Feira incentiva capacitação para agricultores familiares
A Agro Centro-Oeste Familiar 2016 busca aproximar universidade, produtores rurais e sociedade. Evento vai até a próxima sexta-feira (29/4).
Texto: Renato Rodrigues
Foto: Divulgação
Começa nesta quarta-feira (27/4) a 14ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, na cidade de Urutaí, região Sul de Goiás. A Universidade Federal de Goiás (UFG), uma das parceiras do evento, promove seminários na área de inclusão produtiva das mulheres rurais, inspeção sanitária municipal, além de trabalhos científicos de estudantes e pesquisadores. O evento termina na sexta-feira (29/4) e foi organizado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Gabriel Medina, professor da Escola de Agronomia (EA) e coordenador da Feira, destaca que a Agro Centro-Oeste Familiar funciona como uma vitrine para a universidade. “É um local para mostrar o conhecimento que está sendo gerado pelas unidades acadêmicas envolvidas diretamente na formação de profissionais que no futuro poderão atuar na área de Agricultura Familiar”, comenta.
O coordenador afirma ainda que o objetivo principal do evento é trazer o produtor rural para conhecer as novas tecnologias na área de produção de alimentos desenvolvidas pela universidade, buscando aproximá-lo das ações desenvolvidas na UFG nesta área. “Este contato direto com a Agricultura Familiar desperta o interesse de muitos futuros profissionais pelo mercado de trabalho em ascensão no segmento”, relata.
Neste sentido, segundo o professor, a Feira também colabora para formação profissional dos alunos de graduação da UFG. Ele cita que já existem exemplos de empreendedorismo de egressos da EA que estão produzindo alimentos ou mesmo abrindo empresas de assessoramento agrícola na área da Agricultura Familiar. “Temos nos esforçado para garantir que a formação profissional na universidade seja adequada para atender às demandas do setor”, pontua.
O professor Gabriel Medina esclarece que a principal característica da Agricultura Familiar é que nesta modalidade a mão de obra é da família, fato que muda a estratégia de desenvolvimento da propriedade. “Quando se trabalha com mão de obra contratada se explora o trabalhador ao limite”, explica. O coordenador da Feira acrescenta que na Agricultura Familiar o produtor rural tende a encontrar um meio termo entre a exploração da força de trabalho e o bem-estar da família.
Histórico
Gabriel Medina lembra que a ideia de criar a Feira surgiu no ano de 2000 como um projeto de extensão da Escola de Agronomia. “Desde que surgiu a feira não parou de crescer e ao longo dos anos o foco na Agricultura Familiar ganhou muita força”, diz.
O coordenador explica que a Agro Centro-Oeste Familiar é atualmente a maior na área de Agricultura Familiar da região Centro-Oeste do país. Ele acrescentou que existem em Goiás atualmente cerca de 90 mil agricultores familiares, sendo que grande parte deles atua no regime tradicional em terras herdadas da própria família ou em pequenas propriedades adquiridas para a produção de alimentos.
O professor ressalta a importância dos assentamentos rurais no setor de Agricultura Familiar no Brasil. “Um em cada cinco agricultores familiares em Goiás e no Brasil está produzindo dentro de assentamentos”, disse. Ele comentou ainda que em todo o Estado existem 421 projetos de assentamentos rurais e que em geral a maioria tem demandas de assistência técnica especializada. O evento é também um ambiente de negócios, um local onde os agricultores podem conseguir novos mercados por terem a oportunidade de comercializar e divulgar o que produzem durante o evento. “É um espaço onde as pessoas se encontram”, resume.
Na edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2015, realizada na regional Goiânia da UFG, foram instalados 32 estandes de agricultores familiares vinculados às cooperativas e associações. Destes, um total de dez expositores vinculados aos assentamentos rurais. Para esta edição estão previstos 39 estandes para a exposição de produtos do segmento da Agricultura Familiar.
Transporte
Com o objetivo de facilitar a participação da comunidade universitária da UFG e estudantes de outras instituições de ensino interessados em participar da 14ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, durante os três dias do evento será oferecido o transporte gratuito por meio das caravanas. Os ônibus sairão diariamente às 7 horas da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) para o deslocamento ao evento. É necessário entrar em contato com a coordenação da Feira para fazer a inscrição e garantir o acesso ao transporte. Mais informações pelo telefone (62) 3521-1530.
Fonte: Asscom UFG
