
Encontro discute o currículo na Educação Infantil
Atividade foi realizada pelo Departamento de Educação Infantil com pais, professores e comunidade
Texto: Kharen Stecca
Cuidar e educar são duas questões chave da Educação Infantil. Mesmo ao cuidar de um bebê é possível educá-lo, seja alimentando-o ou cuidando de sua higiene. Quando isso é feito no coletivo, como é o caso das crianças atendidas no Departamento de Educação Infantil do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada a Educação (DEI/Cepae/UFG), a experiência pode ser ainda mais enriquecedora, porque cada etapa do cuidar e do brincar é planejada para enriquecer a vivência das crianças.
Para abrir esse debate, envolvendo os diversos sujeitos envolvidos na educação infantil, o DEI realizou no sábado, 30 de abril, um encontro para discutir com pais, professores e comunidade questões da educação infantil e também sobre o currículo dessa faixa etária. No primeiro momento um pai de cada grupamento do departamento falou sobre suas impressões sobre a ação do DEI e as experiências com seus filhos. Entre as falas, é clara a satisfação com a metodologia diferenciada que busca envolver os pais nas discussões, mas também educar crianças com uma visão de mundo mais democrática e de solidariedade.
Logo em seguida, a professora Ivone Garcia, da Faculdade de Educação (FE), fez uma palestra aos pais. Ela iniciou sua fala dizendo que a escola em geral educa para o silêncio e não para o diálogo. Esse é um posicionamento político, inclusive. Também há um direcionamento para o mundo do trabalho. A tentativa do DEI é justamente buscar uma alternativa a esse modelo. Ela falou das diversas teorias educacionais e a necessidade de que ela esteja atrelada com a prática e não apenas esteja nos planos. A professora destacou que a criança em formação é resultado das interações com o espaço e com os outros com os quais ela convive.
Durante a discussão, o papel da família como extensão do projeto educacional foi destacado. Mas ela ressalta que em algumas ocasiões, como quando a escola percebe que a criança está sendo violentada em casa ou negligenciada em seus cuidados, a escola tem também o papel de fazer oposição a essas ações. A coordenadora pedagógica do DEI, Ana Rogéria Aguiar, destacou que a partir de agora outros encontros como esse devem ocorrer envolvendo a família e a comunidade na discussão de temas relacionados a Educação Infantil, bem como ações da unidade.
资源: ASCOM UFG