Reitor recebe visita de pesquisador escocês
Em parceria com UFG e UFRJ, paleontólogo pesquisa fósseis de dinossauros encontrados na região Sul de Goiás
Texto: Denise Ribeiro*
Fotos: Carlos Siqueira
O pesquisador em Paleontologia da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Stephen Louis Brusatte, visitou o reitor da UFG, Orlando Amaral nesta quarta-feira (13/7). Acompanhado pelo professor e pesquisador da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT), Câmpus Aparecida de Goiânia, Carlos Roberto Candeiro, e pelo acadêmico de Ciências Biológicas, André Luís de Souza, Brusatte falou sobre o projeto “Dinosaurs and other fossil vertebrates from the Bauru Group of southern Goiás State, Central Brazil”, que estuda fósseis de dinossauros localizados na região Sul de Goiás, especialmente em Rio Verde e Quirinópolis.
Brusatte explicou que a pesquisa, realizada juntamente com paleontólogos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da UFG, traça um paralelo entre os fósseis encontrados no Brasil com os já estudados no Hemisfério Norte. As informações dos materiais serão comparadas, sobretudo nas diferenças e similaridades antes do período de extinção. O projeto é aprovado no âmbito do Fundo Newton, por meio da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), ao qual a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) está vinculada junto a outras FAPs, e as Academias Britânicas (UK Academies).
O pesquisador escocês contou que é a primeira vez que vem ao Brasil e que faz um trabalho de campo com mais profundidade na América do Sul e ficou impressionado com a "atmosphere" dos estudantes da UFG após participar de seminário na FCT. "Foram participativos, fizeram perguntas, abordaram questões relevantes e se mostraram muito disponíveis", relatou. Brusatte disse ainda que está muito motivado a dar continuidade ao trabalho de cooperação e pesquisa e pretende voltar outras vezes a Goiás, que acredita ter um grande potencial para pesquisas.
O reitor agradeceu a visita e declarou entusiasmo. "É muito bom que um curso novo como o de Geologia, instituído em 2014, já tenha perspectiva de colaboração internacional com um pesquisador tão importante da Grã-Betanha", assinalou. A visita foi acompanhada também pela assessora da Reitoria, Sandramara Mathias Chaves, e pelo pró-reitor de Pós-Graduação, José Alexandre Diniz Filho.
Durante a visita, o paleontólogo escocês falou sobre a pesquisa de fósseis de dinossauros na região Sul de Goiás
*Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Fapeg
Quelle: Ascom UFG
