GT - capa

Grupo de trabalho discute política de assistência estudantil

Em 29/07/16 17:04.

Foi debatida a minuta de resolução que instituirá a política. Objetivo principal é contribuir com a permanência de estudantes na UFG

 

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Carlos Siqueira

O grupo de trabalho de Assistência Estudantil, coordenado pelo vice-reitor da UFG, Manoel Chaves, se reuniu nesta sexta-feira (29/7) para retomar as discussões que resultarão na Política de Assistência Estudantil da universidade. O grupo é composto por representantes da Reitoria, da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das Regionais Goiás, Catalão e Jataí, além de estudantes membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O vice-reitor explicou que o grupo foi formado em 2014 diante da necessidade de integrar, normatizar e uniformizar critérios e procedimentos de atendimentos relativos à assistência estudantil em todas as regionais da UFG. “Precisamos ampliar as possibilidades de ingresso e permanência, sobretudo de estudantes em situação de vulnerabilidade social, econômica ou cultural”, destacou. Manoel Chaves ressaltou ainda a presença de representantes do DCE, já que esta foi a primeira reunião do grupo de trabalho com participação de estudantes. 

Durante o encontro, foi discutida a proposta de texto da resolução que instituirá a política de assistência estudantil no âmbito da UFG e que será apresentada à comunidade universitária durante audiências públicas para discussão da proposta, que posteriormente será encaminhada à apreciação do Conselho Universitário (Consuni).

Apesar da discussão para instituir a política de assistência estudantil, o pró-reitor da Procom, Elson Ferreira, lembrou que a UFG já oferece à comunidade acadêmica programas e ações que contribuem para o acesso e permanência do estudante na instituição, como bolsa alimentação, bolsa permanência, moradia estudantil, incentivo à participação em eventos científicos e culturais, serviços odontológicos, serviços de nutrição, Centro de Saúde, Centro de Esportes, entre outros. “Só neste ano, ampliamos o quantitativo de bolsa permanência na Regional Goiânia de 1 mil para 1,3 mil bolsas e, além das 350 vagas disponibilizadas nas moradias estudantis, foi criado um programa de bolsa moradia com oferta de 150 bolsas”, ressaltou o pró-reitor.

Novas reuniões do grupo de trabalho foram agendadas para os dias 12 e 25 de agosto. Serão realizados, também, eventos para ouvir a comunidade universitária das regionais. O primeiro encontro será em Jataí no dia 4 de agosto, depois em Catalão no dia 11 e, posteriormente, na Cidade de Goiás, com data a confirmar. 

GT
Grupo de trabalho discute proposta de texto da resolução que instituirá a política de assistência estudantil no âmbito da UFG 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Reitoria Assistência Estudantil