
UFG realiza campanha de vacinação contra Febre Amarela
Parceria da Faculdade de Enfermagem com Secretaria de Saúde Municipal visa imunizar estudantes e servidores da Universidade
Texto: Natália Esteves
Fotos: Ana Fortunato
Neste ano foi registrado em Goiânia um caso confirmado de morte pela Febre Amarela, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da Dengue, Zika e da febre Chikungunya. Considerando esta realidade a Universidade Federal de Goiás recebe, durante esta terça-feira (23/8), uma campanha de imunização para a comunidade acadêmica. A campanha de vacinação foi possível por meio de parceira entre o Centro de Saúde do Câmpus Samambaia, a Faculdade de Enfermagem (FEN) e a Secretária Municipal de Saúde.
Segundo o professor FEN, Marcos André de Matos, a Universidade deve estar atenta diante de possíveis focos em seu espaço físico e somar este trabalho a intensificação de campanhas como a de vacinação, visando a imunização da comunidade. “É importante principalmente para os alunos de cursos que trabalham em matas como, Ciências Ambientais, Agronomia e Medicina Veterinária. Eles sempre têm contato direto com o Aedes aegypti e a vacinação é uma das formas de prevenir”, destacou.
O professor ainda completou dizendo que o diagnóstico dos pacientes com a Febre Amarela é difícil. “Os sintomas são muito parecidos com a Chikungunya e a Dengue”, explicou. Segundo ele, a febre amarela é uma doença febril aguda, de gravidade variável e de curta duração, no máximo 12 dias. "Deve-se levar em conta seu potencial de disseminação em áreas urbanas devido à presença do mosquito Aedes aegypti. A doença é transmitida somente pela picada de mosquitos transmissores infectados, o Haemagogus ou Aedes aegypti", alertou. A aluna do curso de Jornalismo, Ana Carolina Petry, participou da vacinação e elogiou a iniciativa.
A campanha se estende durante a tarde hoje até às 17h. Os interessados devem procurar o Centro de Saúde do Câmpus Samambaia, localizado próximo à Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), portando documento de identidade.
Alteração na maneira da vacinação
A forma da vacinação contra a Febre Amarela mudou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atualmente que apenas duas doses sejam tomadas durante a vida, com algumas exceções como idosos acima de 60 anos que nunca foram vacinados e pessoas que receberam apenas uma dose antes dos 5 anos de idade. Antes da mudança, as doses eram tomadas de 10 em 10 anos.
De acordo com a OMS, a Febre Amarela é uma doença com curta duração, de até 10 dias. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, cansaço, dor muscular e calafrios. As formas mais graves da doença podem apresentam insuficiência hepática, renal, icterícia, olhos e pele amarelados e, em alguns casos, manifestações de hemorragia. Segundo a OMS, não existe um remédio antiviral específico para a doença, mas apenas tratamentos para minimizar os sintomas.
Parceria entre Secretária de Saúde e Faculdade de Enfermagem da UFG realiza imunização contra Febre Amarela
Campanha de vacinação contra a Febre Amarela no Câmpus Samambaia
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: última hora Faculdade de Enfermagem