Mestrando da UFG vence prêmio de Educação Básica
Greiton Toledo desenvolveu projeto que une jogos digitais e temáticas cotidianas para desmistificar o aprendizado da matemática
Texto: Caroline Pires
Fotos: Divulgação
Na última semana o mestrando Greiton Toledo Azevedo, do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática, foi surpreendido com uma notícia que mudou a trajetória de sua carreira, ele recebeu o Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O prêmio é considerado o Oscar da Educação Básica no Brasil e reuniu mais de 5 mil projetos inovadores em educação.
O professor venceu com o trabalho “Matemática e games? Eis a questão!”, que foi desenvolvido na Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, na Vila Galvão em Goiânia. O projeto Mattics, foi implementado pela primeira vez no segundo semestre de 2015 e permitiu a alunos do ensino fundamental unir matemática e linguagem de programação para construir jogos digitais e aprender conceitos matemáticos brincando. A premiação será no dia 17 de outubro em São Paulo.

Em meio as atividades do projeto os alunos aos poucos vão aprendendo a desenvolver o raciocínio lógico por meio da tecnologia
Greiton Toledo explica que inicialmente os alunos eram desafiados a estabelecer temáticas, como por exemplo o meio ambiente, e em seguida foram divididos em grupos para iniciar a construção os jogos. Os próprios estudantes desenharam o futuro jogo, discutiram objetivos e desenvolveram as linguagens computacionais, com o auxilio de Greiton e professores voluntários.
Aos poucos os alunos, com idades entre 10 e 12 anos, iam se deparando com problemas matemáticos e, mesmo sem ainda terem sido apresentados aos conceitos, aprenderam a lidar tópicos como plano cartesiano, números negativos e funções. “Com o Mattics temos por meio de atividades lúdicas e investigativas o terreno fértil para fomentar um ambiente construcionista que pensa a matemática construindo significados e dando sentido ao mundo a partir de situações cotidianas”, sintetizou o professor. Ao longo das atividades os estudantes ainda eram desafiados a questionarem os jogos construídos pelos demais colegas e foram, aos poucos , aprendendo a pensar matematicamente rompendo com o ciclo de aprendizagem baseada na apresentação de conceitos e fórmulas prontas.

Greiton Toledo foi o autor do único projeto aprovado na Região Centro-Oeste
Prêmio Educador Nota 10
Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente 5.000 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento.
Uma comissão selecionadora, composta por profissionais da Educação, especialistas nas diversas disciplinas, analisa todos os trabalhos recebidos e, entre eles, são escolhidos os 50 finalistas e entre os finalistas são escolhidos os dez Educadores Nota 10. Os trabalhos premiados são ideias simples e corajosas que mostram a importância da aprendizagem de crianças e jovens e a tarefa de mantê-los numa boa escola, trabalho esse indispensável para a transformação deste país numa nação melhor e mais justa.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Última Hora
