de séculos de pesquisa sobre a natureza da luz e da gravidade”, afirmou.
O Pró-reitor de Administração e Finanças, Carlito Lariucci, representou o reitor da UFG na abertura do evento. Carlito, que é professor do IF lembrou que o instituto é um dos pioneiros na realização de semanas como essa, que hoje são tradição em várias unidades acadêmicas na UFG. “Hoje a Semana da Física já deixou de ser uma atividade local e atrai pesquisadores e estudantes de todo o país”, destacou.
Pró-reitor de Administração e Finanças Carlito Lariucci representou reitor da UFG na abertura do evento
Diretor do Instituto de Física, Tertius Lima da Fonseca, também ressaltou a presença de participantes de outros estados e instituições como palestrantes e também interessados nos assuntos que serão abordados durante o evento. “A Semana da Física é também uma oportunidade para que nossos alunos estabeleçam contatos com pesquisadores de outras instituições, garantindo sua boa formação acadêmica e diferenciais na inserção no mercado de trabalho”, pontuou.
Coordenador do evento e professor do Instituto de Física, Renato Borges Pontes, afirmou que o evento tem a intenção de criar um ambiente de discussão científica da Física em todos os seus aspectos de forma ampla e contemporânea. “A Semana da Física já é tradição no calendário acadêmico e visa integrar o instituto”, afirmou. Segundo o professor, a Semana da Física não se restringe aos dois temas centrais e as atividades contemplam diversas áreas.
Este ano a programação conta com 12 palestras, 4 minicursos e 2 laboratórios de demonstração, ministrados por pesquisadores de renome nacional e internacional da UFG e de várias instituições do Brasil. Além disso, Também estão programadas sessões de comunicações orais e pôsteres para a apresentação dos trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação. Além disso, o Pátio da Ciência e o Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (LabMic) estarão abertos para visitação durante o evento.
Estudantes e pesquisadores de todo o país participam do evento na UFG
资源: Ascom/UFG
