RU é tema de conversa entre estudantes e Reitoria
Aumento da procura pelos serviços do RU nesse ano tem gerado longas filas
Texto: Lucas Botelho
Fotos: Carlos Siqueira
Representantes dos estudantes reuniram-se na tarde de terça-feira (3/5) com o reitor da UFG, Orlando Amaral, para discutir a atual situação de atendimento e funcionamento do Restaurante Universitário (RU). Segundo dados da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária (Procom), a demanda pelo serviço do restaurante aumentou cerca de 45% em 2016.
A principal questão apontada pelos estudantes foi a demora para conseguir almoçar e, consequentemente, o tamanho das filas geradas. O grupo propôs a ampliação do espaço do restaurante atual e também a construção de um novo RU em outra região do Câmpus, próximo à Escola de Agronomia, além do aumento do número de funcionários que trabalham no local.
Estudantes apresentaram propostas de melhorias no atendimento do Restaurante Universitário à Reitoria
De acordo com a nota apresentada pela Procom na reunião, algumas medidas já têm sido tomadas para tentar amenizar o congestionamento. No RU do Câmpus Samambaia foram acrescentados 60 lugares e o caixa passou a ser aberto às 10h30. No Câmpus Colemar Natal e Silva, 40 novos assentos foram instalados e mais duas funcionárias foram designadas para atender os alunos. Ainda segundo a nota, nos horários de maior movimento, um funcionário tem feito o recolhimento de tickets para agilizar a entrada no refeitório.
O vice-reitor Manoel Chaves explicou que “há algum tempo já detectamos o aumento dessa demanda, não só no RU, mas em todo o processo de assistência estudantil, e a tendência é crescente.” Contudo, segundo ele, a prioridade de investimento nos anos anteriores foi voltada para fornecer o mesmo atendimento nas regionais. “Foi assim que já concluímos os restaurantes de Catalão e Jataí, e começamos agora o de Goiás”, completou.
O reitor ponderou sobre a questão da ampliação e construção de um novo restaurante no Câmpus Samambaia. “Para ampliarmos o RU – antes de pensar na construção de um restaurante novo, que é um processo mais longo –, nós pensamos em mudar a agência da Caixa Econômica Federal de lugar." Essa mudança possibilitaria a ampliação do RU e atenderia a demanda da Caixa Econômica por mudança para um novo local com melhores instalações.
Desde 2008 a Reitoria tenta entrar em acordo com o banco para que essa mudança ocorra. Na próxima segunda (9/5), Orlando estará em Brasília para se reunir com o superintendente regional da Caixa para discutir esse processo. O reitor acredita que a ampliação do prédio atual do RU daria fôlego para atender a todos os alunos até a construção de um novo restaurante.
Diretor do Cegef, Marco Antônio, reitor Orlando Amaral e vice-reitor Manoel Chaves discutem as saídas para o congestionamento do RU
Aumento na demanda
Segundo a Procom, desde o dia 28 de março o horário de pico do restaurante, que era das 12h às 13h, tem se estendido até 13h30. A média de 1.800 refeições, nesse mesmo período de tempo, passou para 2.300.
Na nota apresentada, a pró-reitoria pede para que, sempre que possível, os estudantes procurem utilizar o RU antes ou depois do horário de pico. Além disso, alerta para que os estudantes tenham em mãos o comprovante de matrícula ou carteirinha do RU para agilizar a entrada, e que liberem os lugares “à medida que terminarem as refeições, para que os colegas possam se sentar”.
Hoje uma equipe do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef) foi ao RU do Câmpus Samambaia para buscar soluções espaciais e estudar a possibilidade de ampliar a quantidade de mesas e cadeiras no local. Segundo a Procom, outros projetos para ampliar, melhorar o acesso e a climatização do restaurante também já estão sendo desenvolvidos.
Source: Ascom UFG
