UFG sedia seletiva goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica
Evento reuniu estudantes do ensino médio e fundamental de todo o estado de Goiás que expuseram seus protótipos
Texto: Natália Esteves
Fotos: Carlos Siqueira
Em clima de troca de conhecimentos e muita descontração, estudantes de diversas escolas de todo o estado de Goiás se reuniram neste sábado (13/8), no Centro de Eventos da UFG, para a seletiva estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento que é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e utiliza-se da temática da robótica para incentivar estudantes do ensino fundamental e médio a desenvolverem carreiras cientificas e tecnológicas e também para auxiliar na discussão sobre o ensino brasileiro atual.
Em 2016, 240 estudantes de escolas privadas e públicas participaram da seletiva que obteve o maior número de inscritos desde sua inserção no Estado de Goiás. A programação teve início logo pela manhã com apresentação dos protótipos construídos pelos estudantes. Quem também marcou presença no evento foram os alunos do projeto de extensão do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico, dos cursos de Engenharias Mecânica, Elétrica e de Computação da UFG. Walisson Gubbo, aluno do curso de Engenharia Elétrica, participa de um dos projetos do Pequi Mecânico e relatou o quão importante são esses eventos na formação acadêmica dos estudantes e como eles aplicam o que foi estudado em sala de aula em projetos reais.
O evento, que já está na sua nona edição, conta há quatro anos com a parceria e realização da Universidade Federal de Goiás. Nas seletivas realizadas no Centro de Eventos do Câmpus Samambaia os robôs foram colocados em situações simuladas de um desastre em mundo real e tinham que cumprir com suas missões de forma independente. Na etapa realizada em Goiás, dois representantes foram selecionados para a competição nacional que vai acontecer em Recife no mês de Outubro.
Depois das apresentações, os vencedores de cada categoria foram escolhidos. No nível um, em que competem estudantes do ensino fundamental, foram classificadas as equipes Sesi Canaã R5, do Centro Educacional Sesi da Vila Canaã, de Goiânia, e CSC Fênix, do Colégio Santa Clara, de Caldas Novas. Já no nível dois, para estudantes do ensino médio, a equipe classificada foi a Robostorm 1, da Unidade Integrada Sesi Senai, de Aparecida de Goiânia.
Na ocasião, o professor e coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica em Goiás, Anderson Sorares do Instituto de Informática da UFG (INF), declarou a relevância do evento na formação dos estudantes do ensino fundamental e médio. “As olimpíadas científicas em geral servem como instrumento muito eficaz no processo de inovação do ensino. Por meio delas os alunos conseguem adicionar os conceitos que são aprendidos em sala de aula para práticas que vão estimulá-los a serem profissionais”.

Um dos projetos expostos no Centro de Eventos na Olimpíada Brasileira de Robótica

Participantes da Olimpíada Brasileira de Robótica esperam resultado final da competição

Clima de descontração toma conta dos estudantes que participaram da competição
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última Hora
