FAV Fashion relembra Segunda Guerra Mundial
Coleções inspiradas no evento marcaram o desfile de formatura dos alunos do curso de Design de Moda da UFG
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Ana Fortunato
Quem foi ao Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal na noite da última quinta-feira (2/06) pôde sentir um pouco do clima da Segunda Guerra Mundial. Sons de tiros, bombas e aviões, cenário, luzes e trilha sonora, relembraram a destruição e a barbárie, durante a décima edição do tradicional FAV Fashion, desfile de formatura dos alunos do último ano do curso de Design de Moda da UFG.
O desfile tem a finalidade de apresentar ao público os trabalhos dos formandos do curso. O tema deste ano foi escolhido porque, em 2015, o final da Segunda Guerra completou 70 anos. As coleções apresentadas lembraram os mortos, os feridos, a fome, a destruição, as viúvas, os órfãos e as milhares de vidas abaladas pela guerra.
Para a organização do evento, discutir o assunto contribui para repensar os erros do passado e do presente para que eles não se repitam no futuro. “Nós, do curso de Design de Moda, estamos preocupados em produzir uma arte socialmente engajada e não apenas uma estética do vestir”, afirmaram os organizadores.

Formandos apresentaram suas coleções com o tema da Segunda Guerra Mundial
Um dos destaques dessa edição foi a coleção apresentada pelas formandas Beatriz Bragatto e Luma Kinasz: We can do it, pensada para mulheres cadeirantes, levando em conta a diversidade de seus corpos e o empoderamento das mulheres. As modelos escolhidas nunca haviam pisado em uma passarela e o momento emocionou a plateia. Segundo Beatriz, ela e a amiga sempre trabalharam com essa proposta de inclusão. “Queremos colocar modelos fora do padrão porque elas também têm que ser vistas”, afirmou. Para Luma Kinasz, a apresentação das modelos foi linda. “Esse desfile é resultado de mais de seis meses de trabalho e, pra gente, foi muito gratificante. As modelos também amaram, o que também é muito importante, já que a coleção foi criada para elas”, se orgulhou a formanda.

Coleção We can do it ressaltou diversidade e empoderamento da mulher
Execução do tema conquistou público
Entre o público, a curiosidade era geral antes do início do evento. Muitos, além de prestigiar os amigos formandos, confessaram ter se interessado pelo desfile para compreender como as coleções poderiam retratar um momento tão delicado e complexo de nossa história.
O estudante de Linguística da UFG, Lucas Abade, é um desses e, ao final, foi só elogios. “Mesmo unidas pelo tema da segunda guerra, as coleções estão diferentes e a gente consegue identificar pelas roupas o que os formandos quiseram dizer”, afirmou. “Já cursei História e vim por conta do tema, para ver como eles fariam isso”, completou. Para o estudante de Design de Modas na UFG, Carlos Castro, a escolha do tema foi muito importante. “É interessante para que possamos relembrar um erro e nunca mais o repetir”, pontuou.
O estudante da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Marcos Vinicius de Sousa também ficou surpreso. “É um tema difícil e eles conseguiram colocar em prática muito bem”. Essa foi a primeira edição do FAV Fashion que Marcos veio prestigiar, mas o estudante deixou claro que pretende voltar nas outras edições. “Fiquei impressionado”, concluiu. A publicitária Kyara Layne também afirmou ter gostado bastante da forma como o tema foi retratado. “Não achei que fossem conseguir explorar tanto o assunto. A coleção infantil me conquistou, foi a que mais gostei”, declarou.

As meninas do quarto 28, de Clara Sandes, tem como referência desenhos feitos por crianças nos campos de concentração

Cenário remeteu ao episódio histórico que inspirou as coleções
Confira mais fotos no álbum.
资源: Ascom UFG
