Jean Wyllys

Jean Wyllys conversa com alunos do Cepae

Sur 17/06/16 15:39.

Deputado federal discutiu projetos com estudantes e falou sobre o papel da política na mediação de conflitos

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Ana Fortunato

Cerca de 180 alunos do Ensino Médio do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da UFG participaram, na manhã desta sexta-feira (17/6) de conversa com o deputado federal, jornalista e professor universitário, Jean Wyllys. O deputado conversou com os alunos sobre o funcionamento do parlamento brasileiro e sobre vários de seus projetos voltados a questões como combate à homofobia, ao sexismo, ao racismo e aos assédios sexual e moral, dentre outros.

O deputado explicou aos alunos como é o processo de discussão e aprovação das leis e falou sobre o papel da política na mediação de conflitos. Jean Wyllys lembrou que a escola é um ambiente muito plural e, por isso, também local de conflitos. “Temos que buscar a solução por meio do diálogo. Faz parte da educação política também ouvir o outro”, afirmou.

Jean Wyllys também deu destaque à agenda de afirmação dos direitos humanos, especialmente o dos grupos mais vulneráveis. “É preciso criar políticas para reparação de injustiças. Somos um país muito diverso e precisamos lidar com essa diversidade”. O deputado também defendeu a democracia e lembrou que, mesmo com todos os problemas existentes, ela ainda é o melhor sistema existente e que precisamos lutar por ela. Para Jean Wyllys a universidade e a escola têm um papel muito importante para formar cidadãos pensantes e críticos. O convidado também respondeu às perguntas de estudantes e professores presentes no evento.

 Jean Wyllys

 Diretor do Cepae, Alcir Horário, apresentou o palestrante e ressaltou a importância de se discutir política na escola

Jean Wyllys

Alunos do Ensino Médio debateram diversos assuntos com o deputado federal

Encontro Internacional Hannah Arendt

O deputado também participou, na quinta-feira (16/6) do X Encontro Internacional Hannah Arendt e VI Colóquio Pensamento Político Contemporâneo que tiveram como tema  A dignidade da política em tempos sombrios. Em mesa, junto com o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edson Teles, Jean Wyllys  falou sobre a democracia no Brasil.

Edson Teles fez uma análise sobre a crise política pela que passa a democracia brasileira e as aproximações e distanciamentos do chamado golpe, vivido atualmente, do golpe de 1964. O professor fez várias críticas ao que ele chamou de política do silêncio na democracia brasileiro. “Nossa política não se dá em torno do comum, mas do visto como normal. E todo o resto é silenciado, em especial os movimentos sociais”, afirmou.

Jean Wyllys falou sobre as colaborações da homenageada do evento, Hannah Arendt, para a formação do pensamento político contemporâneo e se declarou um grande admirador da filósofa, especialmente para a defesa e promoção dos direitos humanos. O deputado ressaltou que a política brasileira tem sofrido uma desqualificação e é preciso reverter esse quadro. “A dignidade da política precisa ser devolvida”, opinou. Para ele, essa descrença na política pode causar a banalização do mal, que acontece quando não há reflexão. “Precisamos fazer escolhas conscientes”, alertou. Na ocasião, Jean Wyllys também conversou com o público e falou de seus projetos que, para ele, visam apenas garantir três direitos básicos que ele considera como fundamentais: o direito à vida, à liberdade e à felicidade.

Representantes do movimento feminista compareceram aos dois eventos, onde fizeram manifestações contra a cultura do estupro. O deputado afirmou que é preciso desconstruie a cultura sexista e machista e elogiou o protagonismo de luta das estudantes da UFG.

 

Source: Ascom UFG

Catégories: Última Hora