Educação Intercultural realiza seminário de 10 anos
Evento discutiu temáticas para fortalecimento da educação indígena
Texto: Luciana Gomides
Fotos: Carlos Siqueira
O Núcleo Intercultural de Educação Indígena Takinahaky deu início, na tarde desta quarta-feira (5/10), à programação dos Dez Anos da Licenciatura Intercultural e Formação Indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sediado no prédio do curso, no Câmpus Samambaia, o seminário discutiu a educação indígena na perspectiva dos estudantes, mecanismos cooperativos, práticas educativas e a participação de fundações, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
Seminário reuniu corpo docente e representantes indígenas
O seminário teve a presença do vice-reitor da UFG, professor Manoel Rodrigues Chaves, do vice-coordenador do curso, Arthur Oliveira e do corpo docente do curso, além de representantes de etnias do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Goiás. Na ocasião, foram discutidas as dificuldades na logística de atendimento aos alunos de outros estados, gerando a necessidade de maior parceria por parte das secretarias de educação dos estados atendidos pelo Núcleo, bem como as possibilidades quanto à adaptações da matriz curricular e cursos de especialização.
Vice-reitor, Manoel Chaves, e vice coordenador do Núcleo, Arthur Oliveira
Docentes passam detalhes do curso de Educação Intercultural
Representantes de etnias atendidas pelo Núcleo
O projeto atende, atualmente, 21 etnias, cujos alunos são orientados por 14 grupos de professores (comitês), em três linhas de ensino - Ciências da Natureza, da Linguagem e da Cultura. O grande diferencial apontado é o fato de atender às comunidades indígenas direto em suas aldeias, não se limitando às aulas somente no Campus da UFG, tendo como consequência baixo índice de evasão escolar. A programação se estende até a tarde de quinta-feira (6/10).
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora educação indigena Takinahaky
