Hemocentro Goiás realiza ação para doação de sangue na UFG
Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue unidade móvel para doação de sangue esteve o Câmpus Samambaia
Texto: Natália Esteves
Fotos: Adriana Silva
O dia 14 de junho foi escolhido desde 2004 pela Organização Mundial da Saúde, (OMS) para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é em homenagem ao aniversário de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e diferenças entre os grupos sanguíneos. Em comemoração, o Hemocentro de Goiás, com colaboração da UFG, promoveu nesta terça-feira (14/6) uma coleta de sangue no Câmpus Samambaia, na Regional Goiânia da UFG. A ação faz parte da campanha “Dia Mundial do Doador de Sangue”, da Secretária Municipal de Saúde (SMS). A ação foi um sucesso e antes mesmo do fim do horário previsto já tinha atingido a meta.
Durante a manhã, o diretor geral do Hemocentro de Goiás, Mauro Silva, e o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Machado, estiveram presentes no ponto de coleta e ressaltaram a importância do ato de doar sangue. "Para você pode parecer algo simples, mas para aquele que está acamado pode significar uma nova chance de vida", afirmou Mauro Silva. Fernando Machado destacou que a SMS está realizando várias ações descentralizadas, como esta na UFG, mas que quem quiser doar pode procurar também o Hemocentro. "Doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania. Há dezenas de pessoas que estão aguardando a sua doação em nossos hospitais”, enfatizou.
Alunos da UFG participam de coleta na unidade móvel do Hemocentro
A enfermeira e supervisora da unidade móvel, Luzinete Simões, lembrou que a parceria da UFG com o Hemocentro já é antiga. “Há cerca de dois meses estivemos na Escola de Veterinária com a unidade móvel para a coleta”, exemplificou. Luzinete Simões ressaltou a importância no âmbito acadêmico da doação de sangue pelos jovens universitários. ”Todo jovem tem sua família e seu grupo de amigos, por isso conscientizar um jovem atinge muitas pessoas. Eles são multiplicadores. O brasileiro não tem a cultura de doar sangue, mas com o desenvolvimento desse trabalho na Universidade, a gente espera ter um alcance alto”, ressaltou a supervisora, que explicou que as doações coletadas serão distribuídas em mais de 60 unidades do Hemocentro em Goiás.
Estudante de Ecologia e Análise Ambiental da UFG, Ana Luísa, 21 anos, doou sangue pela primeira vez graças à iniciativa, que ela tomou conhecimento graças à colegas de sala. “Muita gente não tem a oportunidade ou o tempo de ir doar e na Universidade é mais fácil para o estudante,” afirmou. Para ser um doador alguns requisitos são necessários, segundo a Organização Mundial de Saúde: ter entre 16 e 69 anos, ter acima de 50 quilos, estar bem alimentado, não ter gerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum são algumas das condições.
Fonte: Ascom UFG
Categorie: Última Hora
