Equipe da UFG visita Consultório Itinerante Odontológico
Projeto que leva atendimento odontológico a crianças de escolas públicas faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) dos Ministérios da Saúde e Educação
Texto e fotos: Ascom HC
Cuidar dos dentes, escová-los e ir ao dentista são tarefas que a maioria das crianças não gosta de fazer. Muitas delas, nem sempre, recebem orientação para isso ou não tem a oportunidade de fazer um tratamento odontológico. Diante dessa realidade, o Ministério da Saúde instituiu, em parceria com o Ministério da Educação, o Projeto Consultório Itinerante de Odontologia e de Oftalmologia, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE) e Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O projeto visa levar atendimento odontológico e oftalmológico aos alunos de escolas públicas de 20 estados do país atendidos pelo PSE.
Na manhã desta quinta-feira (25/8), representantes do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, junto com a Prefeitura de Goiânia, fizeram uma visita institucional à Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeida, no Setor Morada do Sol, onde foi instalado um Contêiner Odontológico. O contêiner possui dois consultórios itinerantes preparados para a realização de procedimentos como restaurações, limpeza e aplicação de flúor, como também para o trabalho educativo, com orientação para a escovação e prevenção da saúde bucal. Dois dentistas e dois técnicos, cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, trabalharão no atendimento às crianças.
O projeto está sendo executado pelo HC-UFG, Faculdade de Odontologia da UFG e Prefeitura de Goiânia. Mais de 1360 crianças e adolescentes que estudam na escola, com idade entre 6 e 15 anos, serão atendidas. Crianças das unidades educacionais da região noroeste da capital também serão beneficiadas. Depois de finalizado o atendimento às crianças dessa região, o contêiner será levado para outra escola.

Mais de 1360 crianças e adolescentes que estudam na escola, com idade entre 6 e 15 anos, serão atendidas

Crianças aprendem de forma descontraída a cuidar da saúde bucal
Representando o Hospital das Clínicas da UFG, compareceram ao evento o gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFG/Ebserh, professor José Miguel de Deus, e a chefe do setor de Projetos Estratégicos em Saúde do HC-UFG/Ebserh, assistente social Eulange de Sousa. Mentora do projeto no HC-UFG, Eulange de Sousa destacou que o projeto também tem a finalidade de ser campo de prática dos alunos de graduação e pós-graduação de odontologia da UFG, pois será uma oportunidade para eles desenvolverem habilidades e competências inerentes da área, aprofundando seus conhecimentos teóricos e práticos.
Professora e diretora da Faculdade de Odontologia da UFG, Enilza Maria Mendonça disse que esse tipo de ação possibilitará um novo cenário de prática para os alunos do curso de Odontologia da UFG, que já desenvolvem trabalho semelhante nas escolas da rede pública e nas unidades básicas de saúde de Goiânia. “Os casos mais complexos, como tratamento de canal e cirurgias, serão encaminhados para a Faculdade de Odontologia da UFG, que possui 107 consultórios regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia”, explicou.
Em clima de descontração com as crianças, o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, perguntou quem não gostava de escovar os dentes. A maioria delas levantou as mãos. Westerley Henrique Guimarães, 11 anos, é um exemplo. Ele diz que não gosta de ir ao dentista, mas sabe que é importante. “Quando eu estou com cárie, eu sei que eu tenho que ir”, afirma. Já as meninas Luana Fonseca Vieira da Silva e Rosane Caroline Maria de Oliveira, que estão com 10 anos de idade, sabem a importância do cuidado com os dentes. “Eu escovo os dentes pelos menos três vezes ao dia e eu não tenho medo de ir ao dentista”, afirma Luana.
Diante da brincadeira, o prefeito destacou a importância do projeto, que proporciona uma articulação entre a educação e a saúde de crianças. “Vocês são o nosso futuro. Para termos futuros profissionais, precisamos cuidar das nossas crianças, dando a elas condições para estudarem. Aqui, seguramente, elas receberão tratamento preventivo e de outras patologias diversas, pois é preciso cuidar não somente do corpo, mas dos dentes também”, declarou. A secretária municipal de Educação, professora Neide Aparecida, destacou que esse acompanhamento da saúde bucal das crianças proporcionará um melhor aproveitamento delas na sala de aula.

Representantes da UFG, junto com a Prefeitura de Goiânia, fizeram uma visita institucional à escola
Projeto
O projeto teve início na Escola Municipal Professora Leonísia Naves de Almeia no mês de maio, com a promoção de atividades educativas, palestras, orientações sobre a forma correta de escovação, de uso do fio dental e o levantamento epidemiológico da saúde bucal das crianças. Após o diagnóstico, as crianças receberão atendimentos curativos, como restaurações, aplicação de flúor, extrações e outros procedimentos necessários.
O diretor da escola, professor Wender Pereira, agradeceu às autoridades presentes pela escolha da escola para receber o projeto, uma vez que essa é a maior unidade educacional de Goiânia e o projeto atenderá muitas crianças. De acordo com o diretor, a previsão é de que todas as crianças sejam atendidas em até dois anos. O próximo passo será estender o atendimento odontológico aos alunos do turno noturno que fazem parte do Projeto EJA (Educação para Jovens e Adultos).
Fonte: Ascom HC
Categorie: última hora
