Lançamento de campanha e aplicativo marcam 13º Conpeex
Diversas autoridades estiveram presentes nas aberturas do e Conpeex e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Ana Fortunato e Carlos Siqueira
A semana começou movimentada nesta segunda-feira (17/10) no Câmpus Samambaia com a abertura do 13º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás 2016. Na ocasião a Universidade também lançou a campanha contra o assédio na UFG e o aplicativo MinhaUFG, que tem por objetivo facilitar o acesso às informações e criar mais um canal de comunicação com a comunidade.
A coordenadora geral da programação científica do Conpeex e Pró-reitora de Extensão da UFG, Giselle Ottoni, deu as boas-vindas ressaltando que o Congresso, que este ano teve 4.200 inscritos, agrega o que a Universidade faz dentro de sua missão. Giselle destacou algumas atividades da programação e lembrou que os 78 minicursos que estão sendo oferecidos ainda têm vagas.
Reitor da UFG, Orlando Amaral lembrou que o tema Ciência Alimentando o Brasil, que também é tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é assunto de preocupação mundial. “Não haverá paz no mundo enquanto houver fome e não tenho dúvidas de que o Brasil é parte da solução para esse problema”, afirmou. Para o reitor, o tema pode levar à diversas reflexões. “Que a ciência construída por nós possa contribuir para aplacar não apenas a fome de alimentos, mas todas as nossas outras fomes. Que o Conpeex nos ajude a caminhar nesse rumo”, desejou.

Ângela Barra e Eduardo Meirinhos se apresentaram na abertura do evento

Coro de Graduação da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG também foi uma das apresentações culturais
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás
A coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás, Rosidalva Lopes lembrou que, desde 2004, outubro é um mês especial para a ciência no Brasil. “Temos algo em comum que é aproximar ciência e tecnologia de todos os cidadãos”, destacou, agradecendo a todas as instituições parceiras que participam da semana.
Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão, destacou que Goiás é o estado com mais atividades durante a semana em todo o Brasil, com mais de 4 mil atividades em 77 municípios. Segundo ele, o segredo para que isso aconteça é a parceria. “O principal legado é essa rede de instituições que se unem para divulgar e aproximar ciência e tecnologia da população”.
Autoridades da Universidade, do governo de Estado e de instituições parceiras estiveram presentes na abertura
Representando o governador do Estado, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaíra Turchi, afirmou que o Conpeex é uma verdadeira celebração do que é produzido na Universidade. “O Congresso se renova a cada ano, reúne arte e ciência e as faz andar muito juntas”, elogiou. Para Zaíra, levar conhecimento científico para perto das pessoas se mostra cada vez mais essencial para que a sociedade entenda a importância da ciência em suas vidas.
Lançamentos
O reitor Orlando Amaral foi quem anunciou os dois lançamentos do dia: a campanha contra o assédio sexual, moral e outros tipos de discriminação na UFG e o aplicativo MinhaUFG. Para ele, a campanha, construída conjuntamente entre a Reitoria, a APG, a Adufg, o Sint-IfesGo e o DCE, é um marco para ajudar a Universidade a mudar a cultura. “A intenção é que esse material nos ajude a mudar a atitude das pessoas na UFG e fora dela. Não é simples, mas é a nossa obrigação”, afirmou. Segundo Orlando Amaral, uma resolução contra práticas abusivas na Universidade já está em discussão e deve ser votada pelo Conselho Universitário (Consuni).
O professor do Instituto de Informática da UFG, Marcelo Quinta, foi quem apresentou o aplicativo que integra diversos serviços da UFG. O professor explicou que o aplicativo para dispositivos móveis disponibiliza acesso a cinco conteúdos específicos: Segurança, Notícias, Rádio Universitária, Eventos e Restaurantes Universitários. Ele ressaltou que novas janelas devem criadas na medida em que mais conteúdos estiverem disponíveis e que o feedback dos usuários é muito importante para isso. “A intenção é tornar o nosso ambiente menos violento, mais inclusivo e mais acolhedor”, concluiu o reitor.
Campanha contra o assédio foi amplamente discutida com a comunidade acadêmica e construída coletivamente

Aplicativo MinhaUFG já pode ser baixado
O Conpeex continua até quarta-feira (19/10). Confira a programação.
Fuente: Ascom/UFG
Categorías: Última hora
